Capa

RUGBY

Lançamento de projeto social 'Nadando com Gustavo Borges' movimenta o esporte em Itu (SP)

Gustavo Borges, autoridades locais, imprensa e cerca de 200 crianças compareceram ao evento, no último sábado (17), no Complexo Aquático Coronel Fiori Marcelo Amantéa

19.05.2014  |  653 visualizações
Itu (SP) - O lançamento do projeto social Nadando com Gustavo Borges na cidade de Itu (SP) foi um sucesso, reunindo cerca de 200 crianças que serão atendidas pelo programa, autoridades políticas locais e imprensa, além do medalhista olímpico Gustavo Borges. O evento, realizado no Complexo Aquático Coronel Fiori Marcelo Amantéa, marcou o início do projeto, que conta com a parceria da Prefeitura da cidade e tem patrocínio do Credit Suisse e da Caminhos do Paraná, por meio da Lei de Incentivo Federal ao Esporte.

"Moro em Itu (SP) e fico muito feliz pelo Nadando com Gustavo Borges estar entrando em uma nova fase, agora com apoio da Lei de Incentivo. Itu é um município com potencial e muita vontade. Temos que aproveitar ao máximo. Estou muito satisfeito com o evento e pela presença das crianças com seus pais. Quero agradecer a todos os envolvidos nesse projeto porque sem eles não seria possível. Vamos formar cidadãos. Itu tem agora à disposição a metodologia com a qual trabalhamos em mais de 300 estabelecimentos pelo Brasil", discursou o medalhista olímpico na abertura do encontro, antes de pular na piscina e nadar com as crianças presentes.

O prefeito de Itu, Antonio Luiz Gomes (Tuíze), também prestigiou o lançamento. "É um prazer fazer com que a Prefeitura de Itu tenha uma parceria com uma pessoa que trouxe tantas alegrias para o nosso país. O projeto Nadando com Gustavo Borges vai começar com quase 200 crianças e em breve serão muitas mais. Teremos outros campeões saindo dessa piscina", previu.

O Nadando com Gustavo Borges tem o objetivo de formar cidadãos a partir da inserção do esporte na vida das crianças. Na primeira fase serão atendidos aproximadamente 200 alunos de 8 a 13 anos, matriculados nas escolinhas de natação da Secretaria Municipal de Esporte do município. Os participantes receberam os kits com os materiais do projeto, como camiseta, boné, óculos de natação, sunga ou maiô e mochila.

Os inscritos têm à disposição, além do material individual, o necessário para as aulas na piscina, como palmar, boias, pranchas, relógio de borda grande e cronômetros. As aulas já estão sendo realizadas de segunda a sexta-feira, pela manhã e à tarde, no Complexo Aquático Fiori Amntéa e no Centro de Lazer Ludogério José da Silva. Após os treinos, as crianças ainda contam com um kit alimentação.

Presenças especiais - Além de Gustavo Borges, o evento contou com a presença de Marcos Ferrari, nadador da Seleção Brasileira de natação. O atleta, que nada pela equipe Fiat/Minas, em Belo Horizonte (MG), é natural de Itu e fez questão de prestigiar o lançamento do projeto social. "Treinei aqui a minha vida toda e como estou em uma semana de folga, depois do Troféu Maria Lenk, vim para Itu. O Marcelo, que foi meu técnico durante muitos anos na cidade, me falou sobre o projeto e não pude deixar de comparecer com minha família nesse evento tão importante para a cidade", contou Marcos.

Para Ana Luiza Claro, de 7 anos, estar ali, ao lado de Gustavo Borges, foi um sonho realizado. "Na verdade, antes do projeto, não o conhecia, mas depois que o professor falou, pesquisei tudo sobre a vida e as conquistas dele. Gostei muito e hoje vejo ele como um ídolo. Ele foi nadador profissional e medalhista olímpico e é isso que quero ser quando crescer. Hoje pude ver ele de perto. Ele é muito grande, tem mais de 2 metros!", exaltou Ana Luiza, que começou a nadar com apenas 4 anos. Por enquanto, a pequena está adorando as aulas do Nadando com Gustavo Borges e "acha muito legal todas as atividades".

Sobre o Nadando com Gustavo Borges - Para o quatro vezes medalhista olímpico Gustavo Borges sempre foi um objetivo proporcionar o acesso à natação para o maior número de pessoas. E esse é a principal razão para o empresário ter criado o projeto social Nadando com Gustavo Borges. Pelo primeiro ano estruturado e contando com o apoio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, por meio do Credit Suisse e do Caminhos do Paraná, e a parceria da Prefeitura de Itu (SP), o projeto irá atender cerca de 200 crianças no interior de São Paulo. Além das aulas, os alunos terão à disposição todo o material necessário para as práticas, uniforme e alimentação após os treinos.

Gustavo Borges começou a nadar quando tinha dez anos. Disputou quatro Olimpíadas (Barcelona-1992, Atlanta-1996, Sidney-2000 e Atenas-2004) e conquistou quatro medalhas olímpicas (duas pratas e dois bronzes). Também tem em seu currículo 19 medalhas em Jogos Pan-Americanos e quebrou diversos recordes sul-americanos e quatro recordes mundiais. Após a Olimpíada de Atenas-2004, Gustavo se aposentou e passou a dedicar sua vida à Metodologia Gustavo Borges (MGB), voltada para o aprendizado aquático. Além de ter implantado o sistema em escolas credenciadas, o medalhista olímpico é sócio em cinco academias, uma em São Paulo, uma em Londrina (PR) e três em Curitiba (PR). Em março de 2012, entrou para o International Swimming Hall of Fame (o Hall da Fama da natação mundial).

Mais informações no site www.gustavoborges.com.br
pelo twitter @gusborges
e pela Fanpage do facebook do Gustavo Borges

Paula Otero - Mtb.: 17268/MG
E-mail: paula@zdl.com.br - Tel: 55 11 987837408
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação
  • Gustavo Borges fez questão de nadar com todas as crianças presentes
    (Talita Saab)

  • <p> O medalhista olímpico e a aluna Ana Luiza Claro
    (Talita Saab)

  • <p> O projeto social irá atender a cerca de 200 crianças de Itu (SP)
    (Talita Saab)

  • Gustavo Borges e Marcos Ferrari, da Seleção Brasileira de natação
    (Talita Saab)

  • <p> Itu teve uma manhã de festa com o lançamento do projeto social
    (Talita Saab)

  • Cerimônia de lançamento do Nadando com Gustavo Borges
    (Talita Saab)

Leia também...

Entre em contato