Capa

Aniversário de São Paulo será comemorado com Pré-Olímpica de Vela

19.01.2010  |    220 visualizações VELA

Disputa, que reunirá velejadores de diversos países e valerá vaga na Olimpíada da Juventude, acontece na represa do Guarapiranga

São Paulo (SP) - As comemorações do 456º aniversário da cidade de São Paulo vão contar em seu calendário oficial com dois grandes eventos esportivos: a Pré-Olímpica das Américas do Sul e Central para a 1ª Olimpíada da Juventude e o Campeonato Sul-Americano das classes Byte CII e Techno 293, que serão realizadas paralelamente entre os dias 25 e 31 deste mês, na ADC Eletropaulo (rua Peixe Vivo, 155 - Jardim Santa Helena), localizada às margens da represa de Guarapiranga.

A entrada será gratuita para o público durante os sete dias do evento, organizado pelas empresas Team Brazil e a Armada Boats e que tem o apoio da Prefeitura Municipal de São Paulo. A expectativa é que participem 150 atletas, de diversas nacionalidades. No dia 25, data do aniversário da capital paulista, será realizada a regata-treino das duas competições. Ela é aberta para as duas classes: Byte CII (barco monotipo) e Techno 293 (prancha à vela).

"O público poderá acompanhar as regatas de perto, já que a raia será armada bem próximo das margens da represa", explica Marcos Castello, da Team Brazil. "As pessoas que forem a ADC Eletropaulo terão todo o conforto para assistir às disputas, já que o clube conta com grande área verde, um bom restaurante e espaço para estacionamento e lazer", lembra Cristina Dehn, da Armada Boats.

Ambos executivos ressaltam também que a represa de Guarapiranga é um marco dos eventos náuticos da capital. Sem falar que diversos campeões de vela brasileira foram formados nas águas da represa em muitos iates clubes construídos na região. "Sem dúvida, a Pré-Olímpica e o Campeonato Sul-Americano serão uma excelente alternativa de diversão e entretenimento para a família paulistana", avisou Cristina Dehn.

Por fazer parte dos eventos oficiais de aniversário da cidade, a competição, organizada pelas empresas Team Brazil e a Armada Boats, tem o apoio da Prefeitura Municipal de São Paulo e reunirá cerca de 150 velejadores de diversos países.

A Pré-Olímpica das Américas do Sul e Central para a 1ª Olimpíada da Juventude das classes Byte CII e Techno 293 é destinada para atletas entre 15 e 16 anos - nascidos entre os dias 1º de janeiro de 1994 e 31 de dezembro de 1995. No total, classifica oito atletas - quatro de cada classe - para os Jogos Olímpicos de Singapura, entre 14 e 26 de agosto do próximo ano, que terá a participação de 3.200 competidores.

A disputa paralela do Campeonato Sul-Americano, que será aberta para velejadores de outros continentes, terá oito categorias: Mirim (até 15 anos), Júnior (até 17 anos), Youth (até 20 anos), Máster (homens com mais de 35 anos e mulheres com mais de 30), Grand Máster (homens com mais de 45 anos e mulheres com mais de 40), Veterano (homens com mais de 55 anos e mulher com mais de 50), Adulto Masculino e Masculino.

Jogos Olímpicos da Juventude Cingapura 2010 - O Brasil poderá levar a Cingapura até 70 atletas de modalidades individuais, além de dois esportes coletivos. Até junho deste ano o COB definirá as modalidades individuais e atletas que representarão o Brasil. Os Jogos Olímpicos da Juventude são divididos em três faixas etárias de acordo com a modalidade. Serão 27 provas para atletas entre 15 e 16 anos, faixa que se aplica à vela ao Techno 293 e ao Byte CII, 111 provas para atletas de 16 a 17 anos, 63 provas para atletas entre 17 e 18 anos.

Cerca de 3.600 atletas, entre 14 e 18 anos, de todos os 205 países filiados ao Comitê Olímpico Internacional (COI) competirão em 26 modalidades esportivas. Além das competições esportivas, os Jogos Olímpicos da Juventude apresentarão um extenso programa cultural e educativo, que pretende introduzir de forma lúdica os jovens atletas no Olimpismo e os valores olímpicos, além de sensibilização para questões importantes, tais como os benefícios de um estilo de vida saudável e a luta contra o doping.

A grupo de atletas brasileiros será chefiado pela medalhista olímpica no vôlei de praia Adriana Behar, que será a primeira mulher a ocupar tal posto em uma delegação organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A Pré-Olímpica das Américas do Sul e Central para a 1ª Olimpíada da Juventude e o Campeonato Sul-Americano das classes Byte CII e Techno 293 são uma organização da Team Brazil e da Armada Boats. Ambos os campeonatos são reconhecidos pela Federação Internacional de Vela (ISAF), Associação Internacional de Windsurf (IWA) e Associação Internacional da Classe Byte (BCIA). O apoio é da Prefeitura de São Paulo, da Red Bull, da Confederação Brasileira de Vela e Motor, da Associação Brasileira de Windsurf, Associação Brasileira da Classe Byte e da Federação de Vela do Estado de São Paulo, responsável pela parte técnica da competição, com supervisão da CBVM.

Credenciamento de imprensa - Os jornalistas interessados em acompanhar as regatas da Pré-Olímpica das Américas do Sul e Central para a 1ª Olimpíada da Juventude e do Campeonato Sul-Americano das classes Byte CII e Techno 293 devem solicitar credenciamento. Os pedidos de credenciamento devem ser feitos por meio do e-mail zdl@zdl.com.br até o próximo dia 20 e estão sujeitos a aprovação pela ZDL de Comunicação, assessoria de imprensa do evento.

Mais informações no site oficial: www.olympicqualifiers.com
E-mail: contato@olympicqualifiers.com

Roberto Pierantoni - MTb.: 18.194
E-mail: piera@zdl.com.br

Leia também...
02.02.2010

Os dois velejadores de São Paulo, da classe Byte CII, foram indicados pela CBVM

01.02.2010

Quatro links mostram imagens de Byte CII e Techno 293 e entrevistas com os vencedores do Byte CII

31.01.2010

Catatau e Claudia Mazzaferro, na Byte CII, e He Man e Wendy Soares, na Techno 293, foram os brasileiros mais bem colocados

30.01.2010

Velejadores paulistas foram bem nas duas regatas de Byte CII deste sábado na represa de Guarapiranga