Capa

ATLETISMO

Centro de Excelência abre Torneio FPA Juvenil com vitórias em três provas

Luis Gustavo da Silva, no lançamento do martelo; Lucas Mesquita, nos 3000 com obstáculos e Alan Gusmão, nos 100 m, venceram suas provas pelo Centro de Excelência Esportiva, no Ibirapuera, na manhã deste sábado (22)

22.03.2014  |  492 visualizações
São Paulo (SP) - Os núcleos do Centro de Excelência Esportiva (CEE) marcaram presença no primeiro período de provas do Campeonato FPA Juvenil, neste sábado (22) no Estádio Ícaro de Castro Melo, no Ibirapuera. Os resultados mais expressivos foram obtidos por Luis Gustavo da Silva, no lançamento do martelo; Alan Gusmão, nos 100 m e Lucas Mesquita, nos 3000 m com obstáculos, premiando, respectivamente, litoral, capital e interior do Estado de São Paulo, com as vitórias em suas provas.

Os três atletas ainda não conquistaram as marcas que os credenciem para disputar o Mundial Juvenil, mas se aproximaram do objetivo de representar o País em Eugene (EUA), em julho. Aos 17 anos, Luis Gustavo, do CEE Baixada Santista - Praia Grande, lançou o martelo a 58m79, sua melhor marca desde que passou à categoria juvenil. No ano passado, ainda competindo entre os menores, tornou-se recordista brasileiro com 65m86, lançando o martelo de cinco quilos. Na categoria atual o peso é de seis quilos.

"Ainda me sinto meio travado porque estou no período de treinos que prioriza a força. A próxima fase será voltada para a velocidade e começarei a adquirir a potência necessária para buscar o índice para o Mundial", avalia Luis Gustavo que terá de superar 69m86 para integrar a delegação brasileira de atletismo que irá a Eugene. Diante do potencial do atleta, o coordenador do núcleo da Baixada Santista projeta voos mais elevados. "Queremos enviar o Luis para fazer um 'camping de martelo' em abril, na Eslovênia, com os lançadores adultos. O CEE vai dar o suporte necessário para que ele esteja nos Jogos Rio-2016", almeja Carlos Alberto Félix, o Bacalhau.

A força dos núcleos do interior foi mostrada na pista, pelo CEE Luasa/Taubaté. Lucas Mesquita venceu os 3000 m com obstáculos com o tempo de 9m31s43. O índice para o Mundial é de 8m55. Apesar da diferença superior a meio minuto, o fundista de 19 anos não perde o foco para tentar disputar sua primeira competição internacional. "O índice até pode sair e irei atrás. Faz pouco tempo que deixamos o treinamento de base. A partir de agora vou me soltar aos poucos e os tempos começarão a cair", prevê o aluno da Faculdade de Educação Física de Taubaté.

Entre os velocistas, o CEE São Paulo foi mais rápido do dia com Alan Gusmão, vencendo os 100 m com 10s64, tempo considerado além da expectativa devido ao início de temporada. "Estava apenas usando os 100 m como preparação para os 200 m, minha prova preferida. Agora vou querer o índice para representar o Brasil nas duas em Eugene" espera Alan, surpreso com o próprio desempenho. Neste ano fiz uma base excelente com meu treinador Marcelo Lima. Como nunca havia feito antes"

Neste domingo (23) Alan vai em busca do índice nos 200 m. Apesar de alojado no Projeto Futuro, do CEE São Paulo, o estudante de Recursos Humanos representa a equipe Orcampi/Unimed, de Campinas. Alan está a 10 centésimos da marca para o Mundial nos 100 m e a 17 centésimos nos 200 m. Tem 21s34 e precisa chegar a 21s17. O Campeonato FPA Juvenil recomeça às 9h00 e o programa segue até 15h45. O Centro de Excelência Esportiva é desenvolvido pela Federação Paulista de Atletismo (FPA) em parceria com a Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo (SELJ).

Sobre o Centro de Excelência Esportiva - O CEE é um projeto da Federação Paulista de Atletismo (FPA), em parceria com a Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, que já formou mais de 1.500 atletas e atualmente conta com 13 núcleos, que abrigam mais de 300 jovens. Apenas na capital paulista são mais de 130 participantes. Os demais estão distribuídos entre as cidades de Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Sertãozinho, Cubatão, Praia Grande, Itapetininga e São José dos Campos. Neste ano, o Governo do Estado confirmou mais quatro núcleos para o programa nas cidades de São Bernardo do Campo, Guarulhos, Osasco e Taubaté.

Outras informações no site www.atletismofpa.org.br

e no Facebook da Federação Paulista de Atletismo

Gustavo Coelho / Paula Otero - Mtb.: 17.268/MG
E-mail: gustavo@zdl.com.br
Tel: 11 98457-9699 - 11 32855911
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
  • Bacalhau e Luis Gustavo
    (Eric Sigaki/Brasil Atletismo)

  • Lucas Mesquita
    (Eric Sigaki/Brasil Atletismo)

  • Alan cruza a linha em primeiro
    (Eric Sigaki/Brasil Atletismo)

  • Alan venceu os 100 m
    (Eric Sigaki/Brasil Atletismo)

Leia também...

Entre em contato