Em disputa emocionante, Eduardo Couto garante vaga na classe Finn para a Olimpíada
15.02.2008
| 105 visualizações
VELA
-
Isabel e Fernanda no 470
Divulgação ZDL
-
Eduardo Couto no Finn
Divulgação ZDL
-
Prada e Scheidt no Star
Divulgação ZDL
-
Patrícia Freitas na RS:X
Divulgação ZDL
Classificação só foi garantida na última bóia da última regata da seletiva
Rio de Janeiro (RJ) Na classe mais disputada da Seletiva Brasil de Vela, o carioca Eduardo Couto garantiu na última bóia da 14ª. e última regata do torneio a vaga no Finn para a Olimpíada de Pequim, em agosto. Foi a luta mais emocionante por um lugar na equipe brasileira, travada entre o campeão e o vice, Jorge João Zarif, de apenas 15 anos, nesta sexta-feira, na raia montada fora da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. O clima nervoso resultou em vários protestos que acabaram não mudando a classificação geral.
Couto liderou o torneio desde o início, mas foi seriamente ameaçado no último dia, com a vitória de Jorginho na primeira regata do dia. Na segunda, Couto largou mal, ficando em sexto e último lugar na montagem da primeira bóia. Ele teve de fazer uma prova de recuperação e acabou desclassificado após o protesto (Jorge Zarif, o pai de Jorginho, também foi desclassificado após quatro horas depois de terminada a regata). Entrei confiante porque sempre acreditei na vaga, mas confesso que na última regata temi ficar fora, disse o velejador, campeão mundial de Laser Radial em 2005 e campeão sul-americano de Laser Standard em 2006. Ainda bem que a minha pontuação anterior garantiu o título. A sensação é de alívio. A pressão foi muito grande. Foi o torneio mais tenso de minha vida.
Eduardo Couto fez cinco treinos de Finn para a seletiva. Ele usou barco emprestado pelo Iate Clube do Rio de Janeiro e mastro e velas cedidos por Joca Signorini, que garantiu a vaga para o Brasil na Olimpíada, mas se mudou para a vela oceânica. Entrei sem compromisso no torneio e estou muito feliz com o título, que dedico à minha mãe, Ana Lúcia. Agora vou pensar se vou participar da seletiva da Laser. Acho que sim. Vou ver.
Especialista em Laser, ele tem o sonho de competir na sua classe em Qingdao, mas muito cansado prefere esperar mais alguns dias para decidir se entra em nova seletiva.
Jorge João Zarif saiu decepcionado da água. Ele garante ter sido atrapalhado por César Gomes Neto, vencedor da última regata. Por ter pago uma punição voluntária (720º. ou duas voltas), Jorginho acabou caindo para a quinta colocação. Deveria estar feliz com o segundo lugar, mas estou um pouco triste pelo modo que tudo ocorreu. Entrei com protesto porque infelizmente fui prejudicado.
Com o término da seletiva da Finn, 11 velejadores já estão classificados para o torneio olímpico de vela. A competição terá a segunda parte a partir do dia 22, na mesma raia, com a disputa da seletiva de Laser.
A Seletiva Brasil de Vela teve dias de muita emoção e disputas intensas, como as que culminaram com a classificação de Robert Scheidt e Bruno Prada, no Star, e de Patrícia Freitas, na RS:X. Nos primeiros dias, classificaram-se Fernanda Oliveira e Isabel Swan, no 470 Feminino, e Ricardo Winicki, o Bimba, na RS:X masculino.
Premiação - Depois das últimas regatas da competição, que definiram o representante da Finn e a reserva na RS:X (Patrícia Castro ficou em segundo lugar e será a eventual substituta de Patrícia Freitas), os velejadores mais bem colocados receberam seu prêmios no pódio montado no Iate Clube do Rio de Janeiro, numa bonita festa.
O objetivo foi simular as condições de Qingdao e conseguimos fazer isso de um modo bastante satisfatório, comentou o coordenador-técnico da Confederação Brasileira de Vela e Motor, Walter Böeddener. Na China, os velejadores ainda enfrentarão uma correnteza muito forte.
A equipe brasileira ainda pode ganhar representantes no Tornado e no Laser Radial (feminino), dependendo da atuação dos velejadores nos respectivos Campeonatos Mundiais. Os dois serão realizados em Auckland, na Nova Zelândia Tornado de 22 de fevereiro a 1 de março e Laser Radial de 13 a 20 de março. Bruno Di Bernardi e Mário Tinoco buscam uma das quatro vagas ainda abertas no Tornado, enquanto Adriana Kostiw tenta uma das últimas seis vagas no Laser Radial.
Todos os atletas convocados deverão participar, por exemplo, da Holland Regatta, de 21 a 25 de maio, em Medemblik, na Holanda. A seleção terá a oportunidade de competir como equipe, como ocorrerá na Olimpíada. Foi definido também que Ricardo Winicki, o Bimba (RS:X); Fernanda Oliveira e Isabel Swan (470) e André Fonseca e Rodrigo Duarte (49er) vão fazer um estágio de adaptação à raia de Qingdao, local do torneio olímpico de vela na China, de 15 a 29 de junho.
Resultados desta sexta-feira e classificação final com descarte
Finn
13ª. regata
1 Jorge João Zarif
2 Eduardo Couto
3 - Jorge Zarif
14ª. regata
1- César Gomes Neto
2 - Jorge Zarif
3- Eduardo Couto
Classificação geral
1- Eduardo Couto, 23 pp (1 + 2 + 1 + 2 + 1 + 2 + 2 + 1 + 2 + 3 + 2 + 4)
2.- Jorge João Zarif, 24 pp (3 + 3 + 2 + 1 + 3 + 3 + 1 + 3 + 1 + 1 + 2 + 1)
3.- César Gomes Neto, 35 pp (2 + 1 + 3 + 4 + 2 + 3 + 5 + 3 + 4 + 3 + 4 +
RS:X Feminino
13ª. regata
1- Catarina Freitas
2- Patrícia Freitas
3 Bruna Martinelli
14ª. regata
1- Catarina Freitas
2- Patrícia Freitas
3 Bruna Martinelli
Classificação geral
1.- Patrícia Freitas, 19 pp (2 + 1 + 1 + 1 + 1 + 3 + 2 + 2 + 1 + 2 + 2 + 1)
2 - Patrícia Castro, 23 pp (3 + 2 + 2 + 2 + 3 + 1 + 1 + 2 + 3 + 2 + 1 + 1)
3 - Catarina Freitas, 26 pp (1 + 3 + 1 + 3 + 4 + 2 + 3 + 1 + 1 + 3 + 2 + 2)
Equipe olímpica para Pequim
49er André Fonseca e Rodrigo Duarte
470 m Fábio Pillar e Samuel Albrecht
470 f Fernanda Oliveira e Isabel Swan
RS:X m Ricardo Winicki, o Bimba
RS:X f Patrícia Freitas
Finn Eduardo Couto
Star Robert Scheidt e Bruno Prada
Faltam definir
Laser Standard
Laser Radial feminino
Tornado
A Seletiva Brasil de Vela foi organizada pela Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM), Iate Clube do Rio de Janeiro e Brasil 1 Entretenimento. A competição teve patrocínio da VIVO, do Governo do Estado do Rio de Janeiro e de Kaiser Gold.
Mais informações no site www.seletivabrasil.com.br
João Pedro Nunes (Mtb. 11.675)
E-mail: zdl@zdl.com.br