São Paulo (SP) - As seleções do Chile e da Venezuela são as classificadas do Grupo B para as semifinais do Sul-Americano Sub-17 de Futebol Feminino, que serão realizadas terça-feira, no Estádio do Pacaembu. As chilenas garantiram a vaga após ganharem do Uruguai por 4 a 0, na tarde desta sexta-feira, no Estádio do Nacional, na preliminar da rodada dupla. As venezuelanas avançaram mesmo sendo derrotadas pelas argentinas por 1 a 0.
O Chile terminou a fase eliminatória em primeiro lugar, com oito pontos ganhos. A Venezuela ficou em segundo com sete pontos - mesma pontuação da Argentina, mas com número maior de gols marcados (7 a 5). A definição das adversárias nas semifinais acontece neste sábado, no Estádio do Juventus, onde se enfrentam Paraguai e Bolívia, às 13h50, e Brasil e Peru, às 16 horas, com entrada gratuita ao público. As brasileiras já estão classificadas e as paraguaias jogam com a vantagem do empate.
No primeiro tempo, a Argentina, que precisava vencer por quatro gols de diferença para avançar na competição, foi para acima da Venezuela. Mas não demorou muito para as venezuelanas - mais técnicas - dominarem as ações em campo e chegarem com facilidade à área adversária. Contudo, não conseguiram abrir o placar, pois desperdiçaram diversas chances de gol, principalmente com a atacante Isaura Viso.
Na segunda etapa, a Venezuela, com uma jogadora a menos em campo - Natasha Rosas foi expulsa no final do primeiro tempo -, suportou a pressão da Argentina até os 47minutos. No último lance do jogo, a atacante Florencia Bonsegundo aproveitou cruzamento da direita e marcou o gol solitário do confronto. "Não merecíamos esta derrota. Mesmo em desvantagem numérica em campo, fomos melhores. Agora é levantar a cabeça e se preparar para as semifinais", declarou o técnico venezuelano Kenneth Zseremeta.
Ficha Técnica
Venezuela 0 - Maleike Pacheco; Yaribeth Ulácio, Maria Rodrigues, Yurimar Toledo; Maria Carrero (Soleidys Rangel), Marialba Zambrano, Maryeling Martinez, Natasha Rosas e Paola Villamizar; Isaura Viso e Anna Alvarado. Técnico: Kenneth Zseremeta.
Argentina 1- Laurina Oliveros, Cecília Ghigo (Florência Carril), Jesica Parodi (Sofia Schell), Delfina Fernandez e Agustina Barroso; Camila Gomez, Maria Tesuri, Florência Bonsegundo e Valeria Galarza; Macarena Tramonte (Romina Nuñez) e Betina Soriano. Técnico: Adrian Stumbo.
Data: 05/02/2010
Local: Estádio do Nacional
Árbitra: Mabel Ortega (Paraguai)
Assistentes: Estela Ayala (Paraguai) e Gabriela Moreno (Peru)
Cartões Amarelos - Paola Villamizar (Venezuela)
Cartão Vermelho - Natasha Rosas (Venezuela)
Gols: Florência Bonsegundo (47m 2º T)
Chile goleia Uruguai -Na preliminar, as chilenas foram superiores durante todo o jogo e não tiveram dificuldades para derrotar as uruguaias e avançarem para a fase decisiva do torneio. No primeiro tempo, abriram o placar com a meia Claudia Soto, aos 11 minutos, e fizeram 2 a 0, com Yorky Arriagada, aos 33 min. Na etapa final, permaneceram no ataque e ampliaram logo aos três minutos, com a atacante Francisca Amoroso. A goleada foi consumada aos 36, após chute de fora da área da atacante Fernanda Pinitta, que havia acabado de entrar no lugar de Claudia Sotto.
"Um resultado de 4 a 0 sempre é bom, mas teremos de melhorar muito se quisermos um vaga na final. Temos de atuar ainda melhor do que fizemos no primeiro tempo, quando fomos bem. Na segunda etapa, caímos muito de produção", analisou Ronnie Radonich, técnico do Chile.
Brasil fecha fase classificatória contra o Peru - Já classificada para as semifinais, a Seleção Brasileira disputa, neste sábado, às 16 horas, no Estádio do Juventus, na rua Javari, a sua quarta e última partida na fase eliminatória. As adversárias são as peruanas, que não somaram pontos nos três jogos que realizaram.
O Brasil, quem tem 100% de aproveitamento com as vitórias diante da Bolívia (3 a 0), Equador (15 a 0) e Paraguai (5 a 1), só perde a primeira colocação no Grupo 1 se for derrotado pelas peruanas, Paraguai ou Bolívia ganharem o confronto entre elas na preliminar, às 13h50, e ainda tirarem a vantagem brasileira no número de gols marcados. A Seleção balançou as redes 23 vezes, as paraguaias oito e as bolivianas quatro. O Brasil tem as duas artilheiras da competição : Thais e Gláucia, com 5 gols cada.
O técnico do Brasil, Edvaldo Erlacher, disse que vai poupar a atacante Thaís e a meia Bianca, penduradas com um cartão amarelo, para a partida da semifinal, terça-feira, no Estádio do Pacaembu. As demais jogadoras deverão ser mantidas. "A idéia é manter a base para ganharmos mais entrosamento e chegarmos mais bem preparados na fase decisiva", avisou o treinador.
Ficha Técnica
Uruguai 0- Natalia Acosta, Betina Garin , Ana Sire, Blanca Cazaux, Maria Texeira (Giannina Pinasco) e Cinthia Gonzalez; Ximena Velazco, Federica Silvera e Romina Chaves (Romina Alvarez); Triana Martirena (Belen Suarez) e Natalia Cítera. Técnico: Alinedes Barindelli.
Chile 4 - Maria Troncoso; Yocelyn Cisternas, Nicole Cornejo, Leticia Torres e Camila Saez; Francisca Moroso, Yorky Arriagada, Yanara Aedo, Claudia Soto (Fernanda Pinilla); Iona Rothfeld e Maria Urrutia. Técnico: Ronnie Radonich.
Data: 05/02/2010
Local: Estádio do Nacional
Árbitra: Betty Tobar (Equador)
Assistentes: Monica Amboya (Equador) e Maria Eliza Barbosa (Brasil)
Gols: Claudia Soto (10m 1º T), Yorky Arriagada (33m 1º T), Francisca Moroso (3m 2º T), Fernanda Pinila (36m 2º T)L
Classificação
Grupo A
1- Brasil - 9 pg
2- Paraguai - 6 pg e 8 gols pró
3- Bolívia - 6 pg e 4 gols prós
4- Peru - 3 pg
5- Equador - 0 pg
Grupo B
1 -Chile - 8 pg
2- Venezuela - 7 pg e 7 gols pró
3 -Argentina - 7 pg e 5 gols pró
4- Colômbia - 6 pg
5 - Uruguai - 0 pg
Fase Classificatória
28/01 (Estádio do Nacional)
Chile 2 x 2 Venezuela
Colômbia 3 x 1 Uruguai
29/01 (Estádio do Juventus)
Bolívia 3 x 0 Peru
Equador 0 x 3 Paraguai
30/01 - (Estádio do Juventus)
Venezuela 1x 0 Colômbia
Argentina 1 x 1 Chile
31/01 - (Estádio do Nacional)
Peru 3 x 1 Equador
Brasil 3 x 0 Bolívia
01/02 - (Estádio do Nacional)
Uruguai 1 x 4 Venezuela
Colômbia 3 x 1 Argentina
02/02 - (Estádio do Juventus)
Paraguai 4 x 0 Peru
Equador 0 x 15 Brasil
03/02 (Estádio Anacleto Campanella - São Caetano)
Chile 2 x 0 Colômbia
Argentina 2 x 0 Uruguai
04/02 - (Estádio do Nacional)
Bolívia 1 x 0 Equador
Brasil 5 x 1 Paraguai
05/02 - (Estádio do Nacional)
Uruguai 0 x 4 Chile
Venezuela 0 x 1 Argentina
06/02 (Estádio do Juventus)
13h50 - Paraguai x Bolívia
16h00 - Peru x Brasil
Semifinais
09/02 (Estádio do Pacaembu)
15h50 - 1º grupo B x 2º grupo A
18h00 - 1º grupo A x 2º grupo B
Finais
11/02 (Estádio do Pacaembu)
15h50 - Disputa 3º lugar
18h00 - Final
Credenciamento - Os veículos de comunicação que quiserem cobrir o Campeonato Sul-Americano Sub-17 de Futebol Feminino precisam se credenciar junto à Federação Paulista de Futebol (F: 21897027 e e-mail imprensa@fpf.org.br).
Para ter acesso aos gramados, é necessário enviar formulário em papel timbrado do veículo, assinado pelo editor, com a relação dos profissionais a serem credenciados, com 48 horas de antecedência (dias úteis), da rodada. Para a cobertura do evento fora do gramado, basta apresentação da carteira da Aceesp. Se o profissional não tiver Aceesp, deverá repetir o procedimento acima.
O Campeonato Sul-Americano Sub-17 de Futebol Feminino é um evento oficial da Conmebol, organizado pela Federação Paulista de Futebol (FPF), com promoção da Sport Promotion e apoio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação da Prefeitura de São Paulo.
Atenção : galeria de fotos do Sul-Americano, para download, no endereço http://www.zdl.com.br/galeria_aberta.php?Canal=5556
Roberto Pierantoni - MTb 18194
E-mail: piera@zdl.com.br
-
Ysaura (Ven) e a goleira Laurina (Arg)
(Bruno Miani / ZDL)
-
Ysaura (Ven) e Laurina (Arg)
(Bruno Miani / ZDL)
-
Ysaura (Ven) e Agustina (Arg)
(Bruno Miani / ZDL)
-
Maria (Ven) e Betina (Arg)
(Bruno Miani / ZDL)
-
Marilba (Ven) e Valéria (Arg)
(Bruno Miani / ZDL)
-
Anna (Ven) e Delfina (Arg)
(Bruno Miani / ZDL)
-
Francisca (esq) comemora terceiro gol chileno
(Bruno Miani / ZDL)
-
Yanara (Chi) e Natalia (Uru)
(Bruno Miani / ZDL)
-
Yanara chuta e deforma a bola
(Bruno Miani / ZDL)
-
Yanara(Chi) e Betina (Uru)
(Bruno Miani / ZDL)
-
Bianca (Uru) e Francisca (Chi)
(Bruno Miani / ZDL)
-
Bianca (Uru) e Fernanda (Chi)
(Bruno Miani / ZDL)