Capa

ATLETISMO

Atletas do Centro de Excelência buscam índice para o Mundial, em Campinas

Centro de Excelência Esportiva estará dividido entre o Torneio FPA Juvenil e o Circuito Sylvio de Magalhães Padilha, ambos em Campinas neste sábado (29)

28.03.2014  |  513 visualizações
São Paulo (SP) - Até o meio do ano, o foco dos atletas do Centro de Excelência Esportiva (CEE) estará voltado para o Mundial Juvenil de Eugene (EUA), em julho. O Brasil tem oito atletas que já conquistaram o índice em suas provas, e cinco deles pertencem ao programa do CEE. Neste sábado (29), Campinas será o palco das tentativas, com duas competições seguidas no Centro Esportivo de Alto Rendimento.

O Swiss Park receberá a primeira etapa do Circuito Sylvio de Magalhães Padilha para as categorias, adulto, sub-23 e juvenil (com mais de 18 anos), entre 9h e 11h45. No período da tarde, no mesmo local, será disputado o Torneio FPA Juvenil, entre 14h e 16h, com atletas juvenis e menores.

O CEE Caixa/Taubaté terá cinco atletas no Torneio FPA Juvenil: Lineker Luis Luca, no disco; João Gabriel das Chagas, nos 110 c/ barreiras; David dos Santos, nos 3000 m; Nayara Monteiro nos 10.000 m marcha atlética e João Pedro Ferreira, no martelo. Outros três representantes do Vale do Paraíba disputam o Circuito S.M. Padilha: Lucas Mesquita e os gêmeos David e Kevin da Silva, todos nos 3000 m rasos.

"A equipe de Taubaté está renovada. É um início de trabalho com novos técnicos e novos atletas. Desde o final de 2013 passamos a fazer parte do CEE e a contar com uma estrutura que nos dá as condições necessárias para treinar e competir", avalia a coordenadora do CEE Taubaté, Ana Paula de Campos. "Considero que 2014 será um ano de base, para colocarmos como objetivo, os campeonatos Pan-americano e Sul-americano juvenis de 2015".

O CEE Taubaté atende 50 atletas. Entre os que buscam índice neste final de semana em Campinas, podem ser incluídos, João Gabriel dos Santos nos 110 m c/ barreiras e Lucas Mesquita, nos 3000 m. João tem o tempo de 13s80 e precisa baixar para 13s50 para estabelecer o índice para o Mundial. Lucas venceu no último final de semana os 3000 m c/ obstáculos no Torneio FPA Juvenil, no Ibirapuera.

A equipe da casa, o CEE Campinas estará representada por quatro atletas no Circuito S.M. Padilha: Ricardo Mário de Souza e Tatiane dos Santos Pereira, nos 100 m; Alexander Russo e Adriano Felipe do Carmo nos 400 m. Ricardo e Alexander estão em busca da vaga para o Campeonato Mundial de Revezamento, no final de maio em Nassau, nas Bahamas. Ambos foram vice-campeões sul-americanos em 2013 nos revezamentos 4 x 100 e 4 x 400 m, respectivamente e participaram do Camping de Revezamento da CBAt no início da temporada.

Atletas do CEE com índices para o Mundial Juvenil

Lucas Marcelino Santos (IMST/Centro de Excelência-SP) - salto em distância - 7,81 m
Thales Augusto Rodrigues (ARPA-SP) - salto em distância - 7,59 m
Bruno Valério de Souza (Brasil FC/Fupes-SP) - salto triplo - 16,13 m
Mateus Daniel Adão de Sá (Orcampi/Unimed-SP) - salto triplo - 15,95 m
Edvania dos Santos Araújo (ARPA-SP) - lançamento do dardo - 52,51 m

Sobre o Centro de Excelência Esportiva - O CEE é um projeto da Federação Paulista de Atletismo (FPA), em parceria com a Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, que já formou mais de 1.500 atletas e atualmente conta com 13 núcleos, que abrigam mais de 300 jovens. Apenas na capital paulista são mais de 130 participantes. Os demais estão distribuídos entre as cidades de Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Sertãozinho, Cubatão, Praia Grande, Itapetininga e São José dos Campos. Neste ano, o Governo do Estado confirmou mais quatro núcleos para o programa nas cidades de São Bernardo do Campo, Guarulhos, Osasco e Taubaté.

Outras informações no site www.atletismofpa.org.br

e no Facebook da Federação Paulista de Atletismo

Gustavo Coelho / Paula Otero - Mtb.: 17.268/MG
E-mail: gustavo@zdl.com.br
Tel: 11 98457-9699 - 11 32855911
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
  • Lucas Marcelino, índice na distância
    (ZDL / Divulgação)

  • Lucas Mesquita, vai buscar índice nos 3000 m
    (ZDL / Divulgação)

  • Bruno Valério, índice no triplo
    (Fernanda Paradizo/CBAt)

Leia também...

Entre em contato