São Paulo (SP) -- O Paraguai garantiu a classificação em segundo lugar no Grupo A do Sul-Americano Sub-17 de Futebol Feminino ao empatar em 1 a 1 com a Bolívia, na tarde deste sábado, no Estádio do Juventus - no jogo de fundo, estão jogando Brasil x Peru. Terminado o primeiro tempo, o Brasil tem vantagem de 3 a 0. As semifinais já estão definidas. Na terça-feira, dia 9, jogam no Pacaembu, às 15h50, Chile x Paraguai e às 18 horas Brasil x Venezuela. A rodada tem entrada gratuita ao público e jogo do Brasil terá transmissão ao vivo pela RedeTV.
Paraguai e Bolívia terminaram a fase eliminatória com sete pontos, mas as paraguaias ficaram com a vaga no Grupo A no primeiro critério de desempate, o número de gols marcados: nove contra cinco. "Acredito que podemos jogar melhor contra o Chile (primeiro colocado no Grupo B) na semifinal", afirmou Juan Almada, técnico do Paraguai.
O primeiro tempo foi muito movimentado. O Paraguai começou mais ofensivo e abriu o placar aos 12 minutos. A volante Liz Peña, que também joga de goleira, marcou depois de falha da arqueira boliviana Maria Lazaro. Atrás no placar, a Bolívia deixou a postura defensiva de lado e passou a pressionar. A insistência na busca do empate foi recompensada aos 36 minutos, quando Margarita Zabala, que havia acabado de entrar no lugar de Daniela Aguayo, cruzou da esquerda e a goleira paraguaia espalmou para dentro do próprio gol.
Na etapa final, a Bolívia foi superior, mas não soube refletir o domínio em gols. Perdeu diversas chances para virar, a principal delas com a meia Diana Zenteno, que cobrou pênalti sofrido por Margarita Zabala nas mãos da goleira Paola Buttner, aos 38 minutos.
A torcida boliviana, que lotou as sociais do estádio e parte das arquibancadas - segundo a Polícia Militar, três mil pessoas estiveram presentes -, deu espetáculo à parte, entoando gritos de guerra, aplaudindo e vibrando a cada jogada ofensiva de seu selecionado. Nem mesmo o primeiro gol paraguaio, arrefeceu o ânimo das dezenas de famílias de imigrantes do país presidido por Evo Morales. Continuaram apoiando e foram ao delírio com o gol de empate. Mesmo após o pênalti desperdiçado e com a desclassificação, os incentivos continuaram.
Ficha Técnica
Bolívia 1 - Maria Del Carmen, Mariana Caucota, Heidy Vaca, Laura Gomez, Janete Viveros e Daniela Aguayo (Margarita Zabala); Yandhy Quiroga (Ana Velasco), Angela Cardenas e Eylen Tirado; Sdenka Eguez e Diana Zenteno. Técnico: Napoleon Cardozo
Paraguai 1 - Paola Buttner; Erika Rolón, Marlene Mendoza, Sherlin Cazuriaga, Paola Zalazar e Deisy Leguizomon; Liz Peña (Fabiola Ayala), Amada Peralta (Andrea Galeano) e Maria Toledo; Claudia Cantero e Araceli Ybañes (Rossana Valdez). Técnico: Juan Almada.
Data: 06/02/2010
Local: Estádio do Juventus
Árbitra: Claudia Umpierrez (Uruguai)
Assistentes: Luciana Mascaraña (Uruguai) e Maria Laura Fortunato (Argentina)
Gols: Liz Peña (12m 1º T) para o Paraguai e Margarita Zabala (36m 1º T) para a Bolívia
Cartões Amarelos - Liz Peña, Araceli Ibañes e Paola Zalazar, da Paraguai ; Janeth Viveros e Margarita Zabala, da Bolívia
Classificação
Grupo A
1- Brasil - 9 pg
2- Paraguai - 7 pg e 9 gols pró
3- Bolívia - 7 pg e 5 gols prós
4- Peru - 3 pg
5- Equador - 0 pg
Grupo B
1 -Chile - 8 pg
2- Venezuela - 7 pg e 7 gols pró
3 -Argentina - 7 pg e 5 gols pró
4- Colômbia - 6 pg
5 - Uruguai - 0 pg
Fase Classificatória
28/01 (Estádio do Nacional)
Chile 2 x 2 Venezuela
Colômbia 3 x 1 Uruguai
29/01 (Estádio do Juventus)
Bolívia 3 x 0 Peru
Equador 0 x 3 Paraguai
30/01 - (Estádio do Juventus)
Venezuela 1x 0 Colômbia
Argentina 1 x 1 Chile
31/01 - (Estádio do Nacional)
Peru 3 x 1 Equador
Brasil 3 x 0 Bolívia
01/02 - (Estádio do Nacional)
Uruguai 1 x 4 Venezuela
Colômbia 3 x 1 Argentina
02/02 - (Estádio do Juventus)
Paraguai 4 x 0 Peru
Equador 0 x 15 Brasil
03/02 (Estádio Anacleto Campanella - São Caetano)
Chile 2 x 0 Colômbia
Argentina 2 x 0 Uruguai
04/02 - (Estádio do Nacional)
Bolívia 1 x 0 Equador
Brasil 5 x 1 Paraguai
05/02 - (Estádio do Nacional)
Uruguai 0 x 4 Chile
Venezuela 0 x 1 Argentina
06/02 (Estádio do Juventus)
13h50 - Paraguai 1 x 1 Bolívia
16h00 - Peru x Brasil
Semifinais
09/02 (Estádio do Pacaembu)
15h50 - Chile x Paraguai
18h00 - Brasil x Venezuela (com RedeTV ao vivo)
Finais
11/02 (Estádio do Pacaembu)
15h50 - Disputa 3º lugar
18h00 - Final
Credenciamento - Os veículos de comunicação que quiserem cobrir o Campeonato Sul-Americano Sub-17 de Futebol Feminino precisam se credenciar junto à Federação Paulista de Futebol (F: 21897027 e e-mail imprensa@fpf.org.br).
Para ter acesso aos gramados, é necessário enviar formulário em papel timbrado do veículo, assinado pelo editor, com a relação dos profissionais a serem credenciados, com 48 horas de antecedência (dias úteis), da rodada. Para a cobertura do evento fora do gramado, basta apresentação da carteira da Aceesp. Se o profissional não tiver Aceesp, deverá repetir o procedimento acima.
O Campeonato Sul-Americano Sub-17 de Futebol Feminino é um evento oficial da Conmebol, organizado pela Federação Paulista de Futebol (FPF), com promoção da Sport Promotion e apoio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação da Prefeitura de São Paulo.
Atenção : Mais tarde seguem matéria e outras fotos do jogo Brasil x Peru
galeria de fotos do Sul-Americano, para download, no endereço http://www.zdl.com.br/galeria_aberta.php?Canal=5556
Roberto Pierantoni - MTb 18194
E-mail: piera@zdl.com.br
-
Bany (Peru) e Paula (Bra)
(Bruno Miani / ZDL)
-
Glaucia (Bra) e Tiffany (Peru)
(Bruno Miani / ZDL)
-
Beatriz comemora primeiro gol do Brasil
(Bruno Miani / ZDL)
-
Stephane e Andrea (Peru)
(Bruno Miani / ZDL)
-
Ingrid e Glaucia (Bra) e Stephane (Peru)
(Bruno Miani / ZDL)
-
Paula (Bra) e Andrea (Peru)
(Bruno Miani / ZDL)
-
Arquibancada lotada
(Bruno Miani / ZDL)
-
Comemoração boliviana
(Bruno Miani / ZDL)
-
Margarita (esq) comemora o empate
(Bruno Miani / ZDL)
-
Diana (Bol) e Amada (Par)
(Bruno Miani / ZDL)
-
Sdenka (Bol) e Deisy (Par)
(Bruno Miani / ZDL)
-
Erika (Par) e Margarita (Bol)
(Bruno Miani / ZDL)
-
Amada (Par), Angela e Maria (Bol)
(Bruno Miani / ZDL)