São Paulo (SP) - O Brasil enfrenta a Venezuela, nesta terça-feira, às 18 horas, no estádio do Pacaembu, em partida válida pelas semifinais do Sul-Americano Sub-17 de Futebol Feminino e que terá transmissão ao vivo pela RedeTV. A equipe vencedora classifica-se para o Mundial da categoria, que será realizado em setembro, em Trinidad & Tobago. O mesmo acontece com a seleção ganhadora do jogo preliminar, às 15h50, entre Chile e Paraguai. Os times perdedores brigam pela terceira vaga destinada ao continente na decisão do terceiro lugar, que ocorre na quinta-feira à tarde, mesma data da final do torneio, programada também para o Pacaembu. O público tem entrada gratuita tanto nas semifinais como nas finais de quinta-feira.
A Seleção Brasileira, que conseguiu 100% de aproveitamento na fase eliminatória com quatro vitórias (3 a 0 na Bolívia, 15 a 0 no Equador, 5 a 1 no Paraguai e 5 a 0 no Peru) vai entrar em campo contra as venezuelanas com sua força máxima, segundo o técnico Edvaldo Erlacher. "Poupamos algumas jogadoras diante das peruanas, pois já estávamos classificados e queríamos evitar que as atletas penduradas tomassem o segundo cartão amarelo e ficassem fora das semifinais, além de outras por ordem médica", explicou o treinador. "Como agora só a vitória interessa, vou escalar todas as titulares" afirmou.
Edvaldo Erlacher não adiantou as 11 que começam jogando, mas deve promover o retorno ao time brasileiro da goleira Dani, da lateral-direita Tainara, das volantes Lucimara e Bianca e da atacante Thaís, artilheira da competição ao lado de Gláucia, ambas com cinco gols. Outros destaques do time são as meios Andressa e Beatriz e a atacante Paula. "Vou com o que tenho de melhor, pois temos de enfrentar a Venezuela com a mesma seriedade que encaramos nossas adversárias na fase classificatória", declarou o técnico, que não quer saber de favoritismo. "As venezuelanas chegaram com mérito às finais e merecem todo nosso cuidado e dedicação", completou.
A Venezuela chegou à semifinal depois de somar sete pontos na fase classificatória. Venceu a Colômbia (1 a 0) e Uruguai (4 a 1), empatou com o Chile (2 a 2) e foi derrotada pela Argentina (1 a 0), mesmo jogando bem melhor. O técnico Kenneth Zseremeta disse que a meta é perder de pouco do Brasil e brigar pela vaga no Mundial na decisão do terceiro lugar, na quinta-feira. "A Seleção Brasileira é um time quase que impossível de ser batido. Por isso, vou armar um esquema para não sermos goleados e, quem sabe, surpreender", avisou o treinador.
Chile x Paraguai - Na preliminar de Brasil e Venezuela, chilenas e paraguaias disputam, às 15h50, uma vaga na decisão do Sul-Americano Sub-17 de Futebol Feminino e a classificação para o Mundial de Trinidad & Tobago.
O Chile, invicto no torneio, terminou a fase eliminatória em primeiro lugar no Grupo B, com oito pontos, conquistados nas vitórias sobre a Colômbia (2 a 0) e Uruguai (4 a 0) e nos empates com Venezuela (2 a 2) e Argentina (1 a 1). "Temos que apresentar um futebol melhor do que mostramos até agora se quisermos chegar à final", avisou o técnico chileno Ronnie Radonich.
O Paraguai classificou-se para as semifinais ao ficar em segundo lugar no Grupo A. Na primeira fase, acumulou sete pontos, frutos das vitórias sobre Equador (3 a 0), Peru (4 a 0) e do empate com a Bolívia (1 a 1) - perdeu de 5 a 1 do Brasil. "Nosso time se desgastou muito para se classificar, mas acredito que possa se superar e vencer o Chile", comentou o treinador paraguaio Juan Almada.
Classificação
Grupo A
1- Brasil - 12 pg
2- Paraguai - 7 pg e 9 gols pró
3- Bolívia - 7 pg e 5 gols prós
4- Peru - 3 pg
5- Equador - 0 pg
Grupo B
1 -Chile - 8 pg
2- Venezuela - 7 pg e 7 gols pró
3 -Argentina - 7 pg e 5 gols pró
4- Colômbia - 6 pg
5 - Uruguai - 0 pg
Tabela
Semifinais
09/02 (Estádio do Pacaembu)
15h50 - Chile x Paraguai
18h00 - Brasil x Venezuela (com RedeTV ao vivo)
Finais
11/02 (Estádio do Pacaembu)
15h50 - Disputa 3º lugar
18h00 - Final (com RedeTV ao vivo)
Fase Classificatória
28/01 (Estádio do Nacional)
Chile 2 x 2 Venezuela
Colômbia 3 x 1 Uruguai
29/01 (Estádio do Juventus)
Bolívia 3 x 0 Peru
Equador 0 x 3 Paraguai
30/01 - (Estádio do Juventus)
Venezuela 1x 0 Colômbia
Argentina 1 x 1 Chile
31/01 - (Estádio do Nacional)
Peru 3 x 1 Equador
Brasil 3 x 0 Bolívia
01/02 - (Estádio do Nacional)
Uruguai 1 x 4 Venezuela
Colômbia 3 x 1 Argentina
02/02 - (Estádio do Juventus)
Paraguai 4 x 0 Peru
Equador 0 x 15 Brasil
03/02 (Estádio Anacleto Campanella - São Caetano)
Chile 2 x 0 Colômbia
Argentina 2 x 0 Uruguai
04/02 - (Estádio do Nacional)
Bolívia 1 x 0 Equador
Brasil 5 x 1 Paraguai
05/02 - (Estádio do Nacional)
Uruguai 0 x 4 Chile
Venezuela 0 x 1 Argentina
06/02 (Estádio do Juventus)
Paraguai 1 x 1 Bolívia
Peru 0 x 5 Brasil
Credenciamento - Os veículos de comunicação que quiserem cobrir o Campeonato Sul-Americano Sub-17 de Futebol Feminino precisam se credenciar junto à Federação Paulista de Futebol (F: 21897027 e e-mail imprensa@fpf.org.br).
Para ter acesso aos gramados, é necessário enviar formulário em papel timbrado do veículo, assinado pelo editor, com a relação dos profissionais a serem credenciados, com 48 horas de antecedência (dias úteis), da rodada. Para a cobertura do evento fora do gramado, basta apresentação da carteira da Aceesp. Se o profissional não tiver Aceesp, deverá repetir o procedimento acima.
O Campeonato Sul-Americano Sub-17 de Futebol Feminino é um evento oficial da Conmebol, organizado pela Federação Paulista de Futebol (FPF), com promoção da Sport Promotion e apoio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação da Prefeitura de São Paulo.
Galeria de fotos do Sul-Americano, para download, no endereço http://www.zdl.com.br/galeria_aberta.php?Canal=5556
Roberto Pierantoni - MTb 18194
E-mail: piera@zdl.com.b
-
A atacante Paula
(Bruno Miani / ZDL)
-
A capitã Thais tem 5 gols
(Bruno Miani / ZDL)
-
A meio Andressa
(Bruno Miani / ZDL)
-
A artilheira Glaucia
(Bruno Miani / ZDL)
-
Seleção Brasileira
(Bruno Miani / ZDL)
-
A Venezuela
(Bruno Miani / ZDL)
-
Time do Paraguai
(Bruno Miani / ZDL)
-
Equipe do Chile
(Bruno Miani / ZDL)
-
Ysaura Viso, a melhor da Venezuela
(Bruno Miani / ZDL)
-
Maria Toledo (esq) comanda o Paraguai
(Bruno Miani / ZDL)
-
Yanara (esq), destaque do Chile
(Bruno Miani / ZDL)