Bruno Fontes está a um passo da Olimpíada de Pequim
28.02.2008
| 119 visualizações
VELA
-
Philip e Jucyan
Divulgação ZDL
-
Bruno Fontes e Eduardo Couto
Divulgação ZDL
-
Bruno Fontes na frente
Divulgação ZDL
-
Tinoco volta a vencer
Divulgação ZDL
Catarinense manteve a liderança e pode garantir vaga nesta sexta-feira na seleção brasileira
Rio de Janeiro (RJ) O catarinense Bruno Fontes está a um passo da Olimpíada de Pequim. Ele precisa apenas de um quinto lugar na primeira regata desta sexta-feira para assegurar a convocação para a seleção brasileira na classe Laser. O velejador venceu a primeira regata desta quinta e ficou em quarto lugar na segunda, somando 29 pontos perdidos sem os dois descartes, que começam a vigorar nesta sexta. Com isso, o único atleta que pode impedir a classificação de Fontes é o carioca Eduardo Couto, que já está convocado para representar o Brasil na classe Finn.
A Seletiva Brasil de Vela da Classe Laser, que está sendo disputada fora da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, começou com 24 participantes no domingo e nesta quinta-feira reuniu 10 barcos. Os velejadores tiveram a primeira regata com ventos de até 8 nós, mas terminaram o dia com menos de 3 nós de velocidade, dificultando o desempenho de todos.
Os resultados de hoje (quinta) me colocaram em destaque na classificação e agora só perco para o Eduardo Couto. Preciso ficar ao menos em quinto lugar nesta sexta para conseguir a vaga, comentou Fontes. Vou para cima do Eduardo na primeira regata para definir logo isso. Estou com um pé na China e outro chegando, prosseguiu o velejador, que foi reserva de Robert Scheidt em dois Pan-Americanos e na Olimpíada de Atenas. Sempre vim lutando contra o Robert, um grande ídolo, nos últimos anos. Agora que ele trocou de classe é a minha hora. Treinei seis meses para esta competição e não vou decepcionar.
Eduardo Couto subiu mais uma posição na classificação geral e chegou mais perto de Bruno. Com um quarto e um segundo lugares, o carioca assumiu a terceira colocação, com 56 pontos perdidos, mas com o descarte dos dois piores resultados ficará mais próximo ainda.
O campeonato está quase definido. Matematicamente o Bruno tem vantagem, mas também tenho chance e vou lutar até o fim. Estou tranqüilo com a minha vaga no Finn, mas ainda vou incomodar, prometeu Couto.
O santista Andreas Perdicaris manteve a segunda colocação, com 51 pontos perdidos, mas está em desvantagem nos descartes obrigatórios. Velejando no Laser há 14 anos, ele ficou em sexto na primeira regata e em oitavo na segunda. Agora vou brigar pelo segundo lugar. O Bruno demonstrou que está muito bem preparado para esta vaga, finalizou Perdicaris.
A Seletiva Brasil de Vela dever terminar nesta sexta-feira, com largada da primeira regata programada para as 12 horas. A competição só avançará para sábado, se não houver condições climáticas de realizar a 11ª. regata, o mínimo exigido pelo regulamento da Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM), nesta sexta.
Resultados
Nona regata
1- Bruno Fontes
2- Philip Wender
3- Mateus Tavares
4- João Frattini Ramos
5- Eduardo Couto
Décima regata
1- Alexandre Tinoco
2- Eduardo Couto, 2pp
3- Matheus L. Dellagnelo
4- Bruno Fontes
5- Mateus Tavares
Classificação geral
1- Bruno Fontes, 29 pp (5+1+8+4+1+1+3+1+1+4)
2- Andreas Perdicaris, 51 pp (11+3+1+9+2+5+4+2+6+8)
3- Eduardo Couto, 56 pp (10+6+21+2+3+3+1+4+4+2)
4- Matheus L. Dellagnelo, 71 pp (13+8+10+11+4+4+5+3+10+3)
5- Guilherme Barbosa Lima 76 pp (13+8+10+11+4+4+5+3+7+9)
A Seletiva Brasil de Vela é organizada pela Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM), Iate Clube do Rio de Janeiro e Brasil 1 Entretenimento. A competição tem patrocínio da VIVO, do Governo do Estado do Rio de Janeiro e de Kaiser Gold.
Acompanhe as regatas bóia-a-bóia no site www.seletivabrasil.com.br. Mais informações na sala de imprensa do evento F: 21-25431103
João Pedro Nunes (Mtb. 11.675) / Márcia Silveira
E-mail: zdl@zdl.com.br