São Paulo (SP) - A Argentina conquistou, na tarde desta quarta-feira, no Estádio Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul, a primeira vitória no Campeonato Sul-Americano Sub-17 de Futebol Feminino. Depois de empatar com o Chile em 1 a 1 e de ser derrotada pela Colômbia por 3 a 1, o time do técnico Adrian Stumbo ganhou do Uruguai por 2 a 0 e continua com chances de classificação para as semifinais.
Na preliminar, o Chile bateu a Colômbia por 2 a 0 e permanece na briga por uma vaga na fase decisiva do torneio. O destaque da rodada desta quinta-feira será a partida do Brasil diante do Paraguai, às 16 horas, no Estádio do Nacional. Quem vencer estará nas semifinais.
Argentina e Uruguai entraram em campo dispostas a conquistar a vitória para continuar com chances no campeonato. Contudo, a forte marcação no meio-campo empregada pelos dois times, fez que o jogo ficasse bastante truncado até os 30 minutos. A partir daí e com a temperatura mais amena, passaram a chegar mais vezes nas áreas adversárias e a criar chances de gol.
A Argentina saiu na frente, aos 43 minutos, em uma jogada de velocidade da atacante Betina Soriano pela direita. Ela cruzou para o meio da pequena área e a centroavante Macarena Tramonte apareceu para tocar concluir. As argentinas foram bem superiores no segundo tempo e só não aplicaram uma goleada porque perderam diversas oportunidades nos contra-ataques. Ainda conseguiram ampliar o marcador, aos 31 minutos, com Betina Soriano, que desviou de cabeça um cruzamento da direita.
O técnico Adrian Stumbo não ficou satisfeito com o rendimento de sua equipe. "Perdemos a chance de aplicarmos uma goleada porque desperdiçamos muitos gols, o que não poderá na partida decisiva diante da Venezuela", comentou.
Ficha Técnica
Argentina 2 - Laurina Oliveros, Cecília Ghigo (Sofia Schell), Jesica Parodi (Romina Nunez), Delfina Fernandez e Agustina Barroso; Camila Gomez, Maria Tesuri, Florência Bonsegundo e Valeria Galarza; Macarena Tramonte e Betina Soriano. Técnico: Adrian Stumbo.
Uruguai 0- Anabel Ubal, Betina Garin (Robina Alvarez), Ana Sire, Cecília Abreu, Maria Texeira e Cinthia Gonzalez; Federica Silvera, Ximena Velazco (Correa), Eliana Arechichu; Triana Martirena e Carolina Birizarberri. Técnico: Alinedes Barindelli.
Data: 03/02/2010
Local: Estádio Anacleto Campanella (São Caetano)
Árbitra: Simone de Paula e Silva (Brasil)
Assistentes: Maria Eliza Barbosa (Brasil) e Monica Amboya (Equador)
Gols: Macarena Tramonte (43m 1º T) e Betina Soriano (31m 2º T)
Cartões Amarelos: - Cinthia Gonzalez e Carolina Birizarberri, do Uruguai, e Jessica Parodi, da Argentina
Chile vence e mantém chance de classificação - Na partida de abertura da rodada dupla, o Chile derrotou a Colômbia por 2 a 0, e manteve as chances de classificação para as semifinais. Os gols do confronto foram marcados pelas atacantes Yonara Aedo e Yudith Rojas.
Com três jogos disputados, as chilenas somam cinco pontos no Grupo B. Nas duas primeiras atuações no torneio, que classifica três seleções para o Mundial, que será disputado em setembro, em Trinidad & Tobago, empataram em 1 a 1 com a Argentina e em 2 a 2 com a Venezuela. Já as colombianas, permaneceram com seis pontos, obtidos nas vitórias pelo mesmo placar de 3 a 1 diante do Uruguai e Argentina - foram derrotas por 1 a 0 pela Venezuela.
O primeiro tempo foi muito equilibrado, com as duas equipes bem fechadas no meio-campo e mais preocupadas com a marcação do que em buscar o gol. O resultado não poderia ser outro do que o 0 a 0. Na etapa final, os dois times voltaram mais abertos. A Colômbia tomando a iniciativa das jogadas ofensivas e o Chile explorando os contra-ataques. E foi em uma jogada em velocidade que as chilenas abriram o placar, aos 6 minutos. A atacante Yonara Aedo aproveitou cruzamento da esquerda e, de cabeça, tocou na saída da goleira colombiana Stephany Castaño para fazer 1 a 0.
As colombianas foram para o ataque na busca do empate e abriram mais espaço para as chilenas, que, em novo contra-ataque, chegaram ao segundo gol, aos 15 minutos. A atacante Yudith Rojas, que entrou no intervalo no lugar da defensora Yocelyn Cisternas, avançou pela esquerda e, na área, chutou forte e contou com o desvio da zaga para encobrir a goleira adversária e balançar as redes da Colômbia.
No restante do segundo tempo, as colombianas se lançaram ao ataque, mas esbarraram na forte marcação das chilenas e na má pontaria de suas jogadoras, que, nas poucas oportunidades criadas, falharam nas conclusões e não evitaram a derrota. "A entrada da Yudith Rojas melhorou minha equipe. Precisávamos ser agressivos para vencermos e nos mantermos vivos na competição. Conseguimos nosso objetivo", declarou o técnico chileno, Ronnie Radonich.
Para se classificar para as semifinais, o Chile depende de uma vitória sobre o Uruguai na última rodada da fase classificatória do Grupo B, na sexta-feira, às 13h50, no Estádio do Nacional. No jogo de fundo, às 16 horas, enfrentam-se Venezuela e Argentina.
Ficha Técnica
Chile 2 - Maria Troncoso; Yocelyn Cistenas (Yudith Rojas), Nicole Cornejo, Leticia Torres e Camila Saez; Francisca Moroso (Alicia Alvarez), York Arriagada, Yanara Aedo, Claudia Soto; Iona Rothfeld (Camila Cortes) e Maria Urrutia. Técnico: Ronnie Radonich.
Colômbia 0 - Stefany Castaño, Yulieth Domingues, Angélica Hernandez, Gauy Santos e Laura Cajamarca; Pilar Velazquez, Maria Gonzalez (Jeinny Sanchez,) (Karen Valcazar), Paula Cana (Carolina Pabon) e Melissa Ceped; Jessica Peña e Angie Natalia. Técnico: Juan Sarria.
Data: 03/02/2010
Local: Estádio Anacleto Campanella (São Caetano)
Árbitra: Melany Bermejo (Peru)
Assistentes: Gabriela Moreno (Peru) e Maria Quiroga (Bolívia)
Cartões Amarelos - Yulieth Dominguez (Colômbia) e Yorky Arriagada (Chile)
Gols: Yanara Aedo (6m 2º T) e Yudith Rolas (15m do 2º T)
Brasil enfrenta o Paraguai para se classificar - Depois de golear a Bolívia por 3 a 0 e arrasar o Equador por 15 a 0, a Seleção Brasileira faz o terceiro jogo no Campeonato Sul-Americano de Futebol Feminino Sub-17 nesta quinta-feira, às 16 horas, no estádio do Nacional, na Água Branca, em São Paulo. O adversário será o Paraguai, que também conquistou duas vitórias no torneio (3 a 0 sobre as equatorianas e 4 a 0 diante das peruanas). Na preliminar, às 13h50, acontece o confronto entre Bolívia e Equador.
A equipe vencedora do confronto entre Brasil e Paraguai classifica-se por antecipação para as semifinais, que serão realizadas na tarde de terça-feira, no Estádio do Pacaembu. As duas seleções somam seis pontos, mas a brasileira lidera o Grupo A no saldo de gols: 18 contra 7. Já as bolivianas, precisam da vitória sobre as equatorianas para continuar com chances de brigar por uma vaga na fase decisiva da competição.
O técnico do Brasil, Edvaldo Erlacher, disse que está trabalhando para conter a euforia das jogadoras após as duas goleadas conseguidas no torneio. "Não podemos nos iludir com os resultados positivos. Temos que manter a concentração, afirmou. O treinador do Paraguai, por sua vez, pretende escalar um time misto, pois acredita que a segunda vaga nas semifinais será definida na última rodada diante das bolivianas.
Classificação
Grupo A
1- Brasil e Paraguai - 6 pg
3- Peru e Bolívia - 3 pg
5- Equador - 0 pg
Grupo B
1- Venezuela - 7 pg
2- Colômbia - 6 pg
3 -Chile - 5 pg
4 - Argentina - 4 pg
5 - Uruguai - 0 pg
Fase Classificatória
28/01 (Estádio do Nacional)
Chile 2 x 2 Venezuela
Colômbia 3 x 1 Uruguai
29/01 (Estádio do Juventus)
Bolívia 3 x 0 Peru
Equador 0 x 3 Paraguai
30/01 - (Estádio do Juventus)
Venezuela 1x 0 Colômbia
Argentina 1 x 1 Chile
31/01 - (Estádio do Nacional)
Peru 3 x 1 Equador
Brasil 3 x 0 Bolívia
01/02 - (Estádio do Nacional)
Uruguai 1 x 4 Venezuela
Colômbia 3 x 1 Argentina
02/02 - (Estádio do Juventus)
Paraguai 4 x 0 Peru
Equador 0 x 15 Brasil
03/02 (Estádio Anacleto Campanella - São Caetano)
Chile 2 x 0 Colômbia
Argentina 2 x 0 Uruguai
04/02 - (Estádio do Nacional)
13h50 - Bolívia x Equador
16h00 - Brasil x Paraguai
05/02 - (Estádio do Nacional)
13h50 - Uruguai x Chile
16h00 - Venezuela x Argentina
06/02 (Estádio do Juventus)
13h50 - Paraguai x Bolívia
16h00 - Peru x Brasil
Semifinais
09/02 (Estádio do Pacaembu)
15h50 - 1º grupo B x 2º grupo A
18h00 - 1º grupo A x 2º grupo B
Finais
11/02 (Estádio do Pacaembu)
15h50 - Disputa 3º lugar
18h00 - Final
Credenciamento - Os veículos de comunicação que quiserem cobrir o Campeonato Sul-Americano Sub-17 de Futebol Feminino precisam se credenciar junto à Federação Paulista de Futebol (F: 21897027 e e-mail imprensa@fpf.org.br).
Para ter acesso aos gramados, é necessário enviar formulário em papel timbrado do veículo, assinado pelo editor, com a relação dos profissionais a serem credenciados, com 48 horas de antecedência (dias úteis), da rodada. Para a cobertura do evento fora do gramado, basta apresentação da carteira da Aceesp. Se o profissional não tiver Aceesp, deverá repetir o procedimento acima.
O Campeonato Sul-Americano Sub-17 de Futebol Feminino é um evento oficial da Conmebol, organizado pela Federação Paulista de Futebol (FPF), com promoção da Sport Promotion e apoio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação da Prefeitura de São Paulo.
Roberto Pierantoni - MTb 18.194
E-mail: piera@zdl.com.br
-
Macarena fez o primeiro gol argentino
(Bruno Miani / ZDL)
-
Comemoração argentina
(Bruno Miani / ZDL)
-
Maria (Uru) e Betina (Arg)
(Bruno Miani / ZDL)
-
Maria (Uru) e Florencia (Arg)
(Bruno Miani / ZDL)
-
Florencia (Arg) e Federica (Uru)
(Bruno Miani / ZDL)
-
Ana (Uru) e Maria (Arg)
(Bruno Miani / ZDL)
-
Yudith e Yonara, as goleadoras
(Bruno Miani / ZDL)
-
Comemoração do segundo gol chileno
(Bruno Miani / ZDL)
-
Yocely (Chi) e Maria (Col)
(Bruno Miani / ZDL)
-
Yulieth (Col) eYudith (Chi)
(Bruno Miani / ZDL)
-
Claudia (Chile) e Natalia (Col)
(Bruno Miani / ZDL)
-
Angelica (Col) e Yudith (Chile)
(Bruno Miani / ZDL)