São Paulo (SP) - A Venezuela goleou o Uruguai por 4 a 1, manteve a liderança do Grupo B e precisa de apenas um ponto para garantir a classificação para a fase final do Sul-Americano Sub-17 de Futebol Feminino que está sendo disputado em São Paulo e classifica as três melhores seleções do continente para o Mundial da categoria. No outro jogo da rodada desta segunda-feira, no Estádio do Nacional, a Colômbia bateu a Argentina por 3 a 1, com três gols da atacante Jessica Peña, e manteve o segundo lugar deste grupo e também só precisa de um empate contra o Chile, na quarta-feira, para ficar com a outra vaga do grupo.
A Seleção Brasileira faz seu segundo jogo no torneio nesta terça-feira, às 16 horas, contra o Equador, no Estádio do Juventus, na Mooca. O Equador vem de duas derrotas no torneio. Antes,a partir das 13h50, jogam Paraguai e Peru. A entrada é gratuita para o publico.
Atacante entra e decide - A Venezuela mostrou que não foi por acaso que derrotou a Colômbia, atual campeã do torneio no sábado passado. Desta vez, goleou o Uruguai por 4 a 1 no primeiro jogo da rodada dupla desta segunda-feira. O técnico Kenneth Zseremeta deixou, de propósito, a atacante Joemar Guarecuco no banco. Ela entrou no meio do primeiro tempo, confundiu a marcação da equipe adversária, fez três gols e foi o principal destaque da partida. "Foi uma estratégia deixá-la no banco e entrar depois", admitiu o treinador da seleção Venezuela.
A atacante Isaura Viso também brilhou; fez o primeiro gol, aproveitando um rebote da goleira, e deu passe para mais dois. Em um deles, fez linda jogada individual e tocou na medida para Joemar, livre na grande área, chutar e marcar. No fim do jogo, o treinador elogiou suas jogadoras, mas disse que o segredo é a humildade. "Ainda precisamos somar mais um ponto para classificar". Já o Uruguai, com duas derrotas, está praticamente eliminado.
Ficha técnica
Venezuela 4 - Maleike Pacheco, Genesis Moreno, Yaribeth Ulácio, Maria Rodrigues e Genesis Moncada; Maria Carrero, Marialba Zambrano, Maryeling Martinez (Anna Alvarado), Natasha Rosas (Soleidys Rangel) e Paola Villamizar (Joemar Guarecuco); e Isaura Viso. Técnico: Kenneth Zseremeta.
Uruguai 1- Anabel Ubal, Paola Cazcux, Ana Sire, Federica Silvera, Robina Chaves, Ximena Velazco, Maria Teixeira, Florencia Correa, Cinthia Gonzalez, Triana Martirena e Robina Alvarez. Técnico: Alinedes Barindelli.
Data: 01/02/2010
Local: Estádio do Nacional
Arbitra: Mabel Ortega (Paraguai)
Assistentes: Estela Ayala (Paraguai)
Gols: Isaura Viso (38m 1º T) e Joemar Guarecuco (1m, 35 m e 41m 2º T) para a Venezuela; Maria Carolina (34m 2º T) para o Uruguai.
Cartões Amarelos: Genesis Moreno e Genesis Moncada (Venezuela)
Faro de gol - A Colômbia se recuperou da derrota para a Venezuela e bateu a Argentina por 3 a 1. A atacante Jessica Peña marcou três gols e mostrou que nasceu com vocação de artilheira. Quem também brilhou, mais uma vez, foi a armadora Yoreli Rincon. Além de dar o passe para o primeiro gol, comandou o meio de campo e desfilou seu toque de bola fino e elegante. Só que levou o segundo cartão amarelo e vai ficar de fora do jogo de quarta-feira contra o Chile.
O primeiro gol de Jessica nasceu aos 5 minutos do primeiro tempo: Yoreli lançou Jéssica, que entrou em velocidade e chutou por cobertura. No segundo, invadiu a área pela direita e chutou cruzado, cinco minutos depois. A Argentina diminuiu numa jogada isolada. E foi um golaço: Betina Soriano recebeu passe na grande área e, de meia bicicleta, mandou para o meio do gol, aos 17 minutos.
No segundo tempo, aos 10 minutos, Jessica fez 3 a 1 e decidiu o jogo: depois de uma confusão na área, a bola sobrou limpa na grande área. Com categoria, ela driblou duas adversárias e chutou para o gol.
Ficha Técnica
Colômbia 3 - Stefany Castaño, Yuleth Domingues, Gaby Santos e Angélica Hernandez; Laura Cajamarca (Viviana Pinella) Carolina Pabon, Pilar Velasquez, Karen Valcazar e Yoreli Rincon; Jessica Peña e Maria Fernanda Gonzalez. Técnico: Juan Sarria.
Argentina 1 - Laurina Oliveros, Agustina Barroso, Carmen Aranda e Delfina Fernandez; Camila Ares, Betina Soriano, Cecília Ghigo, Maria Tesuri e Valeria Galarza; Florencia Bonsegundo e Romina Nuñes. Técnico: Adrian Stumbo.
Data: 01/02/2010
Local: Estádio do Nacional
Árbitra: Sirley Cornejo (Bolívia)
Assistentes: Maria Quiroga (Bolívia) e Maria Barbosa (Brasil)
Gols: Jessica Peña (5m e 10 m.1º T e 10m 2º T) para a Colômbia e Betina Soriano (17 m 1º T) para a Argentina.
Cartão Amarelo: Yoreli Rincon (Colômbia) e Agustina Barroso (Argentina)
Classificação
Grupo A
1- Brasil, Paraguai, Peru e Bolívia - 3 pg
5- Equador - 0 pg
Grupo B
1- Venezuela - 7 pg
2- Colômbia - 6 pg
3 -Chile - 2 pg
4 - Argentina - 1 pg
5 - Uruguai - 0 pg
Fase Classificatória
28/01 (Estádio do Nacional)
Chile 2 x 2 Venezuela
Colômbia 3 x 1 Uruguai
29/01 (Estádio do Juventus)
13h50 - Bolívia 3 x 0 Peru
16h00 - Equador 0 x 3 Paraguai
30/01 - (Estádio do Juventus)
13h50 - Venezuela 1x 0 Colômbia
16h00 - Argentina 1 x 1 Chile
31/01 - (Estádio do Nacional)
13h50 - Peru 3x 1 Equador
16h00 - Brasil 3x 0 Bolívia
01/02 - (Estádio do Nacional)
13h50 - Uruguai 1 x 4 Venezuela
16h00 - Colômbia 3 x 1 Argentina
02/02 - (Estádio do Juventus)
13h50 - Paraguai x Peru
16h00 - Equador x Brasil
03/02 (Estádio Anacleto Campanella - São Caetano)
13h50 - Chile x Colômbia
16h00 - Argentina x Uruguai
04/02 - (Estádio do Nacional)
13h50 - Bolívia x Equador
16h00 - Brasil x Paraguai
05/02 - (Estádio do Nacional)
13h00 - Uruguai x Chile
16h00 - Venezuela x Argentina
06/02 (Estádio do Juventus)
13h50 - Paraguai x Bolívia
16h00 - Peru x Brasil
Semifinais
09/02 (Estádio do Pacaembu)
15h50 - 1º grupo B x 2º grupo A
18h00 - 1º grupo A x 2º grupo B
Finais
11/02 (Estádio do Pacaembu)
15h50 - Disputa 3º lugar
18h00 - Final
Credenciamento - Credenciamento - Os veículos de comunicação que quiserem cobrir o Campeonato Sul-Americano Sub-17 de Futebol Feminino precisam se credenciar junto à Federação Paulista de Futebol (F: 21897027 e e-mail imprensa@fpf.org.br).
Para ter acesso aos gramados, é necessário enviar formulário em papel timbrado do veículo, assinado pelo editor, com a relação dos profissionais a serem credenciados, com 48 horas de antecedência (dias úteis), da rodada. Para a cobertura do evento fora do gramado, basta apresentação da carteira da Aceesp. Se o profissional não tiver Aceesp, deverá repetir o procedimento acima.
O Campeonato Sul-Americano Sub-17 de Futebol Feminino é um evento oficial da Conmebol, organizado pela Federação Paulista de Futebol (FPF), com promoção da Sport Promotion e apoio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação da Prefeitura de São Paulo.
Ailton Fernandes - MTb.: 12.642
E-mail: zdl@zdl.com.br
-
Paola passa por Federica
(Bruno Miani / ZDL)
-
Venezuelanas vibram
(Bruno Miani / ZDL)
-
Stefany tenta vencer a goleira Betina
(Bruno Miani / ZDL)
-
Marialba, Florencia e Federica
(Bruno Miani / ZDL)
-
Maria Gonzalez (Col) tenta o drible
(Bruno Miani / ZDL)
-
Yuleth (Col) e Betina (Arg)
(Bruno Miani / ZDL)
-
Festa da Colômbia
(Bruno Miani / ZDL)
-
Jessica comemora
(Bruno Miani / ZDL)