Capa

AVENTURA

PSCHEIDT ASSUME LIDERANÇA DO MOUNTAIN BIKE DOS JOGOS ROTAS DA NATUREZA

Atleta convocado para o Pan-Americano do Rio de Janeiro é o destaque da competição, que tem provas também de canoagem e balonismo

08.06.2007  |  172 visualizações
Treze Tílias (SC) – O catarinense Ricardo Pscheidt venceu a segunda etapa do torneio de mountain bike dos Jogos Rotas da Natureza, disputada na tarde desta sexta-feira, entre as cidades de Joaçaba e Treze Tílias, que integram a Rota da Amizade, em Santa Catarina. Com a vitória, o atleta convocado para representar o Brasil nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em julho, assumiu a liderança da competição, com 2min03s de vantagem sobre o mineiro Daniel Zóia, segundo colocado na classificação geral.

Os 33 participantes largaram com tempo encoberto e completaram os 50 km do percurso, em frente à prefeitura de Treze Tílias, sob sol forte e o aplauso de um bom público. “Logo aos 15 km de prova, aproveitamos um longo trecho em subida para escapar do pelotão principal”, lembrou Pscheidt, acompanhado na fuga por Jair Fernando dos Santos e Gilberto Goes, que ficaram em segundo e em terceiro lugar na etapa, respectivamente. “A vantagem ainda não é decisiva, mas é bastante confortável. Posso administrar nos dois últimos dias.”

De malas prontas, Pscheidt viaja na quarta-feira para o Canadá para as últimas três semanas de preparação e competição antes do Pan-Americano. Ele segue para Toronto ao lado de Edivando Souza Cruz e Rubens Donizetti. “O sonho é tentar uma medalha no Rio. Vai ser muito difícil, mas temos de acreditar sempre.”

Daniel Zóia, apesar do quinto lugar na segunda etapa, está em segundo na classificação geral e segue na briga pelo título. \"Havia muito barro nesta etapa, o que dificultou para evitar os ataques do Pscheidt\", contou o atleta de Viçosa (MG). Para a etapa deste sábado, uma disputa de Cross Country de 30 km, com largada e chegada em frente à prefeitura de Treze Tílias, Zóia espera não deixar a diferença em relação ao líder aumentar. \"É difícil tirar a desvantagem nesta prova, já que o Pscheidt é muito forte no Cross Country. Vou tentar manter a diferença para tentar o título no domingo\", disse.

Os cinco primeiros na segunda etapa do mountain bike foram os seguintes:

1) Ricardo Pscheidt (Scott / Joel Bikes / Felej) - 1h30min
2) Jair Fernando dos Santos (Avaí FC) - mesmo tempo
3) Gilberto Goes (Team Coyotes / KHS) - mesmo tempo
4) Pablo Lucatelli - a 2min03s
5) Daniel Zóia (Mérida / PowerBar / Reebok) - a 2min03s

Classificação Geral

1) Ricardo Pscheidt (Scott / Joel Bikes / Felej) - 4h07min45s
2) Daniel Zóia (Mérida / PowerBar / Reebok) - a 2min03s
3) Thiago Aroeira (Sundown / Centauro) - a 6min14s
4) Jair Fernando dos Santos (Avaí FC) - a 7min18s
5) Pablo Lucatelli - a 11min11s

Balonismo - O torneio de balonismo dos Jogos Rotas da Natureza, que é válido pelo 20º. Campeonato Brasileiro da modalidade, tem tido o melhor resultado técnico da história. E um dos segredos apontados pelos próprios pilotos é o clima muito favorável da região da Rota da Amizade e especialmente das cidades de Fraiburgo, que foi sede da primeira metade da competição, e de Treze Tílias, onde o torneio prossegue até domingo. “As condições são excelentes e desafiam os pilotos a tirar o máximo de proveito das circunstâncias para fazer todas as manobras necessárias e os procedimentos de vôo”, comentou o goiano Lupércio Lima, segundo colocado na classificação geral. “Os pilotos estão bastante afinados e estão podendo fazer verdadeiros malabarismos.”

Na liderança da competição desde segunda-feira e mostrando grande regularidade, o paulista Luiz Silvestre está buscando a concentração para manter o primeiro lugar e tentar o primeiro título brasileiro na carreira. “O objetivo imediato é conquistar o título e o de longo prazo é representar o Brasil no Mundial da Áustria no ano que vem”, disse o piloto de 37 anos, oito dos quais voando pelos céus do país. “Gostaria muito de formar uma equipe forte para ir bem no Mundial.”

O torneio catarinense de balonismo conta pontos para o ranking nacional, que apontará os três representantes do Brasil para o Mundial de 2008. “Vou tentar caprichar muito nas últimas tarefas para somar pontos importantes”, comentou Silvestre, profissional do esporte. Ele tem uma empresa de produção de balões, de promoção de eventos e de passeios em Boituva, no km 116 da Rodovia Castello Branco.

Neste sábado será disputada a penúltima etapa, com mais duas provas em Treze Tílias, a partir das 7 horas, dependendo das condições meteorológicas. Na última etapa, no domingo, o governador de Santa Catarina, Luiz Henrique, fará a premiação dos vencedores.

Treze Tílias, conhecida como o tirol brasileiro por cultivar as tradições austríacas, vive dias agitados nesse feriado prolongado de Corpus Christi. A cidade foi invadida por centanas de turistas, que querem conferir de perto as belezas locais e a hospitalidade dos habitantes.

Canoagem: Os melhores do primeiro dia de competição, na quinta-feira, voltaram a se destacar nesta sexta, no percurso de 20 km entre Ibicaré e Joaçaba, cidade conhecida por ter o melhor carnaval do sul do Brasil. José Herbert de Carvalho Freitas, no caiaque de 4 metros, e Marcos Zanghelini e Adilson Pommerening, no duck, venceram a segunda etapa e lideram o torneio de canoagem dos Jogos Rotas da Natureza.

\"Foi outra etapa complicada, mas consegui repetir o bom desempenho do primeiro dia para vencer novamente. Espero, agora, obter uma boa vantagem no sábado e conquistar o título no domingo\", disse José Herbert.

\"Novamente temos motivos para comemorar o bom entrosamento da nossa dupla. A parceria está fluindo muito bem e isso é fundamental, já que nosso objetivo é conquistar o título da competição, disse Zanghelini, de 44 anos.

Classificação da segunda etapa de canoagem:

Caiaque 4 metros:

1) José Herbert de Carvalho Freitas
2) Elias Gehard Jancsik
3) Ademir Reggert
4) Fabiano Welter da Silva
5) Paulo da Costa

Duck:

1) Marcos Zanghelini/Adilson Pommerening
2) Kelvin Kroener /Eduardo Kammer
3) Cristiano dos Santos/Maurício Zanotti
4) Wilson Tomelin Junior /Elizete de Souza

Os Jogos da Rotas da Natureza, competição que mostra o grande potencial turístico e ecológico, têm patrocínio de Fundesporte, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo e Esporte, Governo do Estado de Santa Catarina e Malwee Malhas e apoio de Gatorade, Fesporte, Rota da Amizade Convention & Visitors Bureau, Confederação Brasileira de Canoagem, Confederação Brasileira de Balonismo, Confederação Brasileira de Ciclismo, Federação Catarinense de Canoagem, Polícia Militar de Santa Catarina, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros de Santa Catarina e Prefeituras Municipais de Piratuba, Joaçaba, Treze Tílias, Tangará, Pinheiro Preto, Videira e Fraiburgo. A realização é da Federação Catarinense de Ciclismo.

Mais informações no site www.jogosrotasdanatureza.com.br

João Pedro Nunes – Mtb 11.675 / Guto Francischini – Mtb 45.553
E-mail: zdl@zdl.com.br
  • Pscheidt vence a segunda etapa
    (Tico Utiyama / ZDL)

  • Segunda etapa de canoagem
    (Caetano Barreira / ZDL)

  • Balão colore Treze Tílias
    (Tico Utiyama / ZDL)

  • Disputa de balonismo
    (Luiz Doro / ZDL)

Leia também...

Entre em contato