Alexandre Tinoco mantém liderança da Seletiva Brasil de Laser
25.02.2008
| 274 visualizações
VELA
O favorito Bruno Fontes está na segunda colocação, seguido do jovem Rodrigo Monteiro
Rio de Janeiro (RJ) O esperado duelo entre os principais velejadores brasileiros da classe Laser não está acontecendo nos primeiros dias da Seletiva Brasil de Vela, que indicará o representante do país na classe Laser Standard para a Olimpíada de Pequim. Depois de mais um dia com duas regatas realizadas com vento fraco, entre 4 a 8 nós, o carioca Alexandre Tinoco, conhecido como Amiguinho, manteve a liderança da competição com 13 pontos perdidos. O catarinense Bruno Fontes, maior favorito à vaga, está em segundo lugar. Outro carioca, Rodrigo Monteiro, venceu a segunda regata do dia e pulou para a terceira posição.
Alexandre Tinoco, que nos últimos anos se dedicou à classe Snipe, manteve a regularidade do primeiro dia, quando conquistou dois segundos lugares. Com um terceiro e um sexto lugares nesta segunda-feira, ele continua na frente. Na primeira regata, segui uma estratégia conservadora e busquei ficar entre os primeiros colocados. Na segunda, o vento aumentou um pouco, montei mal a primeira bóia e isso me levou à sexta colocação. Mesmo assim, mantive a liderança e tenho esperança de que os ventos continuem fracos. Se isso acontecer, posso me dar bem na competição, explicou Alexandre, que após a seletiva pretende iniciar projeto na classe 470, de olho na Olimpíada de Londres, em 2012.
O catarinense Bruno Fontes está em segundo na classificação geral, com 18 pontos perdidos. Ele lidera o ranking nacional e foi 11º colocado no Mundial de Laser, na Austrália, há duas semanas. Continuo com o objetivo de manter a regularidade e torcer para o vento aumentar, repetiu Bruno. .
Outro destaque é da nova geração. Rodrigo Monteiro tem apenas 19 anos e ocupa o terceiro lugar, também com 18 pontos. \"Para quem veleja de Laser Radial, com uma vela menor, estou indo muito bem por aqui. Na Standard, o barco reage muito diferente e estou contente com a minha velocidade. O vento fraco tem sido meu principal aliado\", disse Rodrigo, que está na classe há três anos e meio.
Quem se recuperou foi o paulista Andreas Perdicaris, que venceu a primeira regata e ficou em nono na segunda. Agora está em quarto lugar, com 24 pontos. Mateus Tavares, da Bahia, está em sétimo lugar e o carioca Eduardo Couto, que garantiu sua participação em Pequim na classe Finn, está na nona colocação.
O vento fraco que me ajudou muito a conquistar a vaga na Finn, agora está me atrapalhando. A cada regata estou tentando me adaptar a essa condição. Vou tentar errar menos e manter a média. Ainda temos muitas regatas pela frente e o vento pode aumentar, afirmou Eduardo.
A segunda regata do dia havia sido vencida por Guilherme Barbosa Lima. Esse resultado lhe daria a liderança da competição, mas ele chocou-se com João Frattini Ramos e com a bóia de chegada. Com isso, deveria ter pagado uma penalidade de 720 graus (duas voltas completas). Como não pagou a penalidade e foi protestado, os juízes decidiram desclassificá-lo. Com isso, Guilherme somou 25 pontos nessa regata e passou de 11 pontos perdidos para 35, na sexta posição.
Os 21 velejadores que continuam na disputa pela vaga voltam a competir nesta terça-feira, a partir do meio-dia. As regatas estão sendo realizadas fora da Baía de Guanabara, com condições semelhantes às de Qingdao, local da realização do torneio olímpico de vela. Estão previstas duas regatas por dia, num total de 14.
Resultados
3ª. regata
1- Andreas Perdicaris, 1 ponto perdido
2- Júlio Falcão Carvalho, 2 pp
3- Alexandre Tinoco, 3 pp
4- João Fratini Ramos, 4 pp
5- Guilherme Barbosa Lima, 5 pp
4ª. regata
1- Rodrigo Monteiro, 1 pp
2- Eduardo Couto, 2 pp
3- João Frattini Ramos, 3 pp
4- Bruno Fontes, 4 pp
5- João Jorge Zarif, 5 pp
Classificação geral
1- Alexandre Tinoco, 13 pp (2+2+3+6)
2- Bruno Fontes, 18 pp (5+1+8+4)
3- Rodrigo Monteiro, 18 pp (6+5+6+1)
4- Andreas Perdicaris, 24 pp (11+3+1+9)
5- Júlio Falcão Carvalho, 29 pp (9+11+2+7)
A Seletiva Brasil de Vela é organizada pela Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM), Iate Clube do Rio de Janeiro e Brasil 1 Entretenimento. A competição tem patrocínio da VIVO, do Governo do Estado do Rio de Janeiro e de Kaiser Gold.
Acompanhe as regatas bóia-a-bóia no site www.seletivabrasil.com.br . Mais informações na sala de imprensa do evento F: 21-25431103
João Pedro Nunes (Mtb. 11.675) / Márcia Silveira
E-mail: zdl@zdl.com.br