Capa

ATLETISMO

Atletas do Centro de Excelência ganham experiência internacional no GP São Paulo Caixa

Juvenis integrantes do programa 'Centro de Excelência Esportiva' têm a oportunidade de competir com atletas adultos e internacionais no Ibirapuera

04.05.2014  |  910 visualizações
São Paulo (SP) - Há menos de três meses para o Campeonato Mundial Juvenil de Atletismo em Eugene (EUA), os integrantes do programa Centro de Excelência Esportiva (CEE) tiveram a oportunidade de disputar o GP São Paulo Caixa neste domingo (4), no Ibirapuera, e começar a viver a experiência internacional que o calendário de 2014 exigirá em breve. O torneio reuniu 151 atletas de 16 países.

Mesmo competindo ao lado de atletas da categoria adulta, os juvenis do CEE obtiveram resultados expressivos. A maior expectativa estava no salto em distância, com Tiago Silva (sub-23) e Lucas Marcelino, líder do ranking juvenil, com 7m81 e já qualificado para o Mundial. Tiago ficou em quinto e Lucas em oitavo, na prova vencida pelo campeão olímpico de Pequim, Irving Saladino. O panamenho saltou 7m85.

"O principal interesse em relação ao Lucas, era de que ele estivesse dentro da prova, vivenciando o clima de uma competição internacional com nível adulto. Como não existia a responsabilidade com o resultado, ele arriscou e acabou errando os saltos", justificou o técnico Nélio Moura, coordenador do CEE São Paulo/Ibirapuera. Tiago Silva, com 7m62, ficou a quatro centímetros do pódio.

"O primeiro ciclo do ano, reservado aos treinos físicos, está encerrado. Agora estamos iniciando o ciclo competitivo, em que os atletas começam a se ajustar para as principais competições", considerou Nélio, também treinador do panamenho. "Irving é um modelo para os demais saltadores. Ele é diferenciado e tem condições de recuperar a forma que lhe rendeu a medalha de ouro na Olimpíada de 2008".

Iago da Silva Martins, de Osasco, representou o CEE na prova dos 400 m com barreiras e acabou na sexta colocação, com 52s38. "Senti muito cansaço durante a prova, além de um incômodo na panturrilha. Não é foi o resultado que eu pretendia", resignou-se o juvenil que já estabeleceu o índice (51s68) para o Mundial. Sua melhor marca na temporada é de 51s36. O uruguaio Andrés Silva venceu com 49s98.

O técnico de Iago, Marcelo Lima, que treina o barreirista no próprio estádio do Ibirapuera, acompanhou o bom desempenho dos juvenis no GP São Paulo e deixou uma sugestão. Gostaria que nos próximos anos houvesse, nas provas mais curtas, preliminares exclusivas para a categoria juvenil. Seria uma motivação a mais disputar uma competição de grande magnitude e ainda se espelhar em atletas consagrados".

Nas disputas femininas, o CEE esteve representado por Geisa Cardoso dos Santos, quarta colocada nos 400 m com barreiras, com 59s40, e por Gisele Aparecida da Silva, sexta nos 800 m, com 2m15s30. A uruguaia Deborah Rodriguez venceu ambas as provas com 57s87 e 2m11s27, respectivamente. A maioria dos atletas que competiram no Estádio Ícaro de Castro Melo, estará em Uberlândia (MG), na próxima quarta-feira (7) para o GP Caixa Sesi.

O presidente da Confederação Brasileira de Atletismo, José Antônio Martins Fernandes, presente à competição, ressaltou os frutos que estão sendo colhidos por meio do programa CEE. "Implantamos o projeto em parceria com a Secretaria de Esporte quando eu era presidente da Federação Paulista e o objetivo era exatamente conquistar o que está acontecendo hoje. Vemos o atletismo difundido em todo o Estado, levando oportunidade aos jovens talentos. Os resultados, como a classificação de vários atletas para o Mundial Juvenil, comprovam a eficiência".

Atletas do CEE com índices para o Mundial Juvenil
Lucas Marcelino (CEE/Orcampi/Unimed-SP) - salto em distância - 7,81 m
Thales Augusto Rodrigues (ARPA-SP) - salto em distância - 7,59 m
Bruno Valério de Souza (Brasil FC/Fupes-SP) - salto triplo - 16,13 m / distância - 7,72 m
Mateus Daniel Adão de Sá (Orcampi/Unimed-SP) - salto triplo - 15,95 m
Edvânia dos Santos Araújo (ARPA-SP) - lançamento do dardo - 52,51 m
Gabriele Sousa dos Santos (SEMEP/Rezende) - salto triplo - 13,06 m
Ana Paula Oliveira (Orcampi/Unimed) - salto em altura - 1m82
Iago Martins (CSS II Exército) - 400 m c/arreiras - 51s39

Sobre o Centro de Excelência Esportiva - O CEE é um projeto da Federação Paulista de Atletismo (FPA), em parceria com a Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, que já formou mais de 1.500 atletas e atualmente conta com 13 núcleos, que abrigam mais de 300 jovens. Apenas na capital paulista são mais de 130 participantes. Os demais estão distribuídos entre as cidades de Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Sertãozinho, Cubatão, Praia Grande, Itapetininga e São José dos Campos. Em 2013, o Governo do Estado confirmou mais quatro núcleos para o programa nas cidades de São Bernardo do Campo, Guarulhos, Osasco e Taubaté.

Outras informações no site www.atletismofpa.org.br
e no Facebook da Federação Paulista de Atletismo

Ary Pereira Jr. - Mtb.: 23297
E-mail: ary@zdl.com.br
Fones: 55 11 9 7602-2986 (Tim) / 11 9 9275-7044 (Claro) / 11 3285-5911
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação
  • Tiago Silva, distância
    (Wagner Carmo/CBAt)

  • Lucas Marcelino, distância
    (Wagner Carmo/CBAt)

  • Gisele Aparecida (66) 800 m
    (Wagner Carmo/CBAt)

Leia também...

Entre em contato