Capa

AVENTURA

VENTO FORTE ALTERA CLASSIFICAÇÃO DO BALONISMO DOS JOGOS ROTAS DA NATUREZA

Goiano Lupercio Lima assumiu a liderança, com o paulista Luís Silvestre passando para o segundo lugar

09.06.2007  |  4.439 visualizações
Treze Tílias (SC) – No dia mais quente desta semana, com as temperaturas superando os 25º. C nas cidades da Rota da Amizade, o 20º. Campeonato Brasileiro de Balonismo, que integra a primeira edição dos Jogos Rotas da Natureza, teve neste sábado mudanças nas condições de disputa, com rajadas de vento superando os 32 nós, em Treze Tílias, Santa Catarina. Com isso, o goiano Lupercio Lima fez uma melhor opção de rota e assumiu a liderança da competição, com 24.877 pontos. O paulista Luís Silvestre, que ocupava a primeira colocação desde segunda-feira, passou para o segundo lugar, somando 24.679 pontos.

As condições de vento continuaram perigosas à tarde e, com isso, a organização do evento resolveu cancelar a etapa. Neste domingo pela manhã, também nos céus de Treze Trilhas, está prevista a última prova do torneio e a definição do grande campeão. Da mesma forma que o balonismo, o mountain bike e a canoagem, as outras modalidades que compõem os Jogos Rotas da Natureza, também terminam neste domingo, encerrando a grande festa esportiva, ecológica e turística por sete cidades catarinenses.

O torneio catarinense de balonismo conta pontos para o ranking nacional, que apontará os três representantes do Brasil para o Mundial de 2008. “Consegui a liderança, mas nada ainda está definido. A diferença é muito pequena. Este é, sem dúvida, o campeonato mais equilibrado da história”, comentou Lupercio Lima, animado com a sua regularidade no torneio.

A premiação está marcada para as 15 horas deste domingo, em frente à prefeitura de Treze Tílias. O governador de Santa Catarina, Luiz Henrique, entregará os prêmios aos vencedores.

Os cinco primeiros do balonismo neste sábado:

1) Warley Macedo: 1.000 pontos
2) Lupércio Lima: 988 pontos
3) Luís Silvestre: 984 pontos
4) Fábio Passos: 960 pontos
5) Johnny Alvarez: 941 pontos

Classificação geral:

1) Lupércio Lima: 24.877 pontos
2) Luís Silvestre: 24. 679 pontos
3) Marcos Paulo: 22.697 pontos
4) Johnny Alvarez: 21.975 pontos
5) Eduardo Melo: 21.166 pontos

Mountain bike – A terceira etapa do torneio de mountain bike, que teve 30 quilômetros, foi disputada na tarde deste sábado, em 11 voltas, num circuito de pouco mais de 2,7 quilômetros, passando pela Trilha Johann Anrain, também em Treze Tílias, a mais austríaca das cidades brasileiras. Sob calor de 23 graus, os 33 participantes largaram e chegaram em frente à prefeitura municipal.

A vitória foi do catarinense Gilberto Góes, da Team Coyotes KHS, que completou o difícil percurso em 1h28min26s, 35 segundos à frente do também catarinense Ricardo Pscheidt, da equipe Scott FELEJ-Joel Bikes, segundo colocado, que manteve a liderança geral e é o grande favorito para conquistar o título da competição.

“Foi um percurso muito técnico e difícil. Dentro da trilha, havia uma descida cheia de pedras, que exigiu muita atenção”, comentou o vencedor. “Mesmo assim consegui manter um bom ritmo e ganhar bem.”

Com folga na liderança, Pscheidt teve tranqüilidade para administrar a vantagem e chegar em segundo lugar. Mesmo com a segunda posição, o atleta, que representará o país nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em julho, aumentou a vantagem para 8min41 de diferença para Jair Fernando dos Santos, do Avaí Florianópolis, vice-líder.

“A etapa foi bem melhor do que esperava. Além de uma boa colocação, aumentei a minha vantagem. Isso me dá mais tranqüilidade ainda para o último dia de competição”, lembrou o atleta, que viaja quarta-feira para o Canadá, onde fará a preparação final para o Pan-Americano.

A quarta e última etapa da competição será disputada neste domingo entre Treze Tílias e Fraiburgo, num percurso de 76 km. A largada será dada ao meio-dia, em frente à prefeitura municipal.

Resultado da penúltima etapa de mountain bike:

1) Gilberto Goes (Team Coyotes / KHS) - 1h28min26s
2) Ricardo Pscheidt (Scott / Joel Bikes / Felej), a 35 segundos
3) Joelcio Soares (Team Coyotes / KHS), a 52 segundos
4) Jair Fernando dos Santos (Avaí F.C.), a 1min58s
5) Pablo Lucatelli, a 2min51s

Classificação geral:

1) Ricardo Pscheidt (Scott / Joel Bikes / Felej) - 5h36min46s
2) Jair Fernando dos Santos (Avaí F.C.), a 8min41s
3) Daniel Zóia (Mérida / PowerBar / Reebok), a 9min09s
4) Thiago Aroeira (Sundown / Centauro), a 9min54s
5) Pablo Lucatelli, a 13min27s

Canoagem - José Herbert de Carvalho Freitas, no caiaque de 4 metros, e Marcos Zanghelini e Adilson Pommerening, no duck, continuam na liderança do torneio de canoagem dos Jogos Rotas da Natureza, após a terceira etapa, disputada na tarde deste sábado, em Piratuba. José Herbert, ganhador das duas primeiras etapas, ficou em segundo lugar desta vez. O vencedor foi Elias Gehard Jancsik, que agora está a apenas 0,9 ponto atrás do líder. No duck, Marcos e Adílson venceram pela terceira vez, ampliando a diferença para mais de 25 pontos sobre Kelvin Kroener e Eduardo Kammer, dupla segunda colocada.

Classificação geral da canoagem:

Caiaque 4 metros

1) José Herbert de Carvalho Freitas: 109 pontos
2) Gehard Elias Jancsik: 108,10 pontos
3) Fabiano Welter da Silva: 85 pontos
4) Ademir Reggert: 80,80 pontos
5) Moacir Conradi: 67,30 pontos

Duck

1) Marcos Zanghelini/Adilson Pommerening: 120 pontos
2) Kelvin Kroener / Eduardo Kammer: 94,60 pontos
3) Cristiano dos Santos / Maurício Zanotti: 84,10 pontos
4) Wilson Tomelin Junior / Elizete de Souza: 74 pontos
5) Udirlei Koch / Marcelo Setter: 27,30 pontos

Os Jogos da Rotas da Natureza, competição que mostra o grande potencial turístico e ecológico, têm patrocínio de Fundesporte, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo e Esporte, Governo do Estado de Santa Catarina e Malwee Malhas e apoio de Gatorade, Fesporte, Rota da Amizade Convention & Visitors Bureau, Confederação Brasileira de Canoagem, Confederação Brasileira de Balonismo, Confederação Brasileira de Ciclismo, Federação Catarinense de Canoagem, Polícia Militar de Santa Catarina, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros de Santa Catarina e Prefeituras Municipais de Piratuba, Joaçaba, Treze Tílias, Tangará, Pinheiro Preto, Videira e Fraiburgo. A realização é da Federação Catarinense de Ciclismo.

Mais informações no site www.jogosrotasdanatureza.com.br

João Pedro Nunes – Mtb 11.675 / Guto Francischini – Mtb 45.553
E-mail: zdl@zdl.com.br
  • Balões durante mais uma etapa
    (Luiz Doro/adorofoto)

  • Canoagem no Rio do Peixe
    (Alexandre Cappi/adorofoto)

  • Gilberto Goes, vencedor no sábado
    (Tico Utiyama/adorofoto)

  • Pscheidt, líder de mountain bike
    (Tico Utiyama/adorofoto)

Leia também...

13.06.2007

PSCHEIDT FINALIZA PREPARAÇÃO PARA O PAN-AMERICANO DO RIO NO CANADÁ

Campeão de mountain bike dos Jogos Rotas da Natureza viaja nesta quarta-feira

13.06.2007

JOGOS ROTAS DA NATUREZA EXIBEM AS ATRAÇÕES DA ROTA DA AMIZADE

Competição teve balonismo, mountain bike, canoagem e, acima de tudo, as belezas e hospitalidade desta região de Santa Catarina

11.06.2007

JOGOS ROTAS DA NATUREZA VÃO CRESCER EM 2008

Sucesso da primeira edição, encerrada domingo, anima organizadores do evento realizado na Rota da Amizade, em Santa Catarina

10.06.2007

DEFINIDOS OS CAMPEÕES DOS JOGOS ROTAS DA NATUREZA

Competição teve torneios de mountain bike, balonismo e canoagem nas sete cidades que compõem a Rota da Amizade, em Santa Catarina

Entre em contato