São Paulo (SP) - Num domingo de sol e nenhum vento, as regatas deste domingo da Pré-Olímpica das Américas do Sul e Central foram canceladas e a classificação de sábado indicou os brasileiros mais bem colocados para a disputa da 1ª Olimpíada da Juventude, que será disputada em Cingapura, entre 14 e 26 agosto, nas classe Byte CII, cujos velejadores chegaram a ir para a água, e prancha Techno 293. O evento foi disputado desde quarta-feira na Associação Desportiva e Cultural Eletropaulo, na Represa de Guarapiranga, em São Paulo.
Os nomes serão passados para a Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM), que tentará referendá-los com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), responsável pela definição da equipe nacional.
Os paulistas Alexander Elstrodt, o Catatau, e Cláudia Mazzaferro, do Yacht Clube de Santo Amaro (YCSA), foram os indicados na classe Byte CII. Catatau, de 15 anos, terminou como campeão geral do torneio - da seletiva e do Sul-Americano Aberto, com 31 pontos perdidos. Já Cláudia ficou em primeiro na classificação da seletiva e em segundo no Aberto Feminino, com 63 pontos.
"Fiquei muito feliz por ser indicado para a Olimpíada da Juventude e por ser campeão do Sul-Americano Aberto", comentou Catatau, de 15 anos, que superou Michael Louzada, que ficou em segundo lugar no geral e foi o quarto lugar no Mundial da Inglaterra, em 2008, e em sexto no Mundial do Canadá, em 2009.
"Infelizmente os ventos foram fracos durante toda a competição e eu preciso de ventos mais fortes para brigar pelo título", lamentou Michael, conformado com o segundo lugar. "Vou tentar agora patrocínio para disputar o Mundial de Cannes, na França, em abril."
Cláudia Mazzaferro, considerada um dos novos talentos da vela brasileira, de 14 anos, terminou em primeiro lugar na seletiva e no segundo lugar no Sul-Americano Aberto, ganho pela gaúcha Denise Chagas.
"Acho que fui muito bem no torneio e agora vou ficar no aguardo da ratificação ou não de minha convocação para a Olimpíada", disse Cláudia, que há duas semanas conquistou o título do Campeonato Brasileiro de Optimist, ficando em segundo lugar no geral (homens e mulheres), em Salvador (BA).
He Man - Na Techno 293, o catarinense radicado em Búzios Felipe Beltrán, o He Man, terminou em segundo lugar na seletiva, ficando atrás somente do argentino Bautista Birkner. "Pena que não teve regata porque tinha esperança de recuperar a liderança", lembrou He Man. "Agora é aguardar a possível convocação. Se for chamado continuo treinando de Techno. Se não, volto para a RS.X."
No feminino, a carioca Wendy Stouder Soares manteve o terceiro lugar na classificação da seletiva, com 18 pontos, e também será indicada. "Agradeço tudo o que aprendi ao meu técnico Gustavo Carilo, do Guanabara, e à minha família, que sempre me apoiou. Eles foram fundamentais na minha boa atuação".
Os dois primeiros lugares ficaram com as argentinas Valentina Serigos, com 7, e Agustina Rodriguez, com 10 pontos perdidos.
Na classificação Sub-15, o campeão foi o argentino Francisco Birkner, irmão de Bautista, de apenas 11 anos.
No Sul-Americano Aberto, o título ficou com o também argentino Maximo Sergio, com 6 pontos perdidos, seguido de Juan Manuel Gonzalez, também da Argentina, com 14, e do brasileiro Diego Feitosa, com 15 pontos perdidos.
Na classe Raceboard, que reúne atletas mais experientes, o argentino Andrés Anderson foi o vencedor com 7 pontos, seguido do compatriota Fernando Consorte, com 12. O brasileiro Udo Schenker terminou em terceiro, com 14.
A Argentina participou do evento com uma delegação de 28 atletas - apenas quatro a menos do que os brasileiros e lutaram pelos títulos em todas as categorias de todas as classes.
Classificação final da Pré-Olímpica
Classe Byte CII após 11 regatas e 2 descartes
Masculino
1- Alexander Elstrodt, o Catatau (BRA) - 31 pontos perdidos (7+4+2+1+1+1+7+1+7)
2- Juan Ignácio Biana (ARG) - 53 (3+7+1+3+9+10+4+13+3)
Feminino
1- Cláudia Mazzaferro (BRA) - 63 pontos (5+4+7+16+8+2+13+4+4)
2- Solene Crepin (ARG) - 68 (1+5+5+20+7+4+1+12+13)
Classe Techno 293 após 7 regatas e um descarte
Masculino
1- Bautista Birkner (ARG) - 9 pontos (2+2+2+1+1+1)
2 - Felipe Beltrán, o He Man (BRA) - 10 (1+1+1+2+2+3)
Feminino
1- Valentina Serigos (ARG) - 7 pontos (1+1+1+2+1+1)
2 - Agustina Rodrigues (ARG) - 10 (2+2+1+2+1+2)
3 - Wendy Soares (BRA) - 18 (4+2+3+4+2+3)
A Pré-Olímpica das Américas do Sul e Central para a 1ª Olimpíada da Juventude das classes Byte CII e Techno 293 é destinada para atletas entre 15 e 16 anos - nascidos entre os dias 1º de janeiro de 1994 e 31 de dezembro de 1995. No total, o evento classifica oito atletas - quatro de cada classe - para os Jogos de Cingapura.
A Pré-Olímpica das Américas do Sul e Central para a 1ª Olimpíada da Juventude e o Campeonato Sul-Americano das classes Byte CII e Techno 293 foram uma organização da Team Brazil e da Armada Boats. Ambos os campeonatos foram reconhecidos pela Federação Internacional de Vela (ISAF), Associação Internacional de Windsurf (IWA) e Associação Internacional da Classe Byte (BCIA).
O apoio foi da Prefeitura de São Paulo, da Red Bull, da Confederação Brasileira de Vela e Motor, da Associação Brasileira de Windsurf, Associação Brasileira da Classe Byte e da Federação de Vela do Estado de São Paulo, responsável pela parte técnica da competição, com supervisão da CBVM.
Mais informações no site oficial: www.olympicqualifiers.com
E-mail: contato@olympicqualifiers.com
João Pedro Nunes - Mtb.: 11.765
E-mail: nunes@zdl.com.br
-
Catatau
(Cris Dehn / Armada Boats)
-
Claudia Mazzaferro
(Cris Dehn)
-
Denise Chagas (BRA-1)
(Júlio Ribas)
-
Michael Louzada
(Julio Ribas / Team Brazil)
-
Felipe Beltrán
(Julio Ribas)
-
Bautista Birkner
(Julio Ribas)
-
Wendy Soares
(Julio Ribas)
-
Valentina Serigos
(Julio Ribas)
-
Francisco Birkner
(Julio Ribas)
-
Maximo Sergio
(Julio Ribas)
-
Espera do vento
(Julio Ribas)