Capa

Bruno Fontes conquista vaga para a Olimpíada de Pequim

29.02.2008  |    145 visualizações VELA

Catarinense confirma favoritismo na Seletiva Brasil de Vela na classe Laser

Rio de Janeiro (RJ) – O catarinense Bruno Fontes confirmou o favoritismo e venceu a Seletiva Brasil de Vela na classe Laser, garantindo vaga na equipe brasileira para a Olimpíada de Pequim, em agosto. O velejador de 28 anos venceu a primeira regata das duas programadas para esta sexta-feira e conquistou o título por antecipação, com 22 pontos perdidos, já com o descarte dos dois piores resultados. Bruno, 11º colocado no Mundial da classe, na Austrália, no início de fevereiro, nem chegou a disputar a segunda regata do dia, também realizada fora da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro.

Muito feliz, o bicampeão brasileiro comemorou muito a vitória e a classificação com o técnico Marcelo Gusmão, com direito a mergulhos no mar. “Vou realizar um sonho de criança. Desde pequeno sempre quis ir a uma olimpíada. Treinei muito nestes últimos seis meses, disputei campeonatos fora do Brasil e estou há dois meses fora de casa, focado nessa pré-olímpica”, comentou o engenheiro ambiental. “Hoje é o dia mais feliz da minha vida. O sol está brilhando para mim e espero que continue assim”, prosseguiu Bruno, que veleja há 20 anos, metade deste tempo na classe Laser. “Netuno mandou boas ondas e ventos. Deu tudo certo.”

Agora o número um do ranking brasileiro pretende descansar por duas semanas antes de iniciar o planejamento de treinos para a Olimpíada. Por esse motivo, Bruno não disputa a Semana de Vela de Palma de Mallorca, na Espanha, com os outros atletas da equipe brasileira de vela.

“Depois de descansar, vou conversar com os dirigentes do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e da Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM) para traçar meus planos de treino e competições até Pequim”, disse Bruno, que foi reserva do supercampeão Robert Scheidt em dois Pan-Americanos e na Olimpíada de Atenas. “Quero fazer uma ótima preparação. Tenho reais chances de medalhas e pretendo manter essa tradição de bons resultados no iatismo brasileiro. Vou treinar com amigos estrangeiros e correr na Europa.”

O carioca Eduardo Couto, que já está convocado para representar o Brasil na classe Finn, conquistou o segundo lugar geral na Seletiva Brasil de Vela. Ele ficou em quarto lugar na primeira regata e venceu a segunda, terminando com 30 pontos perdidos. “Estou satisfeito com essas duas campanhas boas para Pequim. Fui mal no início dessa seletiva por causa do vento fraco, mas depois fui mais constante. O Bruno também foi e mereceu conquistar a vaga por tudo que já fez. Agora vou me dedicar à classe Finn, conhecer bem o barco e treinar na China”, disse Eduardo, de 22 anos.

Andreas Perdicaris, terceiro colocado ao conquistar dois segundos lugares nas regatas desta sexta, finalizou a seletiva com 35 pontos perdidos. “Foi um campeonato extremamente disputado. Consegui manter boa velocidade. Pena ter tido alguns erros no vento fraco. Ao menos sou reserva do Bruno na equipe, já que o Eduardo Couto está na Finn.”

Marco Grael, filho de Torben Grael, terminou a seletiva em nono lugar, com 77 pontos perdidos. Aos 18 anos, ele pretende se dedicar à classe Laser, tanto que não abandonou a disputa mesmo em condições adversas de ventos. “Esperava um pouco mais nesse campeonato, mas não consegui bons resultados por aqui. Perdi regatas de bobeira e acabei ficando para trás. No Brasileiro fui melhor e terminei em sétimo lugar. Vou continuar treinando na classe\", comentou o filho de Torben, o maior medalhista olímpico brasileiro.

Resultados

11ª. regata

1- Bruno Fontes
2- Andreas Perdicaris
3- Marco Grael
4- Eduardo Couto
5- Mateus Tavares

12ª. regata
1- Eduardo Couto
2- Andreas Perdicaris
3- Mateus Tavares
4- Phillip Wender
5- Matheus Dellagnelo

Classificação final
1- Bruno Fontes, 22 pontos perdidos (5+1+4+1+1+3+1+1+4+1)
2- Eduardo Couto, 30 pp (6+2+3+3+1+4+4+2+4+1)
3- Andreas Perdicaris, 35 pp (3+1+2+5+4+2+6+8+2+2)
4- Guilherme Barbosa Lima, 55 pp (1+5+5+5+2+9+8+7+7+6)
5- Mateus Tavares, 57 pp (7+7+10+10+2+5+3+5+5+3)

Equipe olímpica de vela para Pequim*

49er – André Fonseca e Rodrigo Duarte
470 m – Fábio Pillar e Samuel Albrecht
470 f – Fernanda Oliveira e Isabel Swan
RS:X m – Ricardo Winicki, o Bimba
RS:X f – Patrícia Freitas
Finn – Eduardo Couto
Star – Robert Scheidt e Bruno Prada
Laser - Bruno Fontes

* Tornado e Laser Radial Feminino ainda têm chances de classificação para a Olimpíada

A Seletiva Brasil de Vela foi organizada pela Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM), Iate Clube do Rio de Janeiro e Brasil 1 Entretenimento. A competição teve patrocínio da VIVO, do Governo do Estado do Rio de Janeiro e de Kaiser Gold.

Atenção: outras fotos para download no endereço http://www.zdl.com.br/galeria_album.asp?canal=2288&pk_album_id=285&pk_canal_id=2288

João Pedro Nunes (Mtb. 11.675) / Márcia Silveira
E-mail: zdl@zdl.com.br
Leia também...
28.02.2008

Catarinense manteve a liderança e pode garantir vaga nesta sexta-feira na seleção brasileira

27.02.2008

Andreas Perdicaris e Eduardo Couto, também favoritos, ainda estão na disputa pela vaga

26.02.2008

Favorito abre 11 pontos de vantagem para Andreas Perdicaris, segundo colocado

25.02.2008

O favorito Bruno Fontes está na segunda colocação, seguido do jovem Rodrigo Monteiro