Capa

AVENTURA

JOGOS ROTAS DA NATUREZA, UM TRIBUTO AO MEIO AMBIENTE

Evento une esporte e turismo e elege modalidades que representam o ar, a água e a terra

05.06.2007  |  227 visualizações
São Paulo (SP) - Os Jogos Rotas da Natureza, que começaram no domingo com o 20º. Campeonato Brasileiro de Balonismo, e ganham a partir desta quinta-feira disputas de canoagem e mountain bike, são um tributo ao meio ambiente, cujo dia foi comemorado nesta terça-feira em todo o mundo. Esta primeira edição segue a tendência mundial de unir o esporte ao turismo e está sendo realizada nas cidades que compõem a Rota da Amizade, em Santa Catarina, com modalidades que representam o ar, a água e a terra.

A cidade de Fraiburgo, conhecida como a Terra da Maça, é a primeira a viver as emoções da competição, tendo o céu colorido pelos balões. “O torneio é um show de destreza, técnica e perícia. Estas são algumas das qualidades que os pilotos inscritos estão tendo de mostrar na luta por três vagas na seleção brasileira que irá disputar o Campeonato Mundial da Áustria, em 2008”, comentou Eder Nobre, da Confederação Brasileira de Balonismo.

Com 37 mil habitantes, Fraiburgo fica a 300 quilômetros de distância de Curitiba e a 375 km de Florianópolis. O líder da competição é o atual campeão brasileiro da modalidade, o gaúcho Eduardo Melo, que representa a cidade de Torres, no Rio Grande do Sul. Nesta quarta-feira pela manhã, o torneio terá a sétima prova. À tarde, os pilotos seguem para Treze Tílias, local de disputa dos últimos quatro dias da competição.

A partir de quinta-feira, a festa se estende também por Piratuba e Joaçaba, cidades de largada e chegada da primeira etapa de mountain bike, num percurso de 76 km de muitas dificuldades. A grande estrela da prova será o catarinense Ricardo Pscheidt, segundo colocado no ranking brasileiro e atleta convocado para representar o Brasil nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em julho.

Já a primeira etapa da canoagem será disputada num trecho de 36 km entre Videira e Tangará. As cidades da Rota da Amizade foram escolhidas por causa da topografia peculiar e grande hospitalidade da população. Em contrapartida, a organização definiu esportes que respeitam as características naturais de cada cidade. Além de Fraiburgo, Treze Tílias, Piratuba, Joaçaba, Videira e Tangará, faz parte da Rota da Amizade a cidade de Pinheiro Preto.

Os Jogos da Rotas da Natureza têm patrocínio de Fundesporte, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo e Esporte, Governo do Estado de Santa Catarina e Malwee Malhas e apoio de Gatorade, Fesporte, Rota da Amizade Convention & Visitors Bureau, Confederação Brasileira de Canoagem, Confederação Brasileira de Balonismo, Confederação Brasileira de Ciclismo, Federação Catarinense de Canoagem, Polícia Militar de Santa Catarina, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros de Santa Catarina e Prefeituras Municipais de Piratuba, Joaçaba, Treze Tílias, Tangará, Pinheiro Preto, Videira e Fraiburgo. A realização é da Federação Catarinense de Ciclismo.

Mais informações no site www.jogosrotasdanatureza.com.br

João Pedro Nunes – Mtb 11.675
E-mail: zdl@zdl.com.br
  • Treze Tílias
    (Divulgação/ZDL)

  • Mountain Bike
    (Luiz Doroneto/adorofoto)

  • Mapa
    (Divulgação/ZDL)

  • Balão
    (Damascom/ZDL)

Leia também...

Entre em contato