São Paulo (SP) - O Centro de Excelência Esportiva (CEE), projeto desenvolvido pela Federação Paulista de Atletismo (FPA) em parceria com a Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, foi um dos destaques na vitoriosa campanha do Brasil no 40º Campeonato Sul-americano de Juvenis de Atletismo. Os atletas do CEE conquistaram 20 medalhas, sendo cinco de ouro, 11 de prata e quatro de bronze. A competição foi realizada no último fim de semana (18 a 20), no Estádio Poliesportivo Jaime Zapata, na cidade de Resistência, na Argentina. Os brasileiros ficaram em primeiro lugar, com 476 pontos, enquanto os argentinos fizeram 196 pontos, seguidos pelo Equador, com 182.
O 40º Campeonato Sul-americano de Juvenis foi destinado a atletas com até 19 anos e reuniu cerca de 500 jovens dos 13 países da região. O Brasil teve 77 representantes, sendo 38 no masculino e 39 no feminino.
Ricardo Mário de Souza, do CEE Campinas, garantiu três medalhas: ouro no revezamento 4 x 100 m, prata nos 100 m e o bronze nos 200 m. Já Alexander Russo (CEE Campinas) ganhou um ouro no revezamento 4 x 400 m e uma prata nos 400 m, enquanto Eduardo de Deus, do CEE Campinas, foi o segundo nos 100 m com barreiras e bronze nos 400 m com barreiras. Lucas Marcelino (CEE São Paulo - IMST) foi o melhor no salto em distância e Pablo Rodrigues (CEE Sertãozinho), o terceiro. Mais quatro pratas para o CEE, com Mateus Sá (CEE São Paulo - Orcampi), no salto triplo, Thiago Negreiros (CEE - Praia Grande), no lançamento do disco, Willian Denilson (CEE São José do Rio Preto), no arremesso de peso, e Lucas da Silva Catanhede (CEE -CSSIIEX - Osasco), no decatlo. Douglas Miguel, do CEE Campinas, ainda conquistou o bronze na prova dos 3 mil metros com obstáculos.
Entre as mulheres, dobradinha do CEE no salto triplo, com Claudine Paola (CE São Paulo - Orcampi) e Gabriele Souza (CEE Presidente Prudente), respectivamente. Andressa Fidelis (CEE São Paulo - Barueri) ainda ganhou o ouro no salto em distância. As outras medalhas, três pratas, vieram com Thainara Oliveira (CEE Campinas), nos 400 m com barreiras, Edivânia dos Santos (CEE São José do Rio Preto), no lançamento do dardo e com Tatiane dos Santos Pereira (CEE Campinas), no revezamento 4 x 100 m.
Para o coordenador do CEE e assessor da superintendência técnica da Federação Paulista de Atletismo (FPA), Lázaro Velásquez, os resultados obtidos no Sul-americano de Juvenis foram excelentes. "Foi muito bom, não só pelas medalhas, mas também pelas marcas alcançadas. Os atletas estão de parabéns. A progressão de resultados que eles apresentaram na competição foi ótima para a idade deles, o que mostra que o trabalho que está sendo feito no CEE é muito bem feito. Os resultados foram ainda melhores depois de uma temporada tão longa como essa e, normalmente, é difícil ir tão bem em uma competição assim", avaliou.
Sobre o Centro de Excelência Esportiva - O CEE é um projeto da Federação Paulista de Atletismo (FPA), em parceria com a Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, que já formou mais de 1.500 atletas e atualmente conta com 13 núcleos, que integram mais de 300 jovens. Apenas na capital paulista são mais de 130 participantes. Os demais estão distribuídos entre as cidades de Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Sertãozinho, Cubatão, Praia Grande, Itapetininga e São José dos Campos. Neste ano, o Governo do Estado confirmou mais quatro núcleos para o programa nas cidades de São Bernardo do Campo, Guarulhos, Osasco e Taubaté.
Outras informações no site www.atletismofpa.org.br
e no Facebook da Federação Paulista de Atletismo
Paula Otero - Mtb.: 17.268/MG
E-mail: paula@zdl.com.br
Tel: 11 98783-7408 - 11 32855911
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
-
Andressa Fidélis, do salto em distância
(Fernanda Paradizo/ZDL)
-
Claudine Paola, do salto triplo
(ZDL/Divulgação)
-
Mateus de Sá, do salto triplo
(Flávio Perez/Orcampi)