São Paulo (SP) - A Venezuela bateu a Colômbia por 1 a 0 no primeiro jogo da rodada dupla deste sábado à tarde no Estádio do Juventus, na Mooca, em São Paulo. Com este resultado, assumiu o primeiro lugar do Grupo B e deu um passo importante rumo a classificação à fase semifinal do Campeonato Sub-17 de Futebol Feminino. No outro jogo, a Argentina fez sua estreia e empatou com o Chile por 1 a 1.
Neste domingo, é a vez do Brasil jogar pela primeira vez: enfrenta a Bolívia, às 16 horas, no Estádio do Nacional, na Barra Funda. Antes, jogam Peru e Equador. A entrada é gratuita. O torneio, a ser disputado até o dia 11 de fevereiro, classifica três seleções para o Mundial da categoria em Trinidad & Tobago, em setembro.
Vitória na raça - A Venezuela mostrou conjunto, raça e obediência tática para vencer a Colômbia por 1 a 0. O único gol da partida saiu aos 17 minutos do primeiro tempo. A atacante Isaura Viso aproveitou vacilo da goleira Derly Castaño e tocou para o gol vazio. Depois, jogou o tempo todo na defesa, abusou um pouco do jogo violento para conseguir segurar a adversária.
O resultado foi um castigo para as colombianas. Mesmo com uma equipe muito mais entrosada, melhores valores individuais, e muito mais posse de bola, não conseguiu furar a retranca da adversária. Nem a boa atuação da meia-esquerda Yoreli Rincon, a melhor do torneio até agora, foi suficiente para a equipe evitar a derrota. Agora, enfrenta a Argentina na segunda-feira, no Estádio do Nacional. Já a Venezuela joga contra o Uruguai, no mesmo estádio.
Empate justo - Argentina e Chile empataram por 1 a 1. Os gols saíram no primeiro tempo: Betina Soriano abriu a contagem para a Argentina aos 5 minutos, de cabeça; e Yonara Aedo empatou aos 30 minutos. Este foi um golaço: a centroavante recebeu livre na grande área e, com categoria, colocou por cobertura, na saída da goleira.
Destaque também para a boa exibição das goleiras das duas seleções. Tanto Laura Troncoso, do Chile, como Laurina Oliveiros, da Argentina, fizeram boas defesas e ainda orientaram na cobertura do miolo da zaga.
O Chile até criou mais. Mas o resultado foi justo porque a Argentina equilibrou no segundo tempo e também mostrou algumas jogadoras de bom nível técnico, como a meio-campo Betina Soriano.
Fichas Técnicas
Venezuela 1 - Maleike Pacheco; Genesis Moreno, Yaribeth Ulácio, Maria Rodrigues e Genesis Moncada (Anna Alvarado); Maria Carrero, Marialba Zambrano, Maryeling Martinez e Natasha Rosas; Paola Villamizar e Isaura Viso. Técnico: Kenneth Zseremeta.
Colômbia 0 - Stefani Castaño; Yulieth Domingues, Laura Cajamarca, Angélica Hernandez e Melissa Cepeda (Karen Baltazar); Carolina Pabon (Dayana Castillo), Gavy Santos, Maria Del Pilar Velasquez e Yoreli Rincón e Maria Gonzalez (Natália Torres) e Jéssica Peña. Técnico: Juan Carlos Sarrio.
Data: 30/01/2010
Local: Estádio do Juventus
Árbitra: Betty Tobar (Equador)
Assistentes: Mônica Amboya (EQU) e Maria Barbosa (BRA)
Gols: Ysaura( 17m.1º T) para a Venezuela
Cartão amarelo: Marialba, Moreno e Maria Rodrigues (Venezuela); Yoreli Rincon (Colômbia).
Argentina - Laurina Oliveros; Agustina Barroso, Carmen Aranda, Camila Ares e Delfina Fernandez; Betina Soriano, Sofia Schell (Maria Luz), Macarena Tremonte e Valeria Galarza; Florencia Bonsegundo e Florencia Curril. Técnico: Adrian Stumbo.
Chile - Maria Troncoso; Yocelin Cisternas, Nicole Cornejo, Leticia Torres e Camila Saez; Francisca Moroso, Yorky Arriagada, Yanara Aedo, Claudia Soto; Iona Rothfeld e Maria Urrutio. Técnico: Ronnie Radonich.
Data: 30/01/2010
Local: Estádio do Juventus
Árbitra: Melany Bermejo (Peru)
Assistentes: Gabriela Moreno (PER) e Estela Ayala (PAR)
Gols: Betina Soriano (5m 1º T) para a Argentina; e Yanara Aedo (30m 1º T)
Cartão amarelo: Claudia Soto (Chile)
Classificação
Grupo A
1- Bolívia e Paraguai - 3 pg
3- Peru, Equador e Brasil - 0 pg
Grupo B
1- Venezuela - 4 pg
2- Colômbia - 3 pg
3 -Chile - 2 pg
4 - Argentina - 1 pg
5 - Uruguai - 0 pg
Tabela
Fase Classificatória
28/01 (Estádio do Nacional)
Chile 2 x 2 Venezuela
Colômbia 3 x 1 Uruguai
29/01 (Estádio do Juventus)
13h50 - Bolívia 3 x 0 Peru
16h00 - Equador 0 x 3 Paraguai
30/01 - (Estádio do Juventus)
13h50 - Venezuela 1x 0 Colômbia
16h00 - Argentina 1 x 1 Chile
31/01 - (Estádio do Nacional)
13h50 - Peru x Equador
16h00 - Brasil x Bolívia
01/02 - (Estádio do Nacional)
13h50 - Uruguai x Venezuela
16h00 - Colômbia x Argentina
02/02 - (Estádio do Juventus)
13h50 - Paraguai x Peru
16h00 - Equador x Brasil
03/02 (Estádio Anacleto Campanella - São Caetano)
13h50 - Chile x Colômbia
16h00 - Argentina x Uruguai
04/02 - (Estádio do Nacional)
13h50 - Bolívia x Equador
16h00 - Brasil x Paraguai
05/02 - (Estádio do Nacional)
13h00 - Uruguai x Chile
16h00 - Venezuela x Argentina
06/02 (Estádio a ser definido)
13h50 - Paraguai x Bolívia
16h00 - Peru x Brasil
Semifinais
09/02 (Estádio do Pacaembu)
15h50 - 1º grupo B x 2º grupo A
18h00 - 1º grupo A x 2º grupo B
Finais
11/02 (Estádio do Pacaembu)
15h50 - Disputa 3º lugar
18h00 - Final
Credenciamento - Credenciamento - Os veículos de comunicação que quiserem cobrir o Campeonato Sul-Americano Sub-17 de Futebol Feminino precisam se credenciar junto à Federação Paulista de Futebol (F: 21897027 e e-mail
imprensa@fpf.org.br).
Para ter acesso aos gramados, é necessário enviar formulário em papel timbrado do veículo, assinado pelo editor, com a relação dos profissionais a serem credenciados, com 48 horas de antecedência (dias úteis), da rodada. Para a cobertura do evento fora do gramado, basta apresentação da carteira da Aceesp. Se o profissional não tiver Aceesp, deverá repetir o procedimento acima.
O Campeonato Sul-Americano Sub-17 de Futebol Feminino é um evento oficial da Conmebol, organizado pela Federação Paulista de Futebol (FPF), com promoção da Sport Promotion e apoio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação da Prefeitura de São Paulo.
Ailton Fernandes - MTb.: 12.642
E-mail: zdl@zdl.com.br
-
Betina (Arg) foge da marcação
(Bruno Miani / ZDL)
-
Betina (Arg) e Leticia (Chi)
(Bruno Miani / ZDL)
-
Yonera (Chi) e Delfina (Arg)
(Bruno Miani / ZDL)
-
Florencia (Arg) e Claudia (Chi)
(Bruno Miani / ZDL)
-
Camila (Arg) e Yonera (Chi)
(Bruno Miani / ZDL)
-
Yoreli (Col) e Marialba (Ven)
(Bruno Miani / ZDL)
-
Marialba (Ven) e Yoreli (Col)
(Bruno Miani / ZDL)
-
Natasha (Ven) e Maria (Col)
(Bruno Miani / ZDL)
-
Jessica (Col) e Yari (Ven)
(Bruno Miani / ZDL)