Capa

AVENTURA

SANTA CATARINA VIVE A ADRENALINA DOS JOGOS ROTAS DA NATUREZA

Provas de mountain bike, canoagem e balonismo agitam cinco cidades da Rota da Amizade, no oeste catarinense

07.06.2007  |  3.840 visualizações
Treze Tílias (SC) – Competições de mountain bike, canoagem e balonismo, que compõem a primeira edição dos Jogos Rotas da Natureza, agitaram nesta quinta-feira cinco cidades da Rota da Amizade, em Santa Catarina. A primeira etapa de mountain bike teve 71 km entre Piratuba e Herval do Oeste, do lado de Joaçaba. Já a canoagem teve uma prova de descida de 36 km pelo Rio do Peixe entre Videira e Tangará, com uma portagem (os atletas deixaram o rio pouco antes da usina de Pinheiro Preto). E o balonismo, válido pelo 20º. Campeonato Brasileiro da modalidade, passou a ser disputado em Treze Tílias.

Com uma variação de temperatura entre 12 e 22 graus, com períodos de sol e de chuva fina, os atletas tiveram muitas dificuldades para competir no primeiro dia em que os três esportes foram disputados simultaneamente. De domingo a quarta-feira, apenas provas de balonismo foram disputadas em Fraiburgo, na terra da maça.

A etapa inicial do mountain bike teve um final antecipado. A cinco quilômetros da chegada, inicialmente prevista para 76 km, os 35 competidores tiveram de interromper a prova por ordem da Polícia Rodoviária Federal, que impediu a entrada dos atletas na rodovia BR 282 por falta de segurança por causa da chuva e do trânsito. Com três ciclistas na liderança, a 5 minutos do pelotão, a classificação final foi decidida por sorteio.

\"Foi uma prova muito difícil, devido principalmente ao excessivo número de morros. Tive dificuldades nos trechos mais velozes, que eram as retas, mas recuperava posições exatamente nos morros\", disse o vencedor, Daniel Zóia. Em segundo lugar ficou Thiago Aroeira, seguido por Ricardo Pscheidt, atleta convocado para representar o Brasil nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em julho. \"Sabia que seria uma prova difícil, mas fiz questão de participar para treinar para o Pan-Americano. Para mim, a maior dificuldade da etapa foram as chuvas.\"

A segunda etapa de mountain bike será realizada nesta sexta, com largada às 12 horas em frente à prefeitura de Joaçaba. O percurso será de 50 km e a chegada está prevista para as 13h40 na prefeitura de Treze Tílias.

Os cinco primeiros no mountain bike foram os seguintes:

1) Daniel Zóia (Mérida / PowerBar / Reebok) - 2h40min
2) Thiago Aroeira (Sundown / Centauro) - mesmo tempo
3) Ricardo Pscheidt (Scott / Joel Bikes / Felej) - mesmo tempo
4) Jair Fernando dos Santos (Avaí FC)
5) Flávio Dal Secco (Smel Araucária)

Canoagem – Os 29 atletas inscritos no torneio de canoagem enfrentaram um percurso difícil de 36 km pelo Rio do Peixe. Divididos em 13 caiaques de plástico e oito ducks (botes infláveis para dois competidores), os participantes precisaram de mais de cinco horas para completar o trajeto entre Videira e Tangará, a primeira conhecida como a capital catarinense da uva e a segunda como a terra dos bons vinhos.

José Herbert de Carvalho Freitas, de Jaraguá do Sul, foi o vencedor da categoria caiaque. “Foi uma prova bem puxada e com nível bem forte. Tentei ficar na ponta desde o início e acabei revezando na liderança com o Elias Gehard Jancsik, segundo colocado\", disse Freitas, atual tricampeão catarinense de caiaque de descida. Aos 21 anos, sendo seis no esporte, o atleta teve outros adversários na prova desta quinta-feira. \"O frio e a água muito fria dificultaram bastante. O desgaste físico foi maior e promete interferir também nas próximas etapas.\"

Na duck, a vitória ficou com Marcos Zanghelini e Adilson Pommerening, com 40 pontos. Aos 44 anos, Zanghelini tem muita experiência no esporte. “Treinamos muito não só para vencer esta etapa, mas a competição”, comentou o atleta também de Jaraguá do Sul. “Fazemos uma boa dupla e os resultados são conseqüência de um bom trabalho”, disse Pommerening, de 33 anos, da cidade de Schroeder. Dos oito inscritos, só quatro ducks terminaram a prova.

Nesta sexta-feira, os atletas vão remar 20 km entre Ibicaré até Joaçaba, com largada às 10 horas, na praça ao lado da Delegacia de Polícia, e chegada prevista para as 15 horas, na passarela no centro de Joaçaba. Além da prova de descida, haverá outra de sprint, de cerca de 300 metros, no centro de Joaçaba.

Classificação da primeira etapa de canoagem:

Caiaque 4 metros:
1-José Herbert de Carvalho Freitas, 40 pontos
2-Elias Gehard Jancsik, 34,8
3-Ademir Reggert, 29,3
4-Osmair Grandes, 26,5
5-Daniel Vasel, 25

Duck:
1-Marcos Zanghelini/Adilson Pommerening, 40 pontos
2-Cristiano dos Santos/Maurício Zanotti, 27,8
3-Kelvin Kroener /Eduardo Kammer, 25
4-Wilson Tomelin Junior /Elizete de Souza, 20

Balonismo – O paulista Warley Macedo conseguiu o melhor desempenho na 17ª. tarefa do Campeonato Brasileiro, somando 1.000 pontos, na manhã desta quinta-feira, em Treze Tílias, um dos mais importantes municípios turísticos de Santa Catarina, conhecido como o tirol brasileiro, por causa de sua colonização austríaca. A liderança, no entanto, continua com o paulista Luís Silvestre, com 13.448 pontos. O goiano Lupércio Lima é o segundo colocado, com 12.733 pontos, seguido do paulista Marcos Paulo, com 12.314.

“A competição está ainda muito equilibrada e nada está garantido. Vamos ter muitas emoções ainda até domingo”, garantiu Eder Nobre, da Confederação Brasileira de Balonismo. O torneio, que terá mais duas provas nesta sexta-feira, conta pontos para o ranking que definirá os três brasileiros que irão ao Campeonato Mundial da Áustria, em 2008.

Os Jogos da Rotas da Natureza, competição que mostra o grande potencial turístico e ecológico, têm patrocínio de Fundesporte, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo e Esporte, Governo do Estado de Santa Catarina e Malwee Malhas e apoio de Gatorade, Fesporte, Rota da Amizade Convention & Visitors Bureau, Confederação Brasileira de Canoagem, Confederação Brasileira de Balonismo, Confederação Brasileira de Ciclismo, Federação Catarinense de Canoagem, Polícia Militar de Santa Catarina, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros de Santa Catarina e Prefeituras Municipais de Piratuba, Joaçaba, Treze Tílias, Tangará, Pinheiro Preto, Videira e Fraiburgo. A realização é da Federação Catarinense de Ciclismo.

Mais informações no site www.jogosrotasdanatureza.com.br

João Pedro Nunes – Mtb 11.675 / Guto Francischini – Mtb 45.553
E-mail: zdl@zdl.com.br
  • Duelo entre Pscheidt e Zóia
    (Tico Utiyama / ZDL)

  • Disputa de balonismo
    (Caetano Barreira / ZDL)

  • Zóia, Aroeira e Pscheidt
    (Tico Utiyama / ZDL)

  • Largada da canoagem
    (Tico Utiyama / ZDL)

Leia também...

13.06.2007

PSCHEIDT FINALIZA PREPARAÇÃO PARA O PAN-AMERICANO DO RIO NO CANADÁ

Campeão de mountain bike dos Jogos Rotas da Natureza viaja nesta quarta-feira

13.06.2007

JOGOS ROTAS DA NATUREZA EXIBEM AS ATRAÇÕES DA ROTA DA AMIZADE

Competição teve balonismo, mountain bike, canoagem e, acima de tudo, as belezas e hospitalidade desta região de Santa Catarina

11.06.2007

JOGOS ROTAS DA NATUREZA VÃO CRESCER EM 2008

Sucesso da primeira edição, encerrada domingo, anima organizadores do evento realizado na Rota da Amizade, em Santa Catarina

10.06.2007

DEFINIDOS OS CAMPEÕES DOS JOGOS ROTAS DA NATUREZA

Competição teve torneios de mountain bike, balonismo e canoagem nas sete cidades que compõem a Rota da Amizade, em Santa Catarina

Entre em contato