Capa

FUTEBOL

Brasil é campeão do Sul-Americano Sub-17 de Futebol Feminino

Classificadas para o Mundial 2010, as brasileiras venceram as chilenas por 7 a 0 na decisão. Venezuela bate Paraguai e termina em terceiro lugar

11.02.2010  |  5.393 visualizações
São Paulo (SP) -O Brasil ganhou do Chile por 7 a 0, no início da noite desta quinta-feira, no Estádio do Pacaembu, e sagrou-se campeão do Sul-Americano Sub-17 de Futebol Feminino. Os gols brasileiros foram marcados por Beatriz (2), Jucinara (2), Paula, Andressa e Gláucia. Na preliminar, a Venezuela venceu o Paraguai por 1 a 0, obteve a terceira colocação e classificou-se para o Mundial da categoria, que será realizado no mês de setembro, em Trinidad & Tobago.

A Seleção Brasileira, que - assim como a chilena - já havia garantido vaga no Mundial 2010 ao avançar para a final, conquistou o título de forma invicta e com 100% de aproveitamento: seis vitórias (3 a 0 na Bolívia, 15 a 0 no Equador, 5 a 1 no Paraguai, 5 a 0 no Peru, 6 a 2 sobre a Venezuela na semifinal, e 7 a 0 diante do Chile na decisão), 41 gols marcados (média de 6,83 por jogo) e apenas três sofridos.

Também teve as atacantes Paula e Glaucia como artilheiras do torneio, com sete gols, e a goleira Dani a menos vazada - apenas três vezes.

Paula estava muito feliz com o título. "O resultado foi muito importante para dar confiança ao grupo no Mundial e mostramos que o futuro do futebol feminino brasileiro está garantido", assegurou após comemorar ao lado das companheiras. A capitã Thais recebeu o troféu das mãos do presidente da Conmebol, o paraguaio Nicolás Leoz e do presidente da Federação Paulista de Futebol Marco Polo Del Nero.

O técnico brasileiro Edvaldo Erlacher elogiou o desempenho de suas jogadoras durante toda a competição. "As meninas foram responsáveis por tornar fácil o jogo final contra o Chile, um adversário muito bem armado. Elas souberam explorar o que têm de melhor - o passe e as viradas de bola. Uma conquista como essa é importante para elas construírem uma carreira sólida", afirmou.

Edvaldo, que assumiu a Seleção Sub-17 em março do ano passado, destacou a atuação do grupo, mas apontou a volante Lucimara, como uma atleta perfeita taticamente. Sobre a performance da equipe no Mundial, o técnico acredita que o time poderá chegar em condições de igualdade com as seleções dos Estados Unidos e da Europa. "Para isso precisaremos trabalhar mais a forma física e treinar mais as bolas aéreas", completou.

Futebol ofensivo - O Brasil começou a partida da mesma forma que fez durante todo campeonato, jogando ofensivamente em busca da vantagem no placar, que veio aos 12 minutos. A meia Beatriz aproveitou bola espirrada da zaga e, de dentro da área, chutou forte na saída da goleira Maria Troncoso para fazer 1 a 0. O segundo gol brasileiro saiu aos 23 minutos, em cobrança de falta perfeita de Jucinara no ângulo esquerdo da goleira chilena. A lateral-esquerda foi a autora do terceiro gol, aos 41 minutos, em escanteio da direita que contou com a ajuda de Maria Troncoso.

O técnico do Chile, Ronnie Radonich, armou um forte retranca para evitar uma goleada mais expressiva do Brasil, o que deu resultado apenas até os 29 minutos do segundo tempo, quando Beatriz bateu falta no canto direito da goleira adversária e marcou o quarto gol. O quinto saiu dois minutos depois, aos 31, em cabeçada da atacante Paula após cruzamento de Luana, que substituiu Thais, da direita. O sexto foi marcado pela meia Andressa, aos 35, em chute forte da intermediária. Gláucia, que havia acabado de entrar no lugar de Paula, fez o sétimo, aos 38, deslocando da goleira chilena.

Ficha Técnica

Brasil 7
- Dani; Roberta, Ingrid, Lilian e Jucinara; Lucimara, Bianca (Rayanne), Andressa, Beatriz e Thaís (Luana); e Paula (Gláucia). Técnico: Edvaldo Erlacher.

Chile 0 - - Maria Troncoso; Iona Rothfeld (Barbara Santibañez), Nicole Cornejo, Leticia Torres e Camila Saez; Yocelyn Cisternas, Maria Urrutia, Yorky Arriagada e Claudia Soto; Francisca Moroso (Yudith Rojas) e Yanara Aedo. Técnico: Ronnie Radonich.

Data: 11/02/2010
Local: Estádio do Pacaembu
Árbitra: Salomé Di Iorio (Argentina)
Assistentes: Gabriela Moreno (Peru) e Maria Quiroga (Bolívia)

Cartões Amarelos - Nicole Cornejo e Barbara Santibañez (Chile)

Gols: Beatriz (12m 1º T e 29m 2º T), Jucinara (23m e 41m 1º T ), Paula (31m 2º T), Andressa (35m 2º T) e Gláucia (38m 2º T).

Artilheiras
1- Paula e Gláucia (Brasil) - 7 gols
2- Thais (Brasil) - 5
3- Andressa, Beatriz, Ingrid e Jucinara (Brasil), Francisca Moroso (Chi) e Isaura Viso e Joemar Guarecuco (Venezuela) - 4
4- Yanara Aedo (Chi), e Jullia (Bra) - 3
5- Luana (Bra), Érika Rolón, Maria Toledo e Marlene Mendoza (Paraguai) - 2

Classificação final do Sul-Americano
1- Brasil
2- Chile
3- Venezuela
4- Paraguai

Classificação da primeira fase

Grupo A
1- Brasil - 12 pg
2- Paraguai - 7 pg e 9 gols pró
3- Bolívia - 7 pg e 5 gols prós
4- Peru - 3 pg
5- Equador - 0 pg

Grupo B
1 -Chile - 8 pg
2- Venezuela - 7 pg e 7 gols pró
3 -Argentina - 7 pg e 5 gols pró
4- Colômbia - 6 pg
5 - Uruguai - 0 pg

Tabela

Finais
11/02 (Estádio do Pacaembu)
Final - Brasil 7 x 0 Chile
3º lugar - Paraguai 0 x 1 Venezuela

Semifinais

09/02 (Estádio do Pacaembu)
Chile 4 x 1 Paraguai
Brasil 6 x 2 Venezuela

Primeira fase

28/01 (Estádio do Nacional)
Chile 2 x 2 Venezuela
Colômbia 3 x 1 Uruguai

29/01 (Estádio do Juventus)
Bolívia 3 x 0 Peru
Equador 0 x 3 Paraguai

30/01 - (Estádio do Juventus)
Venezuela 1x 0 Colômbia
Argentina 1 x 1 Chile

31/01 - (Estádio do Nacional)
Peru 3 x 1 Equador
Brasil 3 x 0 Bolívia

01/02 - (Estádio do Nacional)
Uruguai 1 x 4 Venezuela
Colômbia 3 x 1 Argentina

02/02 - (Estádio do Juventus)
Paraguai 4 x 0 Peru
Equador 0 x 15 Brasil

03/02 (Estádio Anacleto Campanella - São Caetano)
Chile 2 x 0 Colômbia
Argentina 2 x 0 Uruguai

04/02 - (Estádio do Nacional)
Bolívia 1 x 0 Equador
Brasil 5 x 1 Paraguai

05/02 - (Estádio do Nacional)
Uruguai 0 x 4 Chile
Venezuela 0 x 1 Argentina

06/02 (Estádio do Juventus)
Paraguai 1 x 1 Bolívia
Peru 0 x 5 Brasil

O Campeonato Sul-Americano Sub-17 de Futebol Feminino foi um evento oficial da Conmebol, organizado pela Federação Paulista de Futebol (FPF), com promoção da Sport Promotion e apoio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação da Prefeitura de São Paulo.

Galeria de fotos do Sul-Americano, para download, no endereço http://www.zdl.com.br/galeria_aberta.php?Canal=5556

Roberto Pierantoni - MTb 18194
E-mail: piera@zdl.com.b

  • Equipe comemora
    (Bruno Miani / ZDL)

  • Equipe e Comissão Técnica
    (Bruno Miani / ZDL)

  • Jogadoras com o troféu
    (Bruno Miani / ZDL)

  • Premiação do Brasil
    (Bruno Miani / ZDL)

  • Thais recebe o troféu de Nicolás Leoz
    (Bruno Miani / ZDL)

  • Técnico Edvaldo Erlacher
    (Bruno Miani / ZDL)

  • Gláucia comemora sétimo gol
    (Bruno Miani / ZDL)

  • Beatriz fez o quarto gol
    (Bruno Miani / ZDL)

Leia também...

11.02.2010

Venezuela vence Paraguai e garante vaga para o Mundial Sub 17 de Futebol Feminino

Vitória por 1 a 0 na decisão do terceiro lugar do Sul-Americano classifica venezuelanas. Brasil e Chile estão decidindo no título. No primeiro tempo, o Brasil vence por 3 a 0, gols de Beatriz e Jucinara (2)

10.02.2010

Brasil e Chile decidem o Sul-Americano Sub-17 de Futebol Feminino no Pacaembu

Final acontece nesta quinta-feira, às 18 horas. Paraguai e Venezuela brigam pelo terceiro lugar na preliminar

09.02.2010

Brasil goleia Venezuela e decide com o Chile o Sul-Americano Sub-17 de Futebol Feminino

Seleção Brasileira garantiu vaga no Mundial da categoria com a vitória de 6 a 2 e o Chile ganhou do Paraguai por 4 a 1

09.02.2010

Chile é o primeiro finalista do Sul-Americano Sub-17 de Futebol Feminino

Chilenas vencem paraguaias por 4 a 1 e classificam-se para o Mundial de Trinidad & Tobago. Brasil e Venezuela jogam para decidir o outro finalista. Até os 36 m do primeiro tempo, o Brasil vencia por 2 a 1, de virada

Entre em contato