MACGYVER REFORÇA O BRASIL 1 NA PRIMEIRA ETAPA DA VOLVO OCEAN RACE
05.10.2005
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VELA
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Martin Carter
Hector Etchebaster
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Martin Carter
Renato Leal
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Brasil 1
Renato Leal
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Martin Carter
Adrienne Cahalan
Neozelandês Martin Carter estará na tripulação de Torben Grael entre Vigo e Cidade do Cabo
São Paulo (SP) - Com um canivete e um rolo de fita adesiva, ele conserta qualquer coisa, avisa o velejador catarinense André Fonseca. O MacGyver em questão é o neozelandês Martin Carter, confirmado nesta semana como tripulante do Brasil 1 para a primeira etapa da Volvo Ocean Race, entre Vigo, na Espanha, e a Cidade do Cabo, na África do Sul.
Personagem de série de televisão dos anos 80, MacGyver é um detetive que adaptava qualquer aparelho eletrônico para, por exemplo, explodir ou consertava qualquer equipamento usando apenas canivete e fita adesiva, justamente como Carter. No Brasil 1, ele foi o responsável por todas as instalações elétricas e eletrônicas e ainda sabe como consertar qualquer equipamento usado no veleiro de 70 pés (21,5 metros).
Uma prova da perícia de Carter aconteceu durante a travessia atlântica, após a constatação de um defeito no dessalinizador do barco. O problema era na alimentação de ar. Resolvemos com um dos potes para comida, que hoje serve como reservatório de ar para que a máquina funcione normalmente, lembra o velejador.
O comandante Torben Grael, bicampeão olímpico da classe Star, está satisfeito por ter fechado a tripulação que vai disputar a primeira perna da competição. Desde que confirmamos a presença do Damian Foxall na equipe, sabíamos que ele não disputaria a primeira etapa. Testamos o Martin durante a travessia e ele mostrou que é um excelente velejador, além de conhecer todos os sistemas do barco. Na primeira etapa, essa habilidade para consertar qualquer coisa será muito útil, explica Torben.
Engenheiro e ex-membro da marinha mercante, Carter já participou de uma edição da Volvo Ocean Race. Ele foi o engenheiro-chefe do Team Tyco, quarto colocado em 2001/2002, mas esteve na tripulação apenas durante os treinos. Além disso, coordenou também a área elétrica, eletrônica e hidráulica do GBR Challenge, a equipe da Inglaterra que disputou uma vaga na Americas Cup de 2002. Ele exerceu o mesmo cargo na equipe de Ellen McArthur, vice-campeã da Vendee Globe, regata de volta ao mundo em solitário, em 2001.
Além de Carter, a tripulação do Brasil 1 entre Vigo e Cidade do Cabo terá Torben Grael (BRA), Marcelo Ferreira (BRA), Kiko Pellicano (BRA), André Fonseca (BRA), João Signorini (BRA), Roberto Bermudez (ESP), Stuart Wilson (NZL), Andy Meiklejohn (NZL) e a navegadora australiana Adrienne Cahalan. O norueguês Knut Frostad só defende o Brasil 1 nas etapas dos mares do Sul, entre a África do Sul e o Brasil. O irlandês Damian Foxall se junta ao time a partir da Cidade do Cabo. A largada da primeira etapa será no dia 12 de novembro. No dia 5, uma semana antes, a Volvo Ocean Race começa com uma regata local (Inport Race), em Sanxenxo, cidade vizinha a Vigo.
O Brasil 1 está atualmente treinando na região de Cascais, em Portugal. A equipe fica em águas portuguesas até o dia 12 de outubro, quando parte para Vigo. Na Espanha, os velejadores têm pela frente uma série de cursos preparatórios, entre eles de primeiros-socorros e uso da estação de mídia, instalada em todos os veleiros participantes.
O Brasil 1 é patrocinado por VIVO, Motorola, QUALCOMM, ThyssenKrupp, NIVEA Sun, Ágora Senior Corretora de Valores e Governo Brasileiro através da Apex (Agência de Promoção das Exportações do Brasil), Ministério da Indústria, Desenvolvimento e Comércio Exterior, Ministério do Turismo e Ministério dos Esportes e apoio especial da Varig.
A equipe terá seis concorrentes de cinco países: os barcos holandeses ABN Amro 1 (comandado por Mike Sanderson/NZL) e ABN Amro 2 (Sebastien Josse/FRA); Ericsson Racing Team (Neil McDonald/ING), da Suécia; Piratas do Caribe (Paul Cayard/EUA), dos Estados Unidos; Movistar (Bouwe Bekking/HOL), da Espanha; e Premier Challenge (Grant Wharington/AUS), da Austrália.
A Volvo Ocean Race terá oito meses e os competidores navegarão por 31.250 milhas náuticas, mais de 57 mil quilômetros. A regata começa em 5 de novembro, com uma prova local em Sanxenxo, na Espanha. A primeira perna terá largada em Vigo, também Espanha, no dia 12 de novembro. A regata de volta ao mundo passa ainda por Cidade do Cabo (África do Sul), Melbourne (Austrália), Wellington (Nova Zelândia), Rio de Janeiro (Brasil), Baltimore, Annapolis e Nova York (Estados Unidos), Portsmouth (Inglaterra), Roterdã (Holanda) e Gotemburgo (Suécia).