Bruno Fontes mantém liderança da seletiva de Laser
27.02.2008
| 300 visualizações
VELA
-
Eduardo Couto
Divulgação ZDL
-
Largada de regata
Divulgação ZDL
-
O líder Bruno Fontes
Divulgação ZDL
Andreas Perdicaris e Eduardo Couto, também favoritos, ainda estão na disputa pela vaga
Rio de Janeiro (RJ) - Os ventos mais fortes desta quarta-feira, que variaram entre 10 e 12 nós, tornaram mais emocionante a Seletiva Brasil de Vela da classe Laser. O catarinense Bruno Fontes, com mais uma vitória e um terceiro lugar, manteve a liderança geral, com 24 pontos perdidos. Andreas Perdicaris, de Santos, continua na vice-liderança, com 37, após um quarto e um segundo lugares, e o terceiro colocado é o jovem carioca Rodrigo Monteiro, que costuma velejar de Laser Radial, e está com 46 pontos perdidos.
Comecei mal no popa e não fui bem na primeira regata. Na segunda, larguei bem, atrás apenas do Andréas, e na perna dois abri uma boa vantagem dele e terminei em primeiro, contou Fontes, que acumula quatro vitórias após oito regatas. Preciso velejar bem em mais duas regatas para conseguir essa vaga por antecipação, completou Fontes, que não perde uma competição no Brasil há dois anos.
Para Perdicaris, os ventos mais fortes do que nos primeiros dias devem deixar a seletiva mais disputada. O Bruno está rápido e acertando nas manobras. Eu também estou indo nesse ritmo. Estou na briga. Se esse vento continuar vai ser bom para os dois, já que quem for mais constante vai levar, disse.
Eduardo Couto, outro favorito no Laser e que já tem vaga assegurada em Pequim na classe Finn, subiu mais uma posição e está em quarto lugar, com 50 pontos perdidos. Acredito que, quando os dois descartes passarem a valer, poderei ficar numa posição melhor. Ainda não está definido, apesar de o Bruno estar com uma média boa de resultados, disse o velejador, de 22 anos.
O mar continuou agitado nesta quarta-feira e as ondas chegaram a 2,5m de altura. O velejador Phillip Wender, 10º colocado geral, chegou a capotar na segunda perna da segunda regata. As ondas estavam grandes. Regulei as velas para pouco vento, mas entrou uma rajada forte e não consegui controlar o barco. Ainda me recuperei a tempo de seguir em frente, disse o atleta do Rio de Janeiro.
A Seletiva Brasil de Vela segue nesta quinta-feira, com a largada programada para as 12 horas. As regatas estão sendo realizadas fora da Baía de Guanabara, com condições semelhantes às que os atletas encontrarão em Qingdao, local da realização do torneio olímpico de vela. Estão previstas duas regatas por dia, num total de 14.
Resultados
Sétima regata
1 - Eduardo Couto
2- Mateus Tavares
3- Bruno Fontes
4- Andreas Perdicaris
5- Matheus L. Dellagnelo
Oitava regata
1- Bruno Fontes
2- Andreas Perdicaris
3- Matheus L. Dellagnelo
4- Eduardo Couto
5- Mateus Tavares
Classificação geral
1- Bruno Fontes, 24 pp (5+1+8+4+1+1+3+1)
2- Andreas Perdicaris, 37 pp (11+3+1+9+2+5+4+2)
3- Rodrigo Monteiro, 46 pp (6+4+6+1+7+7+8+7)
4- Eduardo Couto, 50 pp (10+6+21+2+3+3+1+4)
5- Matheus L. Dellagnelo, 58 pp (13+8+10+11+4+4+5+3)
A Seletiva Brasil de Vela é organizada pela Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM), Iate Clube do Rio de Janeiro e Brasil 1 Entretenimento. A competição tem patrocínio da VIVO, do Governo do Estado do Rio de Janeiro e de Kaiser Gold.
Acompanhe as regatas bóia-a-bóia no site www.seletivabrasil.com.br. Mais informações na sala de imprensa do evento F: 21-25431103
João Pedro Nunes (Mtb. 11.675) / Márcia Silveira
E-mail: zdl@zdl.com.br