São Paulo (SP) - O Campeonato Sul-Americano Sub-17 de Futebol Feminino começou na tarde desta quinta-feira com uma rodada dupla no Estádio do Nacional, na Barra Funda, em São Paulo. No primeiro jogo, Chile e Venezuela empataram por 2 a 2; no segundo, a Colômbia derrotou o Uruguai por 3 a 1 e assumiu a liderança do Grupo B.
O torneio reúne, em São Paulo, dez seleções do continente até o dia 11 de fevereiro e classifica três equipes para o Mundial da categoria em Trinidad & Tobago, em setembro. A competição prossegue nesta sexta-feira com mais dois jogos, no campo do Juventus (rua Javari), na Mooca: Bolívia e Peru, às 13h50, e Equador e Paraguai, às 16h00, pelo Grupo A. A Seleção Brasileira, que está neste grupo, estreia no domingo, às 16 horas, contra a Bolívia, no campo do Nacional.
Equilíbrio entre Chile e Venezuela - No primeiro jogo, as meninas do Chile e da Venezuela chamaram a atenção pela noção tática, disposição física e empenho. O Chile saiu na frente aos 10 minutos com um gol de puro oportunismo: Francisca Moroso aproveitou rebote da goleira e marcou por cobertura. A Venezuela empatou aos 30 minutos com um gol de falta marcado por Yaribeth Ulacio. No fim do primeiro tempo, em jogada individual, Barbara Santibañes sofreu pênalti de Yaribeth. Ela mesmo bateu rasteiro e fez 2 a 1 para o Chile.
No segundo tempo, disputado debaixo dágua, as meninas continuaram esbanjando disposição física e até alguma técnica. Depois de perder algumas oportunidades, a Venezuela chegou ao empate aos 28 minutos: Yaura Viso, a melhor da equipe, ganhou na velocidade, entrou na área e chutou rasteiro na saída da goleira.
O técnico do Chile, Cristian Moreno, se surpreendeu com o nível técnico das meninas da Venezuela. E achou o resultado justo. "Não esperava que a Venezuela contasse com meninas tão talentosas. E nossa equipe começou muito nervosa", explicou.
Já o técnico Kenneth Zserameta, da Venezuela, fez questão de elogiar o espírito de luta de sua equipe que nunca desistiu de buscar o resultado. "Como foi nossa estréia, estou muito feliz", frisou.
Colômbia vence Uruguai de virada - No segundo jogo da rodada dupla desta quinta-feira no estádio do Nacional, a Colômbia, de virada, derrotou o Uruguai por 3 a 1 e assumiu o primeiro lugar do Grupo B. A Colômbia teve mais posse de bola, jogou no ataque e, mesmo com campo pesado e encharcado, mostrou mais técnica e categoria.
O Uruguai jogou o tempo todo na defesa, abusou do jogo violento e só abriu a contagem numa jogada de sorte: Chaves Bomina bateu falta da lateral direita. A bola deslizou na grama molhada, enganou a goleira Derly e morreu no canto direito, aos 33 minutos. A Colômbia continuou melhor e chegou ao empate: Angélica Hernandez acertou um belo chute de fora da área, aos 38 minutos.
O panorama não mudou no segundo tempo. A Colômbia encurralou a adversária em seu próprio campo. Yoreli Rincon, a melhor da equipe, já tinha chutado duas bolas com perigo até que Gavy Santos, recebeu dentro da área e chutou de pé esquerdo para desempatar a partida, aos 20 minutos. Aos 32, Natália Torres, livre dentro da área, desviou para o gol e aumentou para 3 a 1. Depois, diminuiu o ritmo e comemorou a primeira vitória no torneio.
Fichas técnicas
Chile 2 - Maria Troncoso; Nicole Cornejo, Isadora Cubillos (Yocelyn Cisternas), Letícia Torres; Camila Saez, Yorky Arriagada, Barbara Santibañes (María Urrutia), Claudia Soto, Rocio Soto; Yanara Aedo (Yudith Rojas), Francisca Moroso. Técnico Cristian Moreno.
Venezuela 2 - Maleike Pacheco; Genesis Moreno, Genesis Moncada (Maryeling Martinez), Yaribeth Ulacio, Maria Rodriguez; Maria Carrero, Paola Villamizar, Marialba Zambrano, Natasha Rosas; Isaura Viso, Anna Alvarado (Joemar Guarecuco)(Soleidys Rengel)). Técnico Kenneth Zseremeta
Data: 28/01/2010
Local: Estádio do Nacional
Árbitra: Shirley Cornejo (Bol)
Assistentes: Marina Quiroga (Bol) e Estela Ayala
Gols: Francisca Moroso (11m 1º T) e Barbara Santibañes (44m 2º T) para o Chile; Yaribeth Ulacio (30m 1º T) e Isaura Viso (30m 2º T) para a Venezuela
Colômbia 3 - Derly Castaño, Yulieth Dominguez, Angélica Hernandez, Laura Casamarca, Maria Velásquez; Paula Cano (Carolina Pabon), Gavy Santos, Melissa Cepeda (Karen Balcazar), Yoreli Rincón; Jessica Peña, Maria Gonzalez (Natalia Torres). Técnico Juan Carlos Sarria
Uruguai 1 - Anabel Ubal; Robina Alvarez, Cinthia González, Maria Texeira, Bomina Chaves, Triana Martirena (Natalia Cítera); Ana Sire, Eliana Arechichu, Florencia Correa (Cecília Abreu), Federica Silvera; Ximena Velazco (Florência Jara). Técnico Alinedes Barindelli
Data: 28/01/2010
Local: Estádio do Nacional
Arbitra: Simone de Paula
Assistentes: Maria Elisa Barbosa e Giorgina Moreno
Gols: Bomina Chaves (33m 1º T) para o Uruguai; Angélica Hernandez (37m 1º T), Gavy Santos (20m 2º T) e Natalia Torres (32m 2º T)
Cartões Amarelos: Derly Castaño (Colômbia) e Eliana Arechichu (Uruguai)
Grupo A
Brasil
Bolívia
Peru
Equador
Paraguai
Grupo B
Argentina
Chile
Uruguai
Venezuela
Colômbia
Tabela
Fase Classificatória
28/01 (Estádio do Nacional)
Chile 2 x 2 Venezuela
Colômbia 3 x 1 Uruguai
29/01 (Estádio do Juventus)
13h50 - Bolívia x Peru
16h00 - Equador x Paraguai
30/01 - (Estádio do Juventus)
13h50 - Venezuela x Colômbia
16h00 - Argentina x Chile
31/01 - (Estádio do Nacional)
13h50 - Peru x Equador
16h00 - Brasil x Bolívia
01/02 - (Estádio do Nacional)
13h50 - Uruguai x Venezuela
16h00 - Colômbia x Argentina
02/02 - (Estádio do Juventus)
13h50 - Paraguai x Peru
16h00 - Equador x Brasil
03/02 (Estádio Anacleto Campanella - São Caetano)
13h50 - Chile x Colômbia
16h00 - Argentina x Uruguai
04/02 - (Estádio do Nacional)
13h50 - Bolívia x Equador
16h00 - Brasil x Paraguai
05/02 - (Estádio do Nacional)
13h00 - Uruguai x Chile
16h00 - Venezuela x Argentina
06/02 (Estádio a ser definido)
13h50 - Paraguai x Bolívia
16h00 - Peru x Brasil
Semifinais
09/02 (Estádio do Pacaembu)
15h50 - 1º grupo B x 2º grupo A
18h00 - 1º grupo A x 2º grupo B
Finais
11/02 (Estádio do Pacaembu)
15h50 - Disputa 3º lugar
18h00 - Final
Credenciamento - Credenciamento - Os veículos de comunicação que quiserem cobrir o Campeonato Sul-Americano Sub-17 de Futebol Feminino precisam se credenciar junto à Federação Paulista de Futebol (F: 21897027 e e-mail imprensa@fpf.org.br).
Para ter acesso aos gramados, é necessário enviar formulário em papel timbrado do veículo, assinado pelo editor, com a relação dos profissionais a serem credenciados, com 48 horas de antecedência (dias úteis), da rodada. Para a cobertura do evento fora do gramado, basta apresentação da carteira da Aceesp. Se o profissional não tiver Aceesp, deverá repetir o procedimento acima.
O Campeonato Sul-Americano Sub-17 de Futebol Feminino é um evento oficial da Conmebol, organizado pela Federação Paulista de Futebol (FPF), com promoção da Sport Promotion e apoio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação da Prefeitura de São Paulo.
Ailton Fernandes - MTb.: 12.642
E-mail: zdl@zdl.com.br
-
Festa colombiana
(Bruno Miani - ZDL)
-
Colombianas comemoram gol
(Bruno Miani / ZDL)
-
Yoreli Rincon (Col) e Soledad (Uru)
(Bruno Miani / ZDL)
-
Maria Gonzalez (Col) passa por duas adversárias
(Bruno Miani / ZDL)
-
Florência (Uru) e Jessica (Col)
(Bruno Miani / ZDL)
-
Jessica (Col) e Florencia (Uru)
(Bruno Miani / ZDL)
-
Bomina Chaves marcou para o Uruguai
(Bruno Miani / ZDL)
-
Ana Abarado (Ven) e Camila (Chi)
(Bruno Miani / ZDL)
-
Yaribeth (esq.) marca o primeiro da Venezuela
(Bruno Miani / ZDL)
-
Yara Viso faz o segundo gol da Venezuela
(Bruno Miani / ZDL)
-
Yara Viso (Ven) e Cisternas
(Bruno Miani / ZDL)
-
Natasha (Ven) e Arriaga (Chi)
(Bruno Miani / ZDL)
-
Chilenas comemoram primeiro gol
(Bruno Miani / ZDL)