Capa

AVENTURA

JOGOS ROTAS DA NATUREZA AGITAM SANTA CATARINA

Cinco cidades da Rota da Amizade entram na competição nesta quinta

05.06.2007  |  1.046 visualizações
Fraiburgo (SC) - Depois das emoções iniciais em Fraiburgo, que desde domingo é a sede do 20º. Campeonato Brasileiro de Balonismo, a primeira edição dos Jogos Rotas da Natureza passa a agitar outras cinco cidades da Rota da Amizade, em Santa Catarina. Além do balonismo, que começa a ser disputado em Treze Tílias, haverá competições de mountain bike entre Piratuba e Joaçaba e de canoagem entre Videira e Tangará.

O evento será uma grande festa esportiva e ecológica, reunindo atletas de ponta e amantes da natureza por lugares muito especiais. Ricardo Pscheidt, por exemplo, que está pré-selecionado para representar o Brasil nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em julho, é o destaque das quatro etapas do mountain bike, que tem cerca de 50 atletas inscritos.

Já as provas de canoagem tiveram a participação limitada a 30 atletas, sendo dez nos caiaques de plásticos até 4 metros e 20 nos ducks (botes infláveis) para duas pessoas. Estão confirmados representantes das cidades catarinenses Barra Velha, Guaramirim, Schroeder, Jaraguá do Sul e Benedito Novo, além de Curitiba (PR). Com provas de descida e de sprint, a competição percorre parte do Rio do Peixe. Começa em Videira e termina em Piratuba, passando por Ibicaré e Joaçaba.

O balonismo é o evento mais longo, reunindo 23 pilotos de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Brasília, Goiás e Santa Catarina. O líder do torneio, que conta pontos para o ranking que definirá os três brasileiros que irão ao Mundial da Áustria, em 2008, é o paulista Luís Silvestre, com 10.020 pontos, depois de 13 tarefas realizadas. O goiano Lupércio Lima é o segundo colocado, com 9.729, seguido pelos paulistas Warley Macedo, com 9218, e Marcos Paulo, com 9009 e o paranaense Adriano Perini, com 8737.

“O objetivo do evento é promover a competição de modalidades alternativas, respeitando as características naturais de cada região turística de Santa Catarina. A Rota da Amizade é reconhecida por sua topografia peculiar, suas variadas etnias e sua grande hospitalidade. Temos certeza de que o evento vai se consolidar”, garante João Carlos Andrade, presidente da Federação Catarinense de Ciclismo e organizador do evento.

Sobre as modalidades

O balonismo foi elevado à categoria de esporte de competição na década de 60 e prima pela técnica e precisão. Os competidores decolam com percursos pré-determinados e precisam atingir os alvos, largando sacos de areia, pontuados pela aproximação e distância do ponto da queda em relação ao alvo. Vence o piloto que tiver a melhor regularidade e cumprir com todos os quesitos estipulados pela organização.

Programação em Treze Tílias

Quinta-feira -
manh㠖 competição / tarde – competição promocional
Sexta-feira - manh㠖 competição / Tarde – competição promocional
Sábado - manh㠖 competição / tarde – competição promocional
Domingo - manh㠖 competição e premiação

O mountain bike Cross Country é um esporte olímpico muito popular. Na competição, os atletas precisam cumprir metas do trajeto superando obstáculos naturais em diferentes terrenos.

Programação

Quinta-feira –
76km - Piratuba/Joaçaba
12h – Largada no balneário Parque das Águas
15h30 – Chegada na prefeitura de Joaçaba

Sexta-feira – 50 km - Joaçaba/Treze Tílias
12h – Largada na prefeitura de Joaçaba
13h40 – Chegada na prefeitura de Treze Tílias

Sábado – 30 km - Treze Tílias (Cross Country)
15h – largada na prefeitura de Treze Tílias
16h – chegada na prefeitura de Treze Tílias

Domingo – 76 km - Treze Tílias/Fraiburgo
12h – Largada na prefeitura de Treze Tílias
15h30 – Chegada na Praça Maria Frey

A canoagem duck surgiu nos Estados Unidos na década de 80. O caiaque é inflável, grande e estável, permitindo que o remador fique embarcado sem nenhum tipo de fixação. Com isso, a modalidade vem recebendo um número muito alto de adeptos em todo o mundo. Também conhecido como Inflatable Kayak, é considerado uma versão compacta para o rafting convencional, com acesso até em pequenos riachos.

Programação

Quinta-feira –
36 km - Largada em Videira às 9h30, com a prova de descida, passando por Pinheiro Preto, onde deverão por motivos de segurança sair do rio acima de uma represa e entrar abaixo dela novamente no rio, seguindo até Tangará, local da chegada prevista para as 16 horas. Haverá também uma prova de sprint. A soma dos pontos das duas provas apontará o vencedor.

Sexta-feira – 20 km - De Ibicaré até Joaçaba, com largada às 10 horas, na praça ao lado da Delegacia de Polícia, e chegada prevista para as 15 horas, na passarela no centro de Joaçaba, com uma prova de descida e outra de sprint no centro de Joaçaba.

Sábado – 4 km - A terceira etapa será disputada em Piratuba. A largada será 4 km antes da cidade, às 14 horas, tendo a chegada na ponte de entrada no município, com horário previsto para as 14h45, provas de descida e sprint.

Domingo – A quarta e última etapa, com três provas de sprint no lago da represa de Piratuba, começa às 9 horas e termina às 10 horas. Serão somados os pontos de todos os dias para indicar os campeões.

Mais informações no site www.jogosrotasdanatureza.com.br

João Pedro Nunes – Mtb 11.675
E-mail: zdl@zdl.com.br
  • Fraiburgo
    (Damascom/ZDL)

  • Prova de mountain bike
    (Luiz Doro/adorofoto)

  • Líder da competição
    (Damascom/ZDL)

  • Canoagem
    (Tico Utiyama)

Leia também...

13.06.2007

PSCHEIDT FINALIZA PREPARAÇÃO PARA O PAN-AMERICANO DO RIO NO CANADÁ

Campeão de mountain bike dos Jogos Rotas da Natureza viaja nesta quarta-feira

13.06.2007

JOGOS ROTAS DA NATUREZA EXIBEM AS ATRAÇÕES DA ROTA DA AMIZADE

Competição teve balonismo, mountain bike, canoagem e, acima de tudo, as belezas e hospitalidade desta região de Santa Catarina

11.06.2007

JOGOS ROTAS DA NATUREZA VÃO CRESCER EM 2008

Sucesso da primeira edição, encerrada domingo, anima organizadores do evento realizado na Rota da Amizade, em Santa Catarina

10.06.2007

DEFINIDOS OS CAMPEÕES DOS JOGOS ROTAS DA NATUREZA

Competição teve torneios de mountain bike, balonismo e canoagem nas sete cidades que compõem a Rota da Amizade, em Santa Catarina

Entre em contato