BRASIL 1 COMEMORA PARTICIPAÇÃO NA VOLVO OCEAN RACE
04.08.2006
| 2.337 visualizações
VELA
-
Tripulação com troféu
Luiz Doroneto/adorofoto
-
Brasil 1
Oskar Kihlborg/Volvo Ocean Race
-
Torben Grael
Luiz Doroneto/adorofoto
-
Barco brasileiro em Nova York
Luiz Doroneto/adorofoto
Terceira colocada na mais tradicional regata de volta ao mundo, equipe brasileira se encontra nesta segunda-feira, em São Paulo
São Paulo O multimedalhista olímpico Torben Grael, que por mais de sete meses comandou o Brasil 1 no desafio de disputar a Volvo Ocean Race, a mais tradicional regata de volta ao mundo, participa nesta segunda-feira do evento de encerramento do projeto que tornou viável a pioneira participação brasileira na competição. O encontro, que terá presença dos outros velejadores brasileiros, patrocinadores, autoridades e convidados, será realizado a partir das 19h30, no MuBE, Museu Brasileiro de Escultura, em São Paulo.
Com agenda lotada, Torben está na Espanha, onde disputa a Copa Del Rey de Vela até domingo. Antes disso, ele participou dos atos preparatórios para a Américas Cup, também na Espanha. Ele vem ao Brasil especialmente para comemorar o brilhante terceiro lugar na classificação geral da Volvo.
\"Foi uma aventura, uma verdadeira aventura de volta ao mundo. E terminou com sucesso\", resume Torben, o maior atleta olímpico brasileiro, sobre a campanha da equipe na Volvo (67 pontos conquistados em nove pernas, sete regatas locais e mais de sete meses velejando por 12 diferentes cidades ao redor do planeta, num total de 57 mil quilômetros).
Além do comandante, estarão reunidos no MuBE, que fica na avenida Europa, 218, os tripulantes Marcelo Ferreira, André Fonseca, Kiko Pellicano, João Signorini e Horacio Carabelli, que foi também o coordenador técnico do projeto.
Diretores do projeto Brasil 1, representantes dos patrocinadores e autoridades como o ministro Luiz Fernando Furlan, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, e o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, também foram convidados para participar do evento.
A classificação final da Volvo Ocean Race foi a seguinte: 1.- ABN Amro 1 (HOL), 96 pontos; 2.- Piratas do Caribe (EUA), 73; 3.- Brasil 1, 67; 4.- ABN Amro 2; 58,5; 5.- Ericsson, 55; 6.- movistar, 48; e 7.- Brunel, 15,5.
O Brasil 1 é patrocinado por VIVO, Motorola, QUALCOMM, HSBC, Embraer, ThyssenKrupp, NIVEA Sun, Ágora Senior Corretora de Valores e Governo Brasileiro através da Apex (Agência de Promoção das Exportações do Brasil), Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Ministério do Turismo e Ministério dos Esportes e apoio especial da Varig, Federação Brasileira de Vela e Motor (FBVM) e SporTV.