Capa

ATLETISMO

Bons resultados no Estadual Caixa Juvenil garantem atletas no Brasileiro

Mais de 400 atletas de 34 clubes competiram no final de semana (17 e 18) no Ibirapuera em busca de lugar entre os dez primeiros do ranking nacional

18.08.2013  |  550 visualizações
São Paulo (SP) - O Campeonato Estadual Caixa Juvenil de Atletismo reuniu mais de 400 atletas de 34 clubes do estado de São Paulo sábado (17) e domingo (18) no estádio Ícaro de Castro Mello, no Ibirapuera. A competição teve dois objetivos para os inscritos. O ingresso no ranking dos dez melhores de cada prova para assegurar a participação no Campeonato Brasileiro em setembro, também no Ibirapuera, e a preparação para o Pan de Medelim para os convocados que viajam à Colômbia na próxima terça-feira (20).

O técnico cubano Lázaro Velazquez, assessor da Federação Paulista de Atletismo e coordenador dos núcleos do Centro de Excelência Esportiva (CEE) no interior do estado, acompanhou os dois dias de provas e fez uma avaliação positiva do nível técnico observado. "O campeonato foi uma oportunidade àqueles que ainda não têm ranking para o Brasileiro. A possibilidade de entrar para o ‘top ten’ fez com que os resultados fossem muito bons", analisou o cubano, há 14 anos trabalhando no Brasil.

A atleta da Orcampi/CEE, Daniella Mieko Nisimura, de 19 anos, competiu apenas no salto com vara. Preferiu se poupar no lançamento do dardo, especialidade que disputará em Medelim no próximo final de semana. "Meu objetivo é o pódio. Quero aproveitar a experiência internacional que obtive no ano passado no Mundial Juvenil de Barcelona. Agradeço a Deus tudo que tem acontecido de bom para mim. Já superei muitas lesões e se não fosse a força que ele me dá, já teria desistido".

A paranaense treinou durante quatro anos softbol, natação e voleibol antes de ingressar no atletismo. Há um ano e oito meses em São Paulo, veio para o CEE como heptatleta e depois optou pelo dardo e pelo salto em altura. Cursa o segundo ano de psicologia na Unip e, como integrante do ‘Atletas de Cristo’, criou um grupo de orações no CEE. A melhor marca de Daniella no dardo é de 49m72. Ela espera superar os 50m na Colômbia para ter chance de pódio.

O decatleta Jefferson Carvalho Santos também aproveitou o torneio do Ibirapuera como preparação para o Pan Juvenil. A luta dele em Medelim será por uma medalha de bronze. "Sei que tem três mais bem ranqueados do que eu nessa prova. Os mais fortes são os cubanos e os americanos, além do Felipe. Estou em 15º no ranking mundial, mas vou pra cima deles", afirma o atleta de 17 anos que defende o ASA de São Bernardo. O segundo brasileiro convocado para o decatlo é Felipe Vinícius dos Santos, do Pinheiros, líder do ranking nacional.

Pegando uma carona na modalidade que se tornou conhecida no Brasil com a campeã mundial Fabiana Murer, Vinícius Micael, de 18 anos, conquistou a medalha de ouro com 4m43 no salto com vara, mas não se empolgou com a marca. "Já saltei 4m60. Acabei de voltar das férias e não estava muito bem preparado. Quero treinar para o Brasileiro Juvenil, seletivo para o Sul-Americano, em outubro na Argentina". O saltador da ASA de São Bernardo torceu para Fabiana no Mundial de Moscou, mas também vibrou com outros atletas. "A Isinbayeva é fora de série. Além de recordista é uma musa para todos nós, mas meu ídolo é o francês Renaud Lavillenie. Ele é baixo e supera os adversários bem mais altos", opinou o atleta paulista de 1m70 em favor do vice-campeão de Moscou.

Inspirações de eternos ídolos também não faltam para a Claudine Gimenes. A paranaense da Orcampi marcou 12m67 na prova do salto triplo e agora pensa em dois campeonatos com objetivos definidos. "Sou a terceira do ranking juvenil com 13m43. Preciso ganhar o Brasileiro para conquistar a vaga para o Sul-Americano". Classificam-se para o torneio da Argentina, os dois primeiros de cada prova no Brasileiro, independentemente do ranking.

O Estadual Juvenil teve ainda resultados expressivos para outros atletas que estão praticamente garantidos no Campeonato Brasileiro, entre eles, Andressa Fidélis (distância), Gisele da Silva (800m), Amanda Tomas (heptatlo), Isabela Silva (disco), Daniel Silva (martelo), Ricardo de Souza), Eduardo de Deus (110 c/bar.) e José Augusto de Lima (dardo).

Outras informações no site www.atletismofpa.org.br
e no Facebook da Federação Paulista de Atletismo

Ary Pereira Jr. - MTb 23297 / ary@zdl.com.br
Tel: 11 32855911 / Claro: 11 976022986
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação
  • Daniella Nisimura, salto com vara e dardo
    (ZDL / Divulgação)

  • Claudine Gimenes, salto triplo
    (ZDL / Divulgação)

  • Vinicius Micael, salto com vara
    (ZDL / Divulgação)

  • Decatleta Jeferson Carvalho Santos
    (ZDL / Divulgação)

  • Lázaro Velazquez, coordenador do CEE no interior
    (ZDL / Divulgação)

Leia também...

04.05.2014

Atletas do Centro de Excelência ganham experiência internacional no GP São Paulo Caixa

Juvenis integrantes do programa 'Centro de Excelência Esportiva' têm a oportunidade de competir com atletas adultos e internacionais no Ibirapuera

13.04.2014

Centro de Excelência conquista índice para o Mundial e medalhas de ouro no Interclubes Juvenil

Principal resultado foi obtido por Iago Martins, que atingiu o índice para o Mundial Juvenil, nos Estados Unidos, nos 400 m com barreiras

09.04.2014

Após mais um índice do CEE para o Mundial Juvenil, Pres. Prudente disputa o Interclubes

Gabriele dos Santos, do Centro de Excelência Esportiva de Presidente Prudente, disputa primeira competição depois de obter índice para o Mundial no salto triplo

05.04.2014

Centro de Excelência conquista bons resultados no Torneio FPA Adulto de Atletismo

Competição foi realizada neste sábado (5), no Ibirapuera. Do CEE, Brenda Silva da Costa e Robson Vieira Braga foram os melhores nos 400 m com barreiros e 110 m com barreiras, respectivamente

Entre em contato