São Paulo (SP) - Jogar futebol é o sonho de qualquer garoto brasileiro. Por isso mesmo, a oferta de talentos por aqui é tão grande que nem todos têm espaço para chegar ao topo do esporte. Mas nem por isso quem está longe de virar jogador profissional precisa abandonar o esporte. Que tal usar esse talento com a bola nos pés para estudar nos EUA?
Pensando nisso, a HTS Brazil chega a Ribeirão Preto para buscar atletas interessados em explorar o mundo do esporte universitário norte-americano. A Seletiva HTS - Ribeirão Preto está marcada para este sábado e domingo (4 e 5), a partir de 8h30, na Arena Santa Iria, na Rodovia Abraão Assed, km 53,5, s/nº. Estão inscritos 33 jovens da região.
Jovens empresários e o apoio de Lucas Moura - A HTS Brazil foi criada por três empresários que estudaram nos EUA graças ao futebol e conta com o apoio de Lucas Moura, atacante do PSG, da França. "Tenho amigos talentosos que apostaram no futebol e não vingaram. Isso me fez buscar uma alternativa para craques que não se profissionalizaram. A HTS pode dar uma segunda chance para unir o talento com a bola nos pés e a educação", explica Lucas.
Fundada no início deste ano, a HTS conta com a experiência de Felipe Guimarães (26), Giancarlo Doro (31) e Rafael Ferreira (31), todos com passagem pelo futebol universitário dos EUA, com bolsas de estudo. "Todo mundo pensa em esporte como uma finalidade em si, mas ele pode ser uma ferramenta para alcançar objetivos que você nem imaginava que existiam", explica Felipe.
O conceito tem diferenciais que só poderiam ser percebidos por quem já foi estudante-atleta. "Sabemos o quanto é difícil se adaptar a uma nova realidade, a um novo país, a uma cultura diferente. É por isso que a ideia é pensar no candidato da forma mais humanizada possível e não como um número. Queremos ver pessoas satisfeitas, aproveitando a chance de amadurecer psicologicamente e intelectualmente", diz Rafael.
A HTS funciona como uma facilitadora entre os jovens que querem estudar, mas sem desistir dos benefícios que o esporte proporciona. A escolha do mercado norte-americano também não é aleatória: por lá as ligas universitárias são valorizadas e as universidades disponibilizam, anualmente, aproximadamente 23 mil bolsas esportivas só para o futebol. Com quase 60 mil estudantes-atletas, o "soccer" é a terceira modalidade mais popular por lá, à frente de basquete e beisebol, por exemplo.
Metodologia exclusiva - Em Ribeirão Preto, o diferencial da seletiva é o uso do HTS Index, uma metodologia exclusiva de análise dos atletas, pensando no ambiente competitivo universitário. "O HTS Index é uma ferramenta de avaliação e treinamento de atletas que pode ser usada individualmente ou em elencos completos, para melhorar a preparação das equipes universitárias. Em janeiro, participamos da Conferência da NSCAA, a Associação de Treinadores dos EUA, para apresentar o projeto. A aceitação foi excelente e estamos negociando a implantação do Index em algumas faculdades locais", conta Giancarlo.
"Nas seletivas, cada atleta é avaliado e recebe um relatório completo, com seu nível físico em comparação com as necessidades do futebol universitário e profissional, além de sugestões de treinos para aperfeiçoamento, visando a bolsa esportiva", completa. Essa avaliação física e técnica é usada para entender quais as oportunidades universitárias disponíveis para cada candidato. "Com o HTS Index, conseguimos projetar as chances de um atleta conseguir uma bolsa esportiva, seja ela parcial ou integral. E, a partir daí, ele pode ser inserido em nosso programa de intercâmbios", explica Rafael.
Seletiva em São Paulo nos dias 11 e 12 de junho - A HTS também tem marcada uma seletiva na grande São Paulo, nos dias 11 e 12 de junho, no CT Sportville, em Barueri. Para participar, é preciso entrar em contato com a empresa pelo e-mail gian@htsbrazil.com.br ou pelo telefone +11 3285 5507, e passar por uma entrevista prévia.
Mais informações:
Site: http://www.htsbrazil.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/htsbrazil/
Telefone: +11 3285 5507
ZDL - Doro Jr. - Mtb 13209
E-mail: dorojr@zdl.com.br
Tels: (11) 3285-5911
Siga a ZDL no twitter:twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação
-
Giancarlo, Rafael, Lucas e Felipe
(Divulgação)
-
Lucas Moura
(Divulgação)
-
Reunião com treinadores norte-americanos
(Divulgação)