Capa

ATLETISMO

Centro de Excelência conquista índice para o Mundial e medalhas de ouro no Interclubes Juvenil

Principal resultado foi obtido por Iago Martins, que atingiu o índice para o Mundial Juvenil, nos Estados Unidos, nos 400 m com barreiras

13.04.2014  |  733 visualizações
São Paulo (SP) - Os atletas do Centro de Excelência Esportiva conquistaram resultados expressivos no Campeonato Brasileiro Caixa de Atletismo de Juvenis Interclubes, encerrado neste domingo (13) na Arena Caixa, em São Bernardo do Campo. Iago Martins comemorou a obtenção do índice para o Mundial Juvenil, de Eugene (EUA), em julho. O corredor do Clube dos Sargentos do II Exército venceu os 400 m com barreiras com o tempo de 51s39, diante do índice de 51s68.

"Foi uma prova fantástica. Ele tinha a esperança de vencer, mas não sabia que alcançaria o objetivo tão cedo. A projeção era de atingir o índice em junho, no Campeonato Brasileiro", festejou o técnico de Iago, Marcelo Lima, que treina os atletas do CEE no Ibirapuera. "Era para o Alan Gusmão também ter feito o índice nos 100 m, mas ele soltou um pouco na chegada. Na próxima competição em pista rápida ele deve baixar a marca", analisou o treinador.

Alan venceu os 100 m em 10s54, ficando a apenas dois centésimos do índice para o Mundial. O velocista da Orcampi/Unimed também ficou com a medalha de ouro nos 200 m, com 21s44, mas já correu a distância em 21s28, onze centésimos a mais do que a marca para o Mundial: 21s17. "A prova dos 200 m era a minha prioridade, mas corri sentindo o músculo posterior da coxa direita. Nos 100 m, teria conseguido se não bobeasse na chegada. Deu um aperto no coração. Preciso de duas semanas de treino mais leve para voltar com tudo", considerou Alan, que espera estabelecer os dois índices nos próximos 30 ou 40 dias.

A equipe da Orcampi/Unimed, bicampeão do Interclubes Juvenil, ainda teve outros campeões na arena de São Bernardo do Campo. Ana Paula Oliveira, que já havia obtido a marca de 1m82 para o Mundial há 15 dias, em Campinas, venceu o salto em altura com 1m78. Douglas Nascimento ganhou os 3000 m com obstáculos com 9m16s61. Precisa baixar para 8m55s02 para competir em Eugene.

Daniel Nascimento foi ouro nos 5000 m, com 14m56s42 e terá de correr a distância em 14m15s00 para integrar a delegação brasileira. Ademilson Pontes, também de Campinas, ganhou a marcha atlética de 10.000 m, com 52m20s42. A atleta do ASA São Bernardo, Patrícia Koch, correu os 400 m com barreiras na pista onde treina e chegou ao topo do pódio com o tempo de 1m00s37, ficando muito próxima dos 59s23 exigidos para o Mundial.

Saltadores garantidos - Bruno Valério e Mateus Adão de Sá fizeram a dobradinha do CEE no salto triplo com 16m09 e 15m91, respectivamente. Bruno recebeu a medalha de ouro representando a Fupes, de Santos, enquanto Mateus somou pontos para a Orcampi/Unimed ao conquistar a prata. Ambos já haviam obtido a marca para saltar nos Estados Unidos, sendo que Bruno também está qualificado no salto em distância.

Os dois atletas moram e treinam juntos, alojados no Ibirapuera, e a evolução de um acaba naturalmente contribuindo para o desenvolvimento do outro. "É bom ter um amigo como adversário porque aumenta a motivação para treinar e na hora da competição sabemos que tem alguém nos apoiando", enalteceu Mateus. Outro saltador treinado por Nélio Moura, e já com o índice estabelecido, Lucas Marcelino, venceu o salto em distância com 7m77, com Bruno em segundo e Mateus em terceiro.

"Eu não tenho dúvida de que os três estão com marcas que hoje os garantiriam na final do Mundial. Estão com marcas expressivas e se mantiverem o ritmo ainda irão evoluir. Para chegar ao pódio em Eugene, o atleta terá de saltar acima de 16m30 no triplo e de 7m80 na distância. Eles estão no caminho certo", projetou o técnico Nélio Moura, que vai diminuir a intensidade dos treinos nos próximos dias para que seus atletas tenham a recuperação física adequada antes de iniciar a preparação para o Campeonato Brasileiro, em junho. Se mais de dois atletas tiverem índice, o campeão brasileiro garante a vaga para Eugene.

Atletas do CEE com índices para o Mundial Juvenil
Lucas Marcelino (CEE/Orcampi/Unimed-SP) - salto em distância - 7,81 m
Thales Augusto Rodrigues (ARPA-SP) - salto em distância - 7,59 m
Bruno Valério de Souza (Brasil FC/Fupes-SP) - salto triplo - 16,13 m
Mateus Daniel Adão de Sá (Orcampi/Unimed-SP) - salto triplo - 15,95 m
Edvânia dos Santos Araújo (ARPA-SP) - lançamento do dardo - 52,51 m
Gabriele Sousa dos Santos (SEMEP/Rezende) - salto triplo - 13,06 m
Ana Paula Oliveira (Orcampi/Unimed) - salto em altura - 1m82
Iago Martins (CSS II Exército) - 400 m c/arreiras - 51s39

Sobre o Centro de Excelência Esportiva - O CEE é um projeto da Federação Paulista de Atletismo (FPA), em parceria com a Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, que já formou mais de 1.500 atletas e atualmente conta com 13 núcleos, que abrigam mais de 300 jovens. Apenas na capital paulista são mais de 130 participantes. Os demais estão distribuídos entre as cidades de Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Sertãozinho, Cubatão, Praia Grande, Itapetininga e São José dos Campos. Em 2013, o Governo do Estado confirmou mais quatro núcleos para o programa nas cidades de São Bernardo do Campo, Guarulhos, Osasco e Taubaté.

Outras informações no site www.atletismofpa.org.br
e no Facebook da Federação Paulista de Atletismo

Ary Pereira Jr. - Mtb.: 23297
E-mail: paula@zdl.com.br
Fones: 55 11 9 7602-2986 / 11 3285-5911
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação
  • Iago Martins, índice nos 400 c/ bar.
    (Fernanda Paradizo/CBAt)

  • Ana Paula, salto em altura
    (Fernanda Paradizo/CBAt)

  • Lucas Marcelino, distância
    (Fernanda Paradizo/CBAt)

  • Daniel Nascimento, 5000 m
    (Fernanda Paradizo/CBAt)

  • Alan Gusmão, ouro nos 100 e 200 m
    (Fernanda Paradizo/CBAt)

  • Douglas Nascimento, 3000 c/ obstáculos
    (Fernanda Paradizo/CBAt)

Leia também...

Entre em contato