Capa

ATLETISMO

Centro de Excelência faz pódio completo no Torneio FPA Juvenil de atletismo

Os três primeiros colocados nos 110 m com barreiras são atletas do Centro de Excelência Esportiva, em busca do índice para o Mundial Juvenil de Eugene (EUA)

23.03.2014  |  572 visualizações
São Paulo (SP) - O Centro de Excelência Esportiva ocupou os três lugares disponíveis no pódio dos 110 metros com barreiras neste domingo (23), último dia do Torneio FPA Juvenil de Atletismo no Estádio Ícaro de Castro Melo, no Ibirapuera. Igor Jerônimo, do CEE São Paulo, venceu a prova com 14s08, seguido por Eduardo de Deus, do CEE Campinas, e por João Paulo de Souza, do CEE Sertãozinho.

O trio permanece em busca do índice de 13s80 para o Mundial Juvenil que será disputado em julho, na cidade norte-americana de Eugene, no Oregon. Alojado no Projeto Futuro, do Ibirapuera, Igor representa a Ferroviária de Araraquara e sabe que ainda terá outras oportunidades para buscar os 28 centésimos que o separam do Mundial dos Estados Unidos. "Gostei da minha corrida. Agora meu técnico Marcelo Lima, que observou meu desempenho, poderá elaborar um novo plano de treinos para que eu conquiste o índice".

Eduardo de Deus (Orcampi/Unimed), o segundo colocado com 14s20, correu a prova no Sul-Americano de 2013 na Argentina, em 13s84, tempo muito próximo do índice. Embora ainda tenha mais de três meses para buscar a marca, afirmou que está esperançoso para a competição do próximo final de semana. "Ainda estou meio travado pelo trabalho de base do início de temporada, mas quero aproveitar que estarei em casa para partir com tudo para cima do índice", ratificou Eduardo referindo-se ao Circuito Sylvio de Magalhães Padilha, em Campinas.

Para o terceiro colocado, João Paulo de Souza, com 14s65, alojado no ASA/Sertãozinho, a vida mudou com o ingresso no programa do Centro de Excelência Esportiva. "Fui muito mal no ano passado. Em Guariba, interior de São Paulo, onde mora minha família, treinava na grama e tinha de improvisar as barreiras com pedaços de cano. Acabei me machucando. Hoje tenho a estrutura necessária para treinar e competir", enalteceu João. Pela previsão do técnico Marcelo Lima, os barreiristas devem começar a obter o índice para o Mundial, a partir do Brasileiro Interclubes Juvenil, no segundo fim de semana de abril, em São Bernardo do Campo (SP).

Domínio no triplo - O CEE também liderou a prova feminina do salto triplo, com vitória de Paloma Oliveira (Orcampi/Unimed), com 12m50, sendo que o índice para o Mundial é de 13m03. "A marca foi boa, mas poderia ser melhor. Eu me cobro muito e às vezes fico um pouco nervosa antes da prova, mas na hora em que entro no corredor eu foco e penso: vou conseguir", afirmou a atleta de Campinas treinada pelo técnico José Vicente.

No triplo masculino, a dobradinha do CEE, que já havia garantido o índice há 15 dias no próprio Ibirapuera, ratificou a marca, sendo que Bruno Valério (Brasil FC/Fupes), de Santos, venceu com a melhor marca de sua carreira: 16m13, enquanto Mateus Daniel (Orcampi/Unimed) ficou em segundo, com 15m86. O salto mínimo para o Mundial tem que ser de 15m66. O terceiro colocado, Alexsandro Mello, da Federação do Paraná, saltou 15m70 e também estaria classificado para competir em Eugene, porém, a CBAt levará apenas dois atletas por prova, os que estiverem mais bem colocados no ranking às vésperas do Mundial.

"Todos estão aptos para chegar à final nos Estados Unidos, inclusive o Lucas Marcelino (Orcampi/Unimed), vencedor do salto em distância com 7m80. No triplo, quem saltar acima de 16m30 deve subir no pódio", analisou Nélio Moura, técnico da delegação brasileira em Jogos Olímpicos e Mundiais e coordenador do CEE São Paulo. Ele e sua esposa Tânia, são os responsáveis pelos saltadores do CEE alojados no Ibirapuera. Nélio pretende levar seus atletas para competir na Europa, logo depois do Campeonato Brasileiro, em junho, para que conheçam os adversários do Mundial.

Nos 400 m com barreiras o índice ainda não foi alcançado, mas está bem encaminhado por Iago Martins (Clube dos Sargentos) vencedor da prova com 52s64. Seu melhor tempo é 52s32, sendo que precisa correr em 51s68 para candidatar-se ao Mundial. "O que me atrapalha um pouco é a ansiedade, mas estou desenvolvendo um trabalho psicológico no CEE e logo estarei em condições de obter a marca. Quem sabe no Interclubes, em São Bernardo?", desejou Iago.

Nas demais provas, Alan Gusmão (Orcampi/Unimed), que já havia vencido os 100 m no sábado, ganhou também os 200 m, com 21s33 e precisa baixar para 21s17, enquanto Bruno Spimelli (Fundacte) foi o primeiro colocado no salto com vara. Saltou 4m40 e está a 30 cm do índice para o Mundial. O Centro de Excelência Esportiva é desenvolvido pela Federação Paulista de Atletismo (FPA) em parceria com a Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo (SELJ).

Sobre o Centro de Excelência Esportiva - O CEE é um projeto da Federação Paulista de Atletismo (FPA), em parceria com a Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, que já formou mais de 1.500 atletas e atualmente conta com 13 núcleos, que abrigam mais de 300 jovens. Apenas na capital paulista são mais de 130 participantes. Os demais estão distribuídos entre as cidades de Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Sertãozinho, Cubatão, Praia Grande, Itapetininga e São José dos Campos. Neste ano, o Governo do Estado confirmou mais quatro núcleos para o programa nas cidades de São Bernardo do Campo, Guarulhos, Osasco e Taubaté.

Outras informações no site www.atletismofpa.org.br

e no Facebook da Federação Paulista de Atletismo

Gustavo Coelho / Paula Otero - Mtb.: 17.268/MG
E-mail: gustavo@zdl.com.br
Tel: 11 98457-9699 - 11 32855911
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica

  • Trio do CEE nos 110 m com barreira
    (ZDL / Divulgação)

  • Bruno e Mateus, índice no triplo
    (ZDL / Divulgação)

  • Paloma Oliveira, salto triplo
    (ZDL / Divulgação)

  • Paloma e o técnico José Vicente
    (ZDL / Divulgação)

  • Iago venceu os 400 m com barreiras
    (ZDL / Divulgação)

  • Tânia e Nélio Moura
    (ZDL / Divulgação)

Leia também...

Entre em contato