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“MACGYVER” REFORÇA O BRASIL 1 NA PRIMEIRA ETAPA DA VOLVO OCEAN RACE

05.10.2005  |    204 visualizações VELA

Neozelandês Martin Carter estará na tripulação de Torben Grael entre Vigo e Cidade do Cabo

São Paulo (SP) - “Com um canivete e um rolo de fita adesiva, ele conserta qualquer coisa”, avisa o velejador catarinense André Fonseca. O “MacGyver” em questão é o neozelandês Martin Carter, confirmado nesta semana como tripulante do Brasil 1 para a primeira etapa da Volvo Ocean Race, entre Vigo, na Espanha, e a Cidade do Cabo, na África do Sul.

Personagem de série de televisão dos anos 80, MacGyver é um detetive que adaptava qualquer aparelho eletrônico para, por exemplo, explodir ou consertava qualquer equipamento usando apenas canivete e fita adesiva, justamente como Carter. No Brasil 1, ele foi o responsável por todas as instalações elétricas e eletrônicas e ainda sabe como consertar qualquer equipamento usado no veleiro de 70 pés (21,5 metros).

Uma prova da perícia de Carter aconteceu durante a travessia atlântica, após a constatação de um defeito no dessalinizador do barco. “O problema era na alimentação de ar. Resolvemos com um dos potes para comida, que hoje serve como reservatório de ar para que a máquina funcione normalmente”, lembra o velejador.

O comandante Torben Grael, bicampeão olímpico da classe Star, está satisfeito por ter fechado a tripulação que vai disputar a primeira perna da competição. “Desde que confirmamos a presença do Damian Foxall na equipe, sabíamos que ele não disputaria a primeira etapa. Testamos o Martin durante a travessia e ele mostrou que é um excelente velejador, além de conhecer todos os sistemas do barco. Na primeira etapa, essa habilidade para consertar qualquer coisa será muito útil”, explica Torben.

Engenheiro e ex-membro da marinha mercante, Carter já participou de uma edição da Volvo Ocean Race. Ele foi o engenheiro-chefe do Team Tyco, quarto colocado em 2001/2002, mas esteve na tripulação apenas durante os treinos. Além disso, coordenou também a área elétrica, eletrônica e hidráulica do GBR Challenge, a equipe da Inglaterra que disputou uma vaga na America’s Cup de 2002. Ele exerceu o mesmo cargo na equipe de Ellen McArthur, vice-campeã da Vendee Globe, regata de volta ao mundo em solitário, em 2001.

Além de Carter, a tripulação do Brasil 1 entre Vigo e Cidade do Cabo terá Torben Grael (BRA), Marcelo Ferreira (BRA), Kiko Pellicano (BRA), André Fonseca (BRA), João Signorini (BRA), Roberto Bermudez (ESP), Stuart Wilson (NZL), Andy Meiklejohn (NZL) e a navegadora australiana Adrienne Cahalan. O norueguês Knut Frostad só defende o Brasil 1 nas etapas dos mares do Sul, entre a África do Sul e o Brasil. O irlandês Damian Foxall se junta ao time a partir da Cidade do Cabo. A largada da primeira etapa será no dia 12 de novembro. No dia 5, uma semana antes, a Volvo Ocean Race começa com uma regata local (Inport Race), em Sanxenxo, cidade vizinha a Vigo.

O Brasil 1 está atualmente treinando na região de Cascais, em Portugal. A equipe fica em águas portuguesas até o dia 12 de outubro, quando parte para Vigo. Na Espanha, os velejadores têm pela frente uma série de cursos preparatórios, entre eles de primeiros-socorros e uso da estação de mídia, instalada em todos os veleiros participantes.

O Brasil 1 é patrocinado por VIVO, Motorola, QUALCOMM, ThyssenKrupp, NIVEA Sun, Ágora Senior Corretora de Valores e Governo Brasileiro através da Apex (Agência de Promoção das Exportações do Brasil), Ministério da Indústria, Desenvolvimento e Comércio Exterior, Ministério do Turismo e Ministério dos Esportes e apoio especial da Varig.

A equipe terá seis concorrentes de cinco países: os barcos holandeses ABN Amro 1 (comandado por Mike Sanderson/NZL) e ABN Amro 2 (Sebastien Josse/FRA); Ericsson Racing Team (Neil McDonald/ING), da Suécia; Piratas do Caribe (Paul Cayard/EUA), dos Estados Unidos; Movistar (Bouwe Bekking/HOL), da Espanha; e Premier Challenge (Grant Wharington/AUS), da Austrália.

A Volvo Ocean Race terá oito meses e os competidores navegarão por 31.250 milhas náuticas, mais de 57 mil quilômetros. A regata começa em 5 de novembro, com uma prova local em Sanxenxo, na Espanha. A primeira perna terá largada em Vigo, também Espanha, no dia 12 de novembro. A regata de volta ao mundo passa ainda por Cidade do Cabo (África do Sul), Melbourne (Austrália), Wellington (Nova Zelândia), Rio de Janeiro (Brasil), Baltimore, Annapolis e Nova York (Estados Unidos), Portsmouth (Inglaterra), Roterdã (Holanda) e Gotemburgo (Suécia).
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