Curitiba (PR) - A sexta rodada do Super 10 - Campeonato Brasileiro de Rugby foi marcada pelo equilíbrio nas cinco partidas. Em Curitiba, o Pasteur (SP) superou a equipe local por 18 x 10 e manteve a ponta do torneio. No clássico entre paulistas, realizado no campo do SPAC, melhor para o São José que triunfou por 9 x 8, e voltou ao grupo dos quatro primeiros. O Desterro (SC) ganhou do BH Rugby (MG) em Belo Horizonte, por 37 x 19, e manteve viva as chances de classificação para as semifinais. Em Bento Gonçalves, o Bandeirantes (SP) confirmou a boa fase e garantiu a quinta vitória seguida: 30 x 23 sobre o Farrapos (RS), placar que coloca o time paulista na vice-liderança do torneio. Já na região metropolitana do Rio de Janeiro, o Niterói (RJ) conseguiu o primeiro resultado positivo ao bater o Rio Branco (SP) por 21 x 10.
No duelo entre duas equipes em ótima fase no Super 10, melhor para o Pasteur que viajou para a capital paranaense e derrotou o Curitiba por 18 x 10. Os donos da casa dominaram o primeiro tempo, mas na etapa final os Galos conseguiram a virada. "Foi um jogo muito duro aqui, pois o Curitiba veio para tentar a vitória de qualquer jeito. Para nós foi um dia cansativo, saímos de madrugada de São Paulo, então essa é a prova de que o Pasteur é um time forte. Estamos de pé. Mais uma vitória, com a defesa funcionando e o ataque deixando um pouco a desejar. Agora é melhorar para o próximo confronto diante do Desterro no fim do mês", comemorou Junior Orioli, capitão do Pasteur.
SPAC e São José fizeram o clássico da rodada, na capital paulista. Em um jogo muito equilibrado, decidido nos detalhes, o time joseense conseguiu a virada nos minutos finais do jogo. Placar de 9 x 8 para o São José, que sobe da sexta para a quarta colocação. "O jogo foi como imaginávamos. Sabíamos que o SPAC viria com um bom scrum e uma linha boa. Então nós estávamos cientes de que necessitávamos aplicar com perfeição nosso sistema tático. Construímos aos poucos. O jogo foi muito parelho, com chances para os dois lados. Tomamos um try, tivemos calma e viramos no final com um penal", analisou Léo Frota, capitão do São José.
Na capital mineira, BH Rugby e Desterro abriram a rodada em um jogo bastante movimentado. Com a vitória por 37 x 19, os catarinenses conseguiram o segundo triunfo no torneio e mantiveram as chances de chegar às semifinais. Já o BH segue sem sentir o sabor da vitória no torneio. "Começamos muito bem, marcando um try logo no começo do jogo e dominamos o primeiro tempo, com um total de cinco tries. Na etapa final baixamos muito nosso ritmo e o BH veio com vontade. Tivemos problemas na defesa, por sermos muito passivos. Por sorte garantimos a vitória no primeiro tempo e voltamos com os cinco pontos para Florianópolis", ponderou o capitão do Desterro, Daniel "Nativo".
Assim como nos outros jogos da rodada, não faltou emoção na partida entre Farrapos e Bandeirantes, repleta de viradas. No fim, melhor para o Bandeirantes que converteu o último try e fechou o placar em 30 x 23. "O jogo foi muito pegado, do jeito que o Band gosta. O que prevaleceu aqui em Bento Gonçalves foi o embate físico. O equilíbrio predominou e a peleja foi decidida no último lance. Viemos aqui com o firme propósito de vencer mais uma, e fizemos o try no final com muito sacrifício e doação de todos. Estamos levando o Bandeirantes para o local que ele merece", exaltou Luis "Louco" Franciozi, capitão bandeirantino.
Em Niterói, o time da casa conseguiu sua primeira vitória e tirou um grande peso das costas. Já o Rio Branco, ao lado do BH, segue sem vencer na competição. "Pecamos um pouco por conta da ansiedade que tínhamos, devido à necessidade de ganhar. Acredito que temos alguns problemas para o próximo jogo contra o Farrapos, no Sul, porém é só daqui duas semanas, e esperamos estar melhor até lá. A partida de hoje valeu muito pela vitória e os quatro pontos conquistados", vibrou Toninho Lourosa, capitão do time fluminense.
Resultados da sexta rodada do Super 10
SPAC 8 x 9 São José
Curitiba 10 x 18 Pasteur
BH Rugby 19 x 37 Desterro
Farrapos 23 x 30 Bandeirantes
Niterói 21 x 10 Rio Branco
Classificação do Super 10
1º - Pasteur - 29 pontos
2º - Bandeirantes - 23 pontos
3º - SPAC - 21 pontos
4º - São José - 19 pontos
5º - Farrapos - 17 pontos
6º - Curitiba - 17 pontos
7º - Desterro - 10 pontos
8º - Niterói - 4 pontos
9º - Rio Branco - 0 ponto
10° - BH Rugby - 0 ponto
Para saber mais sobre o Super 10, acesse o
hotsite oficial do campeonato
Confira todas as fotos do Super 10 - 2013 no site: www.fotojump.com.br
E assista aos vídeos das rodadas passadas no Vimeo da
Rugby TV
A Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) tem o patrocínio máster do Bradesco e, como patrocinadores principais, Topper, Heineken e JAC Motors. Conta ainda com Grupo CCR, Alupar, CEMIG, Cultura Inglesa, Brookfield Incorporações e BR Properties como patrocinadores oficiais. Também são fornecedores e apoiadores do rugby brasileiro Travel Ace, Fortify, Probiótica, Deloitte, Cremer e JExperts.
O rugby é o segundo esporte mais praticado no mundo, têm 5 milhões de jogadores e está presente em 120 países. No Brasil, são mais de 100 mil seguidores, mais de 200 agremiações esportivas e 10 mil atletas registrados, números que, somados à volta da modalidade ao programa olímpico nos Jogos do Rio 2016, fizeram a International Rugby Board (Federação Internacional de Rugby) eleger o Brasil como prioridade estratégica de investimento.
Mais informações no site www.brasilrugby.com.br
Siga o Rugby no twitter
Brasil Rugby no Facebook
Gustavo Coelho / Paula Otero - Mtb.: 17268/MG
E-mail: gustavo@zdl.com.br
Tel: 11 32855911 / Claro: 9.8457-9699
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica e no facebook ZDL Comunicação