BRASIL 1 ACELERA E DEVE CHEGAR NA QUINTA-FEIRA À ÁFRICA DO SUL
29.11.2005
| 169 visualizações
VELA
Ericsson reporta problemas na quilha e diminui velocidade
Cidade do Cabo (África do Sul) - O Brasil 1 voltou a ser o barco mais rápido na Volvo Ocean Race. Aproveitando os ventos de 24 nós no Atlântico Sul, Torben Grael e a tripulação do primeiro time brasileiro a dar a Volta ao Mundo na Volvo Ocean Race estão velejando a 22 nós (cerca de 40 km/h), enquanto os demais concorrentes velejam a menos de 20.
Com aproximadamente 1000 milhas náuticas (1800 km) pela frente, o veleiro azul e amarelo deve chegar à Cidade do Cabo, na África do Sul, mais cedo do que o previsto. Segundo o boletim das 8h (Brasília), o Brasil 1 deve cruzar a linha de chegada às 15h (Brasília) de quinta-feira.
A diferença para o líder ABN Amro One não está mais aumentando, mas continua grande, com os holandeses a 229 milhas náuticas. O ABN Two, segundo colocado, está a 100 milhas dos brasileiros.
O Ericsson, quarto colocado, reportou nesta madrugada problemas na quilha basculante, uma das inovações dos veleiros que estão sendo usados na competição. O mecanismo que move a quilha (lastro de chumbo que dá estabilidade ao barco e pode ser movido lateralmente em até 40 graus) quebrou e os tripulantes do barco sueco tiveram de travar o mecanismo em uma inclinação segura. O problema, porém, impede que o barco continue a velejar em alta velocidade.
Depois da passagem pelo portão de pontuação em Fernando de Noronha na segunda-feira, o Brasil 1 manteve-se na vice-liderança na classificação geral da regata, com 5,5 pontos, atrás do Ericsson, que tem 6,5 pontos. O ABN Amro One é o terceiro colocado, com 4,5 pontos, seguido por ABN Amro Two (3,5 pontos), Piratas do Caribe 2/EUA (2,5 pontos), movistar/ESP (2 pontos) e Sunergy and Friends/AUS (1,5 ponto).
O Brasil 1 é patrocinado por VIVO, Motorola, QUALCOMM, HSBC, Embraer, ThyssenKrupp, NIVEA Sun, Ágora Senior Corretora de Valores e Governo Brasileiro através da Apex (Agência de Promoção das Exportações do Brasil), Ministério da Indústria, Desenvolvimento e Comércio Exterior, Ministério do Turismo e Ministério dos Esportes e apoio especial da Varig.
Mais informações no site www.brasil1.com.br.