Capa

FUTEBOL

Brasil e Chile decidem o Sul-Americano Sub-17 de Futebol Feminino no Pacaembu

Final acontece nesta quinta-feira, às 18 horas. Paraguai e Venezuela brigam pelo terceiro lugar na preliminar

10.02.2010  |  1.143 visualizações
São Paulo (SP)- Brasil e Chile fazem nesta quinta-feira, no Estádio do Pacaembu, a final do Sul-Americano Sub-17 de Futebol Feminino. A partida, que será transmitida ao vivo pela Rede TV e terá entrada gratuita para o público, começa às 18 horas. Na preliminar, às 15h50, jogam Paraguai e Venezuela na disputa pelo terceiro lugar e pela última vaga destinada ao continente sul-americano no Mundial da categoria, que acontece no mês de setembro, em Trinidad & Tobago.

As duas seleções finalistas chegam à decisão invictas e já classificadas para o Mundial. O Brasil tem 100% de aproveitamento na competição, com cinco vitórias: 6 a 2 sobre Venezuela na semifinal; 3 a 0 no Bolívia, 15 a 0 no Equador, 5 a 1 no Paraguai e 5 a 0 no Peru na fase classificatória. Marcou 34 gols e sofreu três. O Chile, por sua vez, ganhou da Colômbia (2 a 0), do Uruguai (4 a 0) e empatou com Venezuela (2 a 2) e Argentina (1 a 1) antes de derrotar o Paraguai (4 a 1), no jogo que valeu vaga na decisão.

O técnico da Seleção Brasileira, Edvaldo Erlacher, acredita em mais uma vitória e na conseqüente conquista do título. "Agora que atingimos nosso primeiro objetivo, que era a classificação para o Mundial, acho que possamos fazer uma boa partida e sair do Pacaembu com a taça", avalia. Contudo, o treinador afirma que não considera as brasileiras favoritas. "Estamos fazendo um bom campeonato, mas precisamos manter a seriedade e trabalhar um posicionamento melhor da defesa nas bolas paradas para evitar gols", avisa.

Edvaldo Erlacher acredita que poderá contar com força máxima na final, inclusive com a meia Andressa e com a atacante Thais, substituídas no segundo tempo da semifinal para evitar maior desgaste de duas das principais jogadoras e responsáveis por grande parte das jogadas de criação do time brasileiro. "Espero que nada de errado aconteça até a decisão", declarou o treinador.

O técnico do Chile, Ronnie Rodonich, que começou o torneio apostando na força defensiva de sua equipe, mas depois passou a escalar uma formação mais ofensiva, conta que suas jogadoras podem fazer diante do Brasil a melhor partida na competição. Mesmo sabendo que enfrentará o adversário mais difícil do torneio. "Agora que já garantimos nossa ida para Trinidad & Tobago, meu time poderá atuar despreocupado e mostrar um futebol mais alegre, dentro da característica que mais gosta, que é jogar para a frente", pondera.

Artilheiras - Pelo fato de ter feito 34 gols, o Brasil tem as principais artilheiras da competição. As atacantes Paula e Gláucia tem 6 gols cada, ficando Thais com 5 e Ingrid, que fez três gols na semifinal, com 4. A venezuelana Isaura Viso e a chilena Francisca Moroso também têm 4 gols cada.

Credenciamento - Os veículos de comunicação que quiserem cobrir o
Campeonato Sul-Americano Sub-17 de Futebol Feminino precisam se credenciar junto à Federação Paulista de Futebol (F: 21897027 e e-mail imprensa@fpf.org.br).

Para ter acesso aos gramados, é necessário enviar formulário em papel timbrado do veículo, assinado pelo editor, com a relação dos profissionais a serem credenciados, com 48 horas de antecedência (dias úteis), da rodada. Para a cobertura do evento fora do gramado, basta apresentação da carteira da Aceesp. Se o profissional não tiver Aceesp, deverá repetir o procedimento acima.

O Campeonato Sul-Americano Sub-17 de Futebol Feminino é um evento oficial da Conmebol, organizado pela Federação Paulista de Futebol (FPF), com promoção da Sport Promotion e apoio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação da Prefeitura de São Paulo.

Classificação da primeira fase

Grupo A
1- Brasil - 12 pg
2- Paraguai - 7 pg e 9 gols pró
3- Bolívia - 7 pg e 5 gols prós
4- Peru - 3 pg
5- Equador - 0 pg

Grupo B
1 -Chile - 8 pg
2- Venezuela - 7 pg e 7 gols pró
3 -Argentina - 7 pg e 5 gols pró
4- Colômbia - 6 pg
5 - Uruguai - 0 pg

Tabela

Finais
11/02 (Estádio do Pacaembu)
15h50 - Disputa 3º lugar - Paraguai x Venezuela
18h00 - Final - Brasil x Chile (RedeTV ao vivo)

Semifinais
09/02 (Estádio do Pacaembu)
Chile 4 x 1 Paraguai
Brasil 6 x 2 Venezuela

Fase Classificatória

28/01 (Estádio do Nacional)
Chile 2 x 2 Venezuela
Colômbia 3 x 1 Uruguai

29/01 (Estádio do Juventus)
Bolívia 3 x 0 Peru
Equador 0 x 3 Paraguai

30/01 - (Estádio do Juventus)
Venezuela 1x 0 Colômbia
Argentina 1 x 1 Chile

31/01 - (Estádio do Nacional)
Peru 3 x 1 Equador
Brasil 3 x 0 Bolívia

01/02 - (Estádio do Nacional)
Uruguai 1 x 4 Venezuela
Colômbia 3 x 1 Argentina

02/02 - (Estádio do Juventus)
Paraguai 4 x 0 Peru
Equador 0 x 15 Brasil

03/02 (Estádio Anacleto Campanella - São Caetano)
Chile 2 x 0 Colômbia
Argentina 2 x 0 Uruguai

04/02 - (Estádio do Nacional)
Bolívia 1 x 0 Equador
Brasil 5 x 1 Paraguai

05/02 - (Estádio do Nacional)
Uruguai 0 x 4 Chile
Venezuela 0 x 1 Argentina

06/02 (Estádio do Juventus)
Paraguai 1 x 1 Bolívia
Peru 0 x 5 Brasil

Galeria de fotos do Sul-Americano, para download, no endereço
http://www.zdl.com.br/galeria_aberta.php?Canal=5556

Roberto Pierantoni - MTb 18194
E-mail: piera@zdl.com.b
  • Thais, destaque do Brasil
    (Bruno Miani / ZDL)

  • Andressa deve jogar
    (Bruno Miani / ZDL)

  • A artilheira Paula
    (Bruno Miani / ZDL)

  • Ingrid fez três gols na semifinal
    (Bruno Miani / ZDL)

  • Glaucia tem 6 gols
    (Bruno Miani / ZDL)

  • A meio Beatriz comanda o time
    (Bruno Miani / ZDL)

  • O técnico Edvaldo está otimista
    (Bruno Miani / ZDL)

  • Francisca Moroso (dir.) goleadora do Chile
    (Bruno Miani / ZDL)

  • Erika Rolon (esq), destaque do Paraguai
    (Bruno Miani / ZDL)

  • Isaura (esq.) artilheira da Venezuela
    (Bruno Miani / ZDL)

Leia também...

11.02.2010

Classificadas para o Mundial 2010, as brasileiras venceram as chilenas por 7 a 0 na decisão. Venezuela bate Paraguai e termina em terceiro lugar

11.02.2010

Vitória por 1 a 0 na decisão do terceiro lugar do Sul-Americano classifica venezuelanas. Brasil e Chile estão decidindo no título. No primeiro tempo, o Brasil vence por 3 a 0, gols de Beatriz e Jucinara (2)

09.02.2010

Seleção Brasileira garantiu vaga no Mundial da categoria com a vitória de 6 a 2 e o Chile ganhou do Paraguai por 4 a 1

09.02.2010

Chilenas vencem paraguaias por 4 a 1 e classificam-se para o Mundial de Trinidad & Tobago. Brasil e Venezuela jogam para decidir o outro finalista. Até os 36 m do primeiro tempo, o Brasil vencia por 2 a 1, de virada

Entre em contato