Capa

FUTEBOL

Brasil goleia de novo e está nas semifinais do Sul-Americano Sub-17 de Futebol Feminino

Bolívia vence na preliminar e vai decidir segunda vaga com Paraguai no sábado

04.02.2010  |  681 visualizações
São Paulo (SP) - O Brasil goleou o Paraguai por 5 a 1, assumiu a liderança isolada do Grupo A e garantiu, antecipadamente, a vaga para as semifinais do Sul Americano Sub-17 de Futebol Feminino, que está sendo disputado em São Paulo. Esta foi a terceira vitória folgada da equipe brasileira no torneio, que classifica três seleções do continente para o Mundial da categoria em Trinidad & Tobago, no Caribe, em setembro. Antes, goleou a Bolívia por 3 a 0 e depois arrasou o Equador por 15 a 0.

No outro jogo da rodada dupla da tarde desta quinta-feira no Estádio do Nacional, na Água Branca, a Bolívia derrotou o Equador por 1 a 0 e assumiu o segundo lugar ao lado do Paraguai, com seis pontos ganhos. O confronto direto entre as duas seleções, sábado, no Estádio do Juventus, define a segunda vaga deste grupo. O Paraguai tem maior número de gols (8 a 4) e, por isso, classifica-se com apenas um empate.

O torneio prossegue nesta sexta-feira à tarde, também no Estádio do Nacional, com a última rodada dupla do Grupo B: a líder e invicta Venezuela só precisa de um empate contra a Argentina para garantir a classificação. No outro jogo, o Chile precisa vencer o Uruguai para ficar com a outra vaga e eliminar a Colômbia, atual campeã do torneio. As semifinais estão marcadas para a terça-feira à tarde, no Estádio do Pacaembu. A entrada é gratuita para o público.

Adversário de bom nível técnico - No primeiro tempo, a Seleção Brasileira demorou para impor seu ritmo de jogo, pois enfrentou um adversário de bom nível técnico. Mesmo assim, foi mais ofensiva e terminou a etapa vencendo por 3 a 0, com três gols da centroavante Paula.

No segundo tempo, o Paraguai voltou melhor e marcou aos 15 minutos, através da zagueira Marlene Mendoza. Logo depois, o Brasil voltou a dominar o jogo com a entrada de Gláucia no lugar de Thaís. Aos 38 minutos, a meia Andressa, outro destaque da equipe, marcou o quarto gol de pênalti. Glaucia fechou a goleada aos 43 minutos, aproveitando rebote da goleira paraguaia.

Apesar do resultado folgado, o técnico Edvaldo Erlacher não saiu de campo satisfeito e preferiu não culpar o campo pesado para justificar a atuação. "Desta vez, a equipe foi irregular. Mas tenho que reconhecer que o Paraguai tem uma estrutura tática melhor que as outras adversárias", destacou treinador.

A meio Andressa deixou o campo aplaudida pela torcida. "Bati o pênalti porque a Thaís já tinha saído. Nosso time não foi tão brilhante, mas o campo estava muito pesado e a marcação foi forte", explicou a gaúcha, de 14 anos, que joga no Pelotas, do Rio Grande do Sul.

O técnico do Brasil decidiu poupar a atacante Thais e a meia Bianca para o jogo deste sábado à tarde contra o Peru, no Estádio do Juventus, porque as duas estão penduradas com um cartão amarelo e poderiam ser suspensas e ficar fora da semifinal.

FichaTécnica

Brasil 5 -
Dani; Tainara (Roberta), Ingrid, Lilian e Jucinara; Lucimara, Bianca, Andressa, Beatriz e Thais (Luana); Paula. Técnico: Edvaldo Erlacher.

Paraguai 1 - Liz Peña; Karen Hermosilla, Deisy Leguizomon, Marlene Mendoza e Paula Zalazar; Sherlin Casuriaga, Erika Rolon, e Maria Toledo (Sofia Romero); Claudia Cantero, Araceli Ybañes (Faviola Ayala) e Andrea Galeano. Técnico: Juan Almada.

Data: 04/02/2010
Local: Estádio do Nacional
Árbitra: Salomé Di Iorio (Argentina)
Assistentes: Maria Laura Fortunato (Argentina) e Yoly Garcia (Venezuela)

Gols: Paula (21m, 35m e 39m 1º T), Andressa (38m 2º T), Glaucia (43m 2º T) para o Brasil e Marlene Mendoza (15m 2º T) para o Paraguai

Cartões Amarelos - Marlene Mendoza, Maria Toledo e Araceli Ybañez (Paraguai)

Cartão Vermelho - Karen Hermosilla (Paraguai)

Vitória suada - A Bolívia derrotou o Equador por 1 a 0, no primeiro jogo da rodada dupla desta quinta-feira à tarde no Estádio do Nacional. O único gol da partida foi marcado por Diana Zenteno, aos 13 minutos do segundo tempo. A vitória foi merecida. Precisando vencer para continuar com chances de classificação, as bolivianas atacaram mais e cansaram de perder gols. Só a centroavante Sdenka ficou três vezes livre na área e não conseguiu empurrar a bola para o gol.

Já as equatorianas, ainda sentindo os efeitos da impiedosa goleada imposta pela Seleção Brasileira (15 a 0), e com poucos recursos técnicos, ficaram na defesa rebatendo bolas. Só quando a Bolívia cansou, foi ao ataque e quase chegou ao empate. A armadora Anibar Torres, a única lúcida da equipe, chutou cruzado e a bola raspou a trave. O empate era um castigo que as bolivianas não mereciam.

Ficha Técnica

Bolívia 1 -
Maria Del Carmen, Heidy Vaca, Laura Gomez (Margarita Zabala), Janete Viveros, Daniela Aguayo(Maria Herrera) e Ana Velasco; Yandhy Quiroga, Angela Cardenas e Eylen Tirado; Sdenka Egues (Danny Pedraza) e Diana Zenteno. Técnico: Napoleon Cardozo Cortez

Equador 0 - Gladys Montoya, Mariuxi Cherrez, Karen Moreira, Renata Torres(Silvia Pilaluisa) e Silvia Piloso: Mariuxi Cherrez; Amy Guevara, Karen Echeverria, e Andrea Guanuchi, Ambar Torres e Fernanda Verduga. Técnico: Julio Rosero.

Data: 04/02/2010
Local: Estádio do Nacional
Árbitra: Maria Carvajal (Chile)
Assistentes: Pamela Gutierrez (Chile) e Lucia Hurtatiz (Col)

Gols: Diana Zenteno (13 m 2º T)

Classificação

Grupo A

1- Brasil - 9 pg
3- Paraguai e Bolívia - 6 pg
4- Peru - 3 pg
5- Equador - 0 pg

Grupo B
1- Venezuela - 7 pg
2- Colômbia - 6 pg
3 -Chile - 5 pg
4 -Argentina - 4 pg
5 - Uruguai - 0 pg

Fase Classificatória

28/01 (Estádio do Nacional)
Chile 2 x 2 Venezuela
Colômbia 3 x 1 Uruguai

29/01 (Estádio do Juventus)
Bolívia 3 x 0 Peru
Equador 0 x 3 Paraguai

30/01 - (Estádio do Juventus)
Venezuela 1x 0 Colômbia
Argentina 1 x 1 Chile

31/01 - (Estádio do Nacional)
Peru 3 x 1 Equador
Brasil 3 x 0 Bolívia

01/02 - (Estádio do Nacional)
Uruguai 1 x 4 Venezuela
Colômbia 3 x 1 Argentina

02/02 - (Estádio do Juventus)
Paraguai 4 x 0 Peru
Equador 0 x 15 Brasil

03/02 (Estádio Anacleto Campanella - São Caetano)
Chile 2 x 0 Colômbia
Argentina 2 x 0 Uruguai

04/02 - (Estádio do Nacional)
Bolívia 1 x 0 Equador
Brasil 5 x 1 Paraguai

05/02 - (Estádio do Nacional)
13h50 - Uruguai x Chile
16h00 - Venezuela x Argentina

06/02 (Estádio do Juventus)
13h50 - Paraguai x Bolívia
16h00 - Peru x Brasil

Semifinais
09/02 (Estádio do Pacaembu)
15h50 - 1º grupo B x 2º grupo A
18h00 - 1º grupo A x 2º grupo B

Finais
11/02 (Estádio do Pacaembu)
15h50 - Disputa 3º lugar
18h00 - Final

Credenciamento - Os veículos de comunicação que quiserem cobrir o Campeonato Sul-Americano Sub-17 de Futebol Feminino precisam se credenciar junto à Federação Paulista de Futebol (F: 21897027 e e-mail imprensa@fpf.org.br).

Para ter acesso aos gramados, é necessário enviar formulário em papel timbrado do veículo, assinado pelo editor, com a relação dos profissionais a serem credenciados, com 48 horas de antecedência (dias úteis), da rodada. Para a cobertura do evento fora do gramado, basta apresentação da carteira da Aceesp. Se o profissional não tiver Aceesp, deverá repetir o procedimento acima.

O Campeonato Sul-Americano Sub-17 de Futebol Feminino é um evento oficial da Conmebol, organizado pela Federação Paulista de Futebol (FPF), com promoção da Sport Promotion e apoio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação da Prefeitura de São Paulo.

Atenção : galeria de fotos do Sul-Americano, para download, no endereço http://www.zdl.com.br/galeria_aberta.php?Canal=5556

Ailton Fernandes - MTb 12642
E-mail: zdl@zdl.com.br
  • Andressa, destaque do Brasil
    (Bruno Miani / ZDL)

  • Glaucia fez o quinto gol
    (Bruno Miani / ZDL)

  • Glaucia (Bra) e Paola (Par)
    (Bruno Miani / ZDL)

  • Paula (Bra) e Deysi (Par)
    (Bruno Miani / ZDL)

  • Atacante Paula e a goleira Liz Peña
    (Bruno Miani / ZDL)

  • Diana comemora o gol boliviano
    (Bruno Miani / ZDL)

  • Angela (Bol) e a goleira Gladys (Equ)
    (Bruno Miani / ZDL)

  • Sdenka (Bol) e Mariuxi (Equ)
    (Bruno Miani / ZDL)

  • Sdenka (Bol) e Maria (Equ)
    (Bruno Miani / ZDL)

  • Diana (Bol) e Amy (Equ)
    (Bruno Miani / ZDL)

Leia também...

Entre em contato