Capa

Bruno Fontes vence as duas regatas do dia e assume liderança da seletiva de Laser

26.02.2008  |    120 visualizações VELA

Favorito abre 11 pontos de vantagem para Andreas Perdicaris, segundo colocado

Rio de Janeiro (RJ) – O mar agitado, com ondas de até três metros, e ventos de 7 a 10 nós foram as condições ideais para que o maior favorito da competição, o catarinense Bruno Fontes, assumisse a liderança na Seletiva Brasil de Vela na classe Laser. O atleta de 28 anos venceu as duas regatas desta terça-feira e está firme na luta por uma vaga na equipe brasileira que irá à Olimpíada de Pequim. Número um do ranking brasileiro, ele tem 20 pontos perdidos na classificação geral.

“Ventou bem e não deu zebra. O dia foi perfeito já que consegui abrir boa margem frente aos meus principais adversários. Estamos no meio da disputa e um dia como este é difícil se repetir, mas vou manter a tranqüilidade”, comentou o velejador, 11º. colocado no Mundial da Austrália, disputado no início de fevereiro. “Estou muito bem treinado e focado”, prosseguiu Fontes, que foi reserva do supercampeão Robert Scheidt em dois Pan-Americanos e na Olimpíada de Atenas. “Quero ratificar meu posto na Laser, pois classifiquei o Brasil para Pequim e estou muito bem ranqueado dentro e fora do país.”

O paulista Andreas Perdicaris, de 28 anos, assumiu a vice-liderança ao chegar em segundo lugar na primeira regata e em quinto, na segunda. O vento, um pouco mais forte que nos últimos dias, facilitou o desempenho do atleta. “Estou na briga para valer. Trouxe um barco da Austrália especialmente para esta competição e pretendo lutar pela vaga. Acredito que irá ventar mais forte e, se eu conseguir manter a velocidade, chego lá”, disse Andreas, que veleja há 14 anos no Laser.

Na segunda perna da primeira regata desta terça-feira, os ventos aumentaram para 10 nós e as ondas chegaram a três metros. Essa condição não foi boa para o jovem Rodrigo Monteiro, que segue em terceiro lugar, com 31 pontos perdidos. O carioca, de 19 anos, conquistou o sétimo lugar nas duas regatas do dia. “Errei a tática e não fui muito preciso nas manobras nas duas regatas. Teve muita onda e, como sou leve, não consegui trabalhar bem o corpo para corrigir a inclinação do barco. Os mais pesados se deram bem”, lembrou Rodrigo.

Outro favorito, Eduardo Couto, continua na luta pelas primeiras posições. Ele subiu da nona para a quinta colocação geral, com 45 pontos perdidos. Já Alexandre Tinoco, que liderava a Seletiva Brasil, está na sexta posição, com 50 pontos. O baiano Mateus Tavares caiu do sétimo para o 11º. e não acredita mais em vitória. “Perdi um pouco o foco e não vou colocar a culpa só na falta de vento. Sei que estou um pouco fora da disputa pela vaga, mas quero terminar com dignidade. Darei o meu melhor até o fim”, lamentou Tavares, que soma 71 pontos perdidos.

A Seletiva Brasil de Vela segue nesta quarta-feira, com a largada programada para as 12 horas. As regatas estão sendo realizadas fora da Baía de Guanabara, com condições semelhantes às que os atletas encontrarão em Qingdao, local da realização do torneio olímpico de vela. Estão previstas duas regatas por dia, num total de 14.

Resultados

Quinta regata

1- Bruno Fontes
2- Andreas Perdicaris
3- Eduardo Couto
4- Matheus Dellagnelo
5- Guilherme Barbosa Lima

Sexta regata
1- Bruno Fontes
2- Guilherme Barbosa Lima
3- Eduardo Couto
4- Matheus Dellagnelo
5- Andreas Perdicaris

Classificação geral
1- Bruno Fontes, 20 pp (5 + 1 + 8 + 4 + 1 + 1)
2- Andreas Perdicaris, 31 (11 + 3 + 1 + 9 + 2 + 5)
3- Rodrigo Monteiro, 31 (6 + 4 + 6 + 1 + 7 + 7)
4- Guilherme Barbosa, 43 (1 + 4 + 6 + 25 +5 + 2)
5- Eduardo Couto, 45 (10 + 6 + 21 + 2 + 3 + 3)

A Seletiva Brasil de Vela é organizada pela Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM), Iate Clube do Rio de Janeiro e Brasil 1 Entretenimento. A competição tem patrocínio da VIVO, do Governo do Estado do Rio de Janeiro e de Kaiser Gold.

Acompanhe as regatas bóia-a-bóia no site www.seletivabrasil.com.br. Mais informações na sala de imprensa do evento F: 21-25431103

João Pedro Nunes (Mtb. 11.675) / Márcia Silveira
E-mail: zdl@zdl.com.br
Leia também...
29.02.2008

Catarinense confirma favoritismo na Seletiva Brasil de Vela na classe Laser

28.02.2008

Catarinense manteve a liderança e pode garantir vaga nesta sexta-feira na seleção brasileira

27.02.2008

Andreas Perdicaris e Eduardo Couto, também favoritos, ainda estão na disputa pela vaga

25.02.2008

O favorito Bruno Fontes está na segunda colocação, seguido do jovem Rodrigo Monteiro