Capa

ATLETISMO

Após mais um índice do CEE para o Mundial Juvenil, Pres. Prudente disputa o Interclubes

Gabriele dos Santos, do Centro de Excelência Esportiva de Presidente Prudente, disputa primeira competição depois de obter índice para o Mundial no salto triplo

09.04.2014  |  588 visualizações
São Paulo (SP) - A carioca Gabriele Sousa dos Santos está entre as favoritas para as provas dos saltos triplo e em distância no Campeonato Brasileiro Caixa Interclubes de Juvenis, de sexta a domingo (11 a 13/4) na Arena Caixa do Centro de Atletismo Professor Oswaldo Terra, em São Bernardo do Campo, nova oportunidade para obtenção de índice para o Mundial Juvenil de Eugene (EUA) entre 22 e 27 de julho.

No último final de semana, no Torneio FPA Adulto no Ibirapuera, Gabriele atingiu 13m06, superando em quatro centímetros a marca exigida para as mulheres no salto triplo. Em 2013, primeiro ano como juvenil, a atleta do EC Rezende alcançou 13m56, encerrando a temporada como nona colocada no ranking mundial.

"A Gabriele estava machucada. Foi a primeira competição dela no ano e já superou o índice. Ela deve melhorar bem essa marca e em breve conquistar também o índice no salto em distância", avalia o técnico Dino Cintra, coordenador do CEE de Presidente Prudente. "A atleta é muito dedicada e se mantiver a evolução, chegará ao Mundial em condições de brigar por uma medalha". Gabriele foi vice no Pan Juvenil de Medellín (COL) em 2013.

Otimista, o treinador ainda considera que outros saltadores, apesar de ainda menores, têm potencial para obter resultados expressivos em São Bernardo: Bruno Spinelli (vara), Jeremias Daniel (altura) e Kelves Aparecido (distância). Os três estão classificados para a seletiva da Olimpíada da Juventude, em agosto, na cidade chinesa de Nanquim. A seletiva sul-americana será disputada em maio, na Colômbia, e levará à China os 16 melhores de cada prova após as classificatórias em cada continente.

"Precisamos adquirir condições de segurar esses meninos e meninas aqui em Presidente Prudente. Eles têm potencial, mas precisam de um apoio mais efetivo. Em algumas competições a prefeitura banca alimentação e alojamento, treinamos no campo da UNESP (Universidade Estadual Paulista) e ainda bem que contamos com a estrutura do CEE, mas se outro clube oferecer salário, não temos como evitar a saída do atleta", analisa Dino Cintra, também professor de Educação Física na UNESP.

Atletas do CEE com índices para o Mundial Juvenil
Lucas Marcelino Santos (IMST/Centro de Excelência-SP) - salto em distância - 7,81 m
Thales Augusto Rodrigues (ARPA-SP) - salto em distância - 7,59 m
Bruno Valério de Souza (Brasil FC/Fupes-SP) - salto triplo - 16,13 m
Mateus Daniel Adão de Sá (Orcampi/Unimed-SP) - salto triplo - 15,95 m
Edvânia dos Santos Araújo (ARPA-SP) - lançamento do dardo - 52,51 m
Gabriele Sousa dos Santos (SEMEP/Rezende) - salto triplo - 13,06 m

Sobre o Centro de Excelência Esportiva - O CEE é um projeto da Federação Paulista de Atletismo (FPA), em parceria com a Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, que já formou mais de 1.500 atletas e atualmente conta com 13 núcleos, que abrigam mais de 300 jovens. Apenas na capital paulista são mais de 130 participantes. Os demais estão distribuídos entre as cidades de Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Sertãozinho, Cubatão, Praia Grande, Itapetininga e São José dos Campos. Neste ano, o Governo do Estado confirmou mais quatro núcleos para o programa nas cidades de São Bernardo do Campo, Guarulhos, Osasco e Taubaté.

Outras informações no site www.atletismofpa.org.br
e no Facebook da Federação Paulista de Atletismo

Ary Pereira Jr. - Mtb.: 23297
E-mail: paula@zdl.com.br
Fones: 55 11 9 7602-2986 / 11 3285-5911
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação

  • Gabriele dos Santos, salto triplo
    (Wagner do Carmo / CBAt)

  • Bruno Valério, índice no triplo
    (Wagner do Carmo / CBAt)

Leia também...

Entre em contato