Capa

AVENTURA

EDUARDO MELO SAI NA FRENTE NO BALONISMO DOS JOGOS ROTAS DA NATUREZA

Atual campeão brasileiro, piloto gaúcho é um dos favoritos da competição

04.06.2007  |  194 visualizações
São Paulo (SP) – O piloto gaúcho Eduardo Melo, atual campeão brasileiro, saiu na frente na disputa do torneio de balonismo dos Jogos Rotas da Natureza, que serão disputados até domingo na Rota da Amizade, formada por sete cidades de Santa Catarina. Melo somou 2.813 pontos nas três tarefas do primeiro dia de competição, em Fraiburgo. Ele abriu 119 pontos de vantagem sobre o paulista Luís Silvestre, vice-campeão brasileiro e segundo colocado no torneio.

A competição catarinense, que reúne 23 pilotos, é válida pelo 20º. Campeonato Brasileiro de Balonismo e conta pontos para o ranking que indicará os três representantes do Brasil para o Mundial de Hofkirchen, em 2008, na Áustria. Fraiburgo será sede do vento até esta quarta-feira. De quinta a domingo, o torneio passará a ser disputado em Treze Tílias.

“A competição começou equilibrada como o esperado”, comenta Edson Romagnoli, presidente da Confederação Brasileira de Balonismo. “Vamos ter ainda muitas etapas pela frente e nada está decidido.”

O paranaense Adriano Perini ficou em terceiro lugar, com 2.565 pontos, seguido dos paulistas Johnny Alvarez (2.492) e Warley Macedo (2.456). A equipe brasileira para o Campeonato Mundial terá três representantes e será apontada depois da disputa do 21º. Campeonato Brasileiro, em 2008.

Além do balonismo, os Jogos Rotas da Natureza terão mais duas modalidades: o mountain bike (marathon) e a canoagem (caiaques de plásticos até 4 metros e ducks - botes infláveis - para duas pessoas), que terão provas de quinta a domingo. Além de Fraiburgo e Treze Tílias, as competições passarão ainda por Piratuba, Joaçaba, Tangará, Pinheiro Preto e Videira.

Canoagem – A Federação de Canoagem do Estado de Santa Catarina limitou a participação no evento em dez caiaques de plásticos até 4 metros e em dez ducks (bote inflável) para dois atletas. Estão inscritos atletas de Barra Velha, Guaramirim, Schroeder, Jaraguá do Sul, Benedito Novo e Curitiba.

A competição terá quatro etapas:

Quinta-feira – 36 km - Largada em Videira às 9h30, com a prova de descida, passando por Pinheiro Preto, onde deverão por motivos de segurança sair do rio acima de uma represa e entrar abaixo dela novamente no rio, seguindo até Tangará, local da chegada prevista para 16 horas. Haverá também uma prova de sprint. A soma dos pontos das duas provas apontará o vencedor da primeira etapa.

Sexta-feira – 20 km - De Ibicaré até Joaçaba, com largada às 10 horas, na praça ao lado da Delegacia de Polícia, e chegada prevista para as 15 horas, na passarela no centro de Joaçaba, com uma prova de descida e outra de sprint no centro de Joaçaba.

Sábado – 4 km - A terceira etapa será disputada em Piratuba. A largada será 4 km antes da cidade ás 14 horas, tendo a chegada na ponte de entrada no município, com horário previsto para as 14h45, provas de descida e sprint.

Domingo – A quarta e última etapa, com três provas de sprint no lago da represa de Piratuba, começa às 9 horas e termina às 10 horas. Serão somados os pontos de todos os dias para indicar os campeões.

Os Jogos da Rotas da Natureza têm patrocínio de Fundesporte, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo e Esporte, Governo do Estado de Santa Catarina e Malwee Malhas e apoio de Gatorade, Fesporte, Rota da Amizade Convention & Visitors Bureau, Confederação Brasileira de Canoagem, Confederação Brasileira de Balonismo, Confederação Brasileira de Ciclismo, Federação Catarinense de Canoagem, Polícia Militar de Santa Catarina, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros de Santa Catarina e Prefeituras Municipais de Piratuba, Joaçaba, Treze Tílias, Tangará, Pinheiro Preto, Videira e Fraiburgo. A realização é da Federação Catarinense de Ciclismo.

Mais informações no site www.jogosrotasdanatureza.com.br

João Pedro Nunes – Mtb 11.675
E-mail: zdl@zdl.com.br
  • Balões em Fraiburgo
    (Damascom/ZDL)

  • Jogos começaram no dia 3
    (Damascom/ZDL)

  • Competição é válida pelo Brasileiro
    (Damascom/ZDL)

  • Belo visual
    (Damascom/ZDL)

Leia também...

Entre em contato