Capa

AVENTURA

JOGOS ROTAS DA NATUREZA AGITAM SANTA CATARINA

Cinco cidades da Rota da Amizade entram na competição nesta quinta

05.06.2007  |  238 visualizações
Fraiburgo (SC) - Depois das emoções iniciais em Fraiburgo, que desde domingo é a sede do 20º. Campeonato Brasileiro de Balonismo, a primeira edição dos Jogos Rotas da Natureza passa a agitar outras cinco cidades da Rota da Amizade, em Santa Catarina. Além do balonismo, que começa a ser disputado em Treze Tílias, haverá competições de mountain bike entre Piratuba e Joaçaba e de canoagem entre Videira e Tangará.

O evento será uma grande festa esportiva e ecológica, reunindo atletas de ponta e amantes da natureza por lugares muito especiais. Ricardo Pscheidt, por exemplo, que está pré-selecionado para representar o Brasil nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em julho, é o destaque das quatro etapas do mountain bike, que tem cerca de 50 atletas inscritos.

Já as provas de canoagem tiveram a participação limitada a 30 atletas, sendo dez nos caiaques de plásticos até 4 metros e 20 nos ducks (botes infláveis) para duas pessoas. Estão confirmados representantes das cidades catarinenses Barra Velha, Guaramirim, Schroeder, Jaraguá do Sul e Benedito Novo, além de Curitiba (PR). Com provas de descida e de sprint, a competição percorre parte do Rio do Peixe. Começa em Videira e termina em Piratuba, passando por Ibicaré e Joaçaba.

O balonismo é o evento mais longo, reunindo 23 pilotos de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Brasília, Goiás e Santa Catarina. O líder do torneio, que conta pontos para o ranking que definirá os três brasileiros que irão ao Mundial da Áustria, em 2008, é o paulista Luís Silvestre, com 10.020 pontos, depois de 13 tarefas realizadas. O goiano Lupércio Lima é o segundo colocado, com 9.729, seguido pelos paulistas Warley Macedo, com 9218, e Marcos Paulo, com 9009 e o paranaense Adriano Perini, com 8737.

“O objetivo do evento é promover a competição de modalidades alternativas, respeitando as características naturais de cada região turística de Santa Catarina. A Rota da Amizade é reconhecida por sua topografia peculiar, suas variadas etnias e sua grande hospitalidade. Temos certeza de que o evento vai se consolidar”, garante João Carlos Andrade, presidente da Federação Catarinense de Ciclismo e organizador do evento.

Sobre as modalidades

O balonismo foi elevado à categoria de esporte de competição na década de 60 e prima pela técnica e precisão. Os competidores decolam com percursos pré-determinados e precisam atingir os alvos, largando sacos de areia, pontuados pela aproximação e distância do ponto da queda em relação ao alvo. Vence o piloto que tiver a melhor regularidade e cumprir com todos os quesitos estipulados pela organização.

Programação em Treze Tílias

Quinta-feira -
manh㠖 competição / tarde – competição promocional
Sexta-feira - manh㠖 competição / Tarde – competição promocional
Sábado - manh㠖 competição / tarde – competição promocional
Domingo - manh㠖 competição e premiação

O mountain bike Cross Country é um esporte olímpico muito popular. Na competição, os atletas precisam cumprir metas do trajeto superando obstáculos naturais em diferentes terrenos.

Programação

Quinta-feira –
76km - Piratuba/Joaçaba
12h – Largada no balneário Parque das Águas
15h30 – Chegada na prefeitura de Joaçaba

Sexta-feira – 50 km - Joaçaba/Treze Tílias
12h – Largada na prefeitura de Joaçaba
13h40 – Chegada na prefeitura de Treze Tílias

Sábado – 30 km - Treze Tílias (Cross Country)
15h – largada na prefeitura de Treze Tílias
16h – chegada na prefeitura de Treze Tílias

Domingo – 76 km - Treze Tílias/Fraiburgo
12h – Largada na prefeitura de Treze Tílias
15h30 – Chegada na Praça Maria Frey

A canoagem duck surgiu nos Estados Unidos na década de 80. O caiaque é inflável, grande e estável, permitindo que o remador fique embarcado sem nenhum tipo de fixação. Com isso, a modalidade vem recebendo um número muito alto de adeptos em todo o mundo. Também conhecido como Inflatable Kayak, é considerado uma versão compacta para o rafting convencional, com acesso até em pequenos riachos.

Programação

Quinta-feira –
36 km - Largada em Videira às 9h30, com a prova de descida, passando por Pinheiro Preto, onde deverão por motivos de segurança sair do rio acima de uma represa e entrar abaixo dela novamente no rio, seguindo até Tangará, local da chegada prevista para as 16 horas. Haverá também uma prova de sprint. A soma dos pontos das duas provas apontará o vencedor.

Sexta-feira – 20 km - De Ibicaré até Joaçaba, com largada às 10 horas, na praça ao lado da Delegacia de Polícia, e chegada prevista para as 15 horas, na passarela no centro de Joaçaba, com uma prova de descida e outra de sprint no centro de Joaçaba.

Sábado – 4 km - A terceira etapa será disputada em Piratuba. A largada será 4 km antes da cidade, às 14 horas, tendo a chegada na ponte de entrada no município, com horário previsto para as 14h45, provas de descida e sprint.

Domingo – A quarta e última etapa, com três provas de sprint no lago da represa de Piratuba, começa às 9 horas e termina às 10 horas. Serão somados os pontos de todos os dias para indicar os campeões.

Mais informações no site www.jogosrotasdanatureza.com.br

João Pedro Nunes – Mtb 11.675
E-mail: zdl@zdl.com.br
  • Fraiburgo
    (Damascom/ZDL)

  • Prova de mountain bike
    (Luiz Doro/adorofoto)

  • Líder da competição
    (Damascom/ZDL)

  • Canoagem
    (Tico Utiyama)

Leia também...

Entre em contato