Capa

ATLETISMO

Atletas do Centro de Excelência buscam índice para o Mundial no Torneio FPA Juvenil

Competição deste final de semana (22 e 23), no Ibirapuera, oferece nova oportunidade para obtenção de índice para o Mundial, que será em Eugene (EUA)

21.03.2014  |  504 visualizações
São Paulo - Após os treinos de pré-temporada, os atletas entram na fase em que já podem colher os resultados da preparação e do planejamento adotados para 2014. O Campeonato FPA Juvenil deste fim de semana (22 e 23), no Estádio Ícaro de Castro Melo, será mais um parâmetro para que treinadores e atletas do Centro de Excelência Esportiva (CEE) avaliem o trabalho realizado nos primeiros meses do ano. O objetivo da maioria é a conquista do índice para o Mundial Juvenil, entre 22 e 27 de julho em Eugene, Oregon, Estados Unidos.

Alguns atletas do CEE, mesmo em início de temporada, já tiveram o privilégio de alcançar o índice para o Mundial e a partir de agora a meta é superar a própria marca. "Teremos três atletas competindo neste fim de semana. Como os três já atingiram o índice, com certeza vão competir para melhorar as marcas pessoais, o que também é um desafio e exige motivação", considera Nélio Moura, coordenador do CEE São Paulo - Ibirapuera.

Técnico da campeã olímpica Maurren Maggi e de delegações brasileiras de atletismo em Jogos Olímpicos, Pan-Americanos e Mundiais, Nélio estará atento ao desempenho de seus três saltadores no Ibirapuera: Lucas Marcelino dos Santos (Orcampi-Unimed / distância), Bruno Valério de Souza (Brasil FC-FUPES / distância e triplo) e Mateus Daniel de Sá (Orcampi-Unimed / distância e triplo).

Outros núcleos do Centro de Excelência Esportiva espalhados pelo Estado, também inscreveram seus principais atletas no Campeonato FPA Juvenil. O CEE Taubaté traz para São Paulo 19 competidores sob responsabilidade da coordenadora Ana Paula de Campos. São considerados favoritos, João Gabriel Pedroso, nos 110 c/ barreiras; Nayara do Prado, nos 5000 m marcha atlética; Lucas Mesquita nos 5000 m e Denner Cordeiro nos 400 m com barreiras.

A maioria dos atletas de Osasco ainda está na categoria Menores, como Daysiellen Dias, nos 100 e 200 m; Luan Barbosa, nos 400m c/ barreiras e Pedro Miguel no salto em distancia. Entre os juvenis, as chances de bons resultados estão com Iago Martins, nos 400 m c/ barreiras; Elisabete Ribeiro nos 5000 m e Luther Nicolas no Arremesso do Peso e Lançamento do Disco, segundo o coordenador Luiz Antônio Lino.

O CEE de São Bernardo do Campo, com a coordenação de Luciana Alves dos Santos, confirmou quatro atletas para a prova do salto em distância: Anderson Alves dos Reis, Gabriela de Oliveira, Giovana Castro e Aline dos Santos, sendo que Anderson e Aline também correm os 100 m. Entre os inscritos do CEE - UNASP encontram-se, Carlos Antônio da Silva e Natanael Conceição nos 3.000 m, Rafael Conceição nos 800 m e Dandie Gonçalves dos Santos nos 200 m, acompanhados pelo treinador Carlos Alberto Gamboa.

O CEE Joerg Bruder/IMST (Instituto Memorial do Salto Triplo), de Santo Amaro também confirma a participação de quatro atletas entre fundistas e meio-fundistas: David Prado, 800 e 1500 m; Iago de Matos, 3000 m c/obstáculos e 5000 m; Lucas Lopes, 400 e 400 c/barreiras, além de José Erick Barbosa, 2000 m c/obstáculos e 3000 m, ainda na categoria Menor e que de acordo com a avaliação do técnico Advaldo Neves, pode ter um futuro promissor.

Sobre o Centro de Excelência Esportiva - O CEE é um projeto da Federação Paulista de Atletismo (FPA), em parceria com a Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, que já formou mais de 1.500 atletas e atualmente conta com 13 núcleos, que abrigam mais de 300 jovens. Apenas na capital paulista são mais de 130 participantes. Os demais estão distribuídos entre as cidades de Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Sertãozinho, Cubatão, Praia Grande, Itapetininga e São José dos Campos. Neste ano, o Governo do Estado confirmou mais quatro núcleos para o programa nas cidades de São Bernardo do Campo, Guarulhos, Osasco e Taubaté.

Outras informações no site www.atletismofpa.org.br

e no Facebook da Federação Paulista de Atletismo

Gustavo Coelho / Paula Otero - Mtb.: 17.268/MG
E-mail: gustavo@zdl.com.br
Tel: 11 98457-9699 - 11 32855911
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
  • Bruno Valério quer melhorar sua marca
    (Fernanda Paradizo/CBAt)

  • Mateus de Sá já tem o índice para o Mundial
    (Fernanda Paradizo/CBAt)

  • Lucas Marcelino
    (Divulgação)

  • Daysiellen Dias é um dos destaques do CEE
    (Wagner do Carmo / CBAt)

Leia também...

Entre em contato