Capa

OUTROS

Nike lança site com conteúdo olímpico

Portal www.nikemedia.com estréia apresentando os uniformes da federação chinesa para os Jogos de Pequim

21.05.2008  |  560 visualizações
São Paulo (SP) – A Nike colocou no ar o portal www.nikemedia.com, uma ferramenta totalmente interativa para facilitar o acesso a um conteúdo olímpico altamente privilegiado. A página, que pode ser acessada em diversas línguas, apresenta informações exclusivas e diferenciadas sobre os principais atletas classificados para os Jogos, além de produtos e tecnologias que ajudarão os esportistas de todo o mundo a conseguirem melhores performances na China.

Para navegar por esse mundo de informações composto de textos, fotos e vídeos, e receber alertas automáticos na sua caixa de e-mail, basta acessar a URL www.nikemedia.com e preencher o cadastro. Será fornecida uma senha pessoal, que dará acesso total ao conteúdo oferecido.

E logo na estréia do www.nikemedia.com, a Nike apresenta em primeira mão os uniformes de competição que serão usados pelos atletas chineses de 22 modalidades durante os Jogos Olímpicos de Pequim, em agosto.

Os uniformes chineses foram criados a partir de sugestões de atletas ao redor do mundo, das 22 federações e de incontáveis reuniões com o Comitê Olímpico da China. Foram quatro anos de desenvolvimento com o envolvimento de 54 projetistas do país e dos Estados Unidos em regime de dedicação integral.

Conforme os projetistas conversavam com os atletas da China, o senso de patriotismo e de sacrifício deles se conectava ao dos Guerreiros de Terracotta, sepultados séculos atrás com o lendário Qin Shi Huangdi, o imperador que unificou a China. Segundo os esportistas do atletismo, quando vestiram seus uniformes nacionais se sentiram como “um super-herói” e incorporaram o “guerreiro interior” e seu orgulho de servir à sua equipe e ao seu país.

Inspiração também surgiu das cores do país. O vermelho foi igualado ao da bandeira e testado sob a iluminação da TV e do estádio até que a equipe de projeto estivesse convencida de que a cor estava correta. No interior do uniforme, onde ninguém a não ser o atleta possa ver, encontram-se dois símbolos do Hino Nacional, “Levantem” e “Marchem”.

A coleção traz calçados e vestuários projetados para alta performance, utilizando tecnologias leves como Flywire, Aerographics e espuma de amortecimento Lunarlite. Além disso, as roupas de desempenho foram feitas de poliéster reciclado.

Os principais produtos como o Nike Swift, o uniforme Dobok do taekwondo e o tênis de basquete Hyperdunk irão ajudar a melhorar a performance dos atletas em Pequim. Para eles, é uma experiência única vestir um uniforme mergulhado na herança histórica do país combinado com a inovação da Nike.

Inovações tecnológicas

Nike Hyperdunk
O mais leve e forte tênis para basquete da Nike deve sua existência ao Flywire, uma revolucionária tecnologia. Os filamentos de náilon super-reforçados proporcionam suporte preciso parecido aos cabos de suspensão de uma ponte e permitem a redução radical no peso, utilizando material somente onde é necessário para a estrutura.

Foram realizados testes rigorosos para transformar a tecnologia usada no atletismo para o basquete. Na corrida, as forças típicas são convencionais, mas no basquete, o calçado deve acomodar a aterrissagem de um jogador de mais de 90 quilos nos seus pés, com força de 907 quilos ascendente. Por isso, as laterais foram reforçadas com corte de lado a lado e movimentos laterais de 45 graus que exigem estabilidade precisa na parte de cima.

Nike Swift
Para criar o traje de atletismo Nike Swift Premium, os projetistas da Nike testaram e catalogaram mais de 200 tecidos. As costuras foram removidas ou mesmo reposicionadas para a parte posterior do traje e aquelas que permaneceram foram completamente aplanadas para evitar atrito. Uma outra inovação para o Nike Swift Suit foi o Aerographics, sistema de malha projetada pela Nike que foi adicionada à parte posterior para aumentar o resfriamento. A nova técnica diminui o peso ao mesmo tempo em que adiciona conforto e refrigeração. Agora a roupa possui uma redução de 7% no arraste em relação ao Nike Swift Suit de Atenas, que se traduz em 0,02 segundo nos 100 m.

A nova versão é fabricada com 100% de fios poliéster reciclado, ajustando-se ao considerado projeto ethos da Nike. A tecnologia No Sew ao redor do pescoço e nas cavas reduz material extra que poderia roçar e friccionar — uma importante consideração para corredores de distância, onde até mesmo a menor distração pode impedir a performance.

Dobok
O novo Dobok para taekwondo foi projetado para proporcionar velocidade, conforto e, conforme a equipe masculina da China prefere, intimidação. Os designers da Nike queriam se assegurar que as mulheres tivessem uniformes que se ajustassem às suas silhuetas. Para ambos, homens e mulheres, o taekwondo é um esporte predominantemente com base em chutes e investidas contra o adversário, de modo que os atletas necessitam uma ampla liberdade de movimentos sem qualquer material em excesso.

Nesgas elásticas foram acrescentadas às calças e à região das axilas, tornando mais fácil o movimento e possibilitando mais velocidade aos atletas. Para evitar o atrito e ao mesmo tempo auxiliar a equipe a ser mais rápida, os designers buscaram um material mais leve e respirável. Os designers deslocaram as costuras e substituíram por junções planas e confortáveis que assentam suavemente sobre o corpo. Tecidos mais macios também foram adicionados sob o colarinho e punhos, uma vez que os tecidos Dri-FIT devem eliminar o suor da superfície da pele e auxiliar na evaporação. Uma malha foi adicionada nas costas para a ventilação.

BMX
A Nike teve o desafio de repensar a vestimenta para BMX, mas permanecendo fiel à cultura exclusiva do esporte. O esporte surgiu do motocross, cujos uniformes com detalhes de borracha pesada eram o padrão. A equipe de projetos da Nike vislumbrou a oportunidade de dar um formato aerodinâmico aos uniformes atuais e procuraram projetar um traje mais leve, de alto desempenho, que mantivesse a individualidade do BMX. Para isso foram incorporados materiais leves, anti-abrasivos e respiráveis que auxiliariam transferência da transpiração para fora dos corpos dos atletas. A marca utilizou a tecnologia No Sew para remover o peso extra e o atrito que as costuras podem causar. O resultado é um colete mais leve e calças completamente novas.

Mais informações no site www.nikemedia.com

Juliana Medrano
E-mail: juliana@zdl.com.br
  • Portal nikemedia
    (Divulgação Nike)

  • Uniforme BMX
    (Divulgação Nike)

  • Nike Hyperdunk
    (Divulgação Nike)

  • Uniforme Atletismo
    (Divulgação Nike)

Leia também...

05.08.2008

Novo comercial da Nike comemora 20 anos do slogan Just do It

Filme mostra a superação de atletas consagrados e cria uma grande energia para os Jogos Olímpicos de Pequim

24.08.2007

Sharapova defende título do US Open com novo uniforme

Tenista russa terá dois modelos exclusivos, um para jogos durante o dia e outro para partidas noturnas

23.08.2006

SHARAPOVA DISPENSA IMAGEM DE “GAROTA LINDA” EM SUA 1ª CAMPANHA SOLO DA NIKE

Comercial tem ainda as participação de Mary Joe Fernandez, Patrick e John McEnroe

Entre em contato