Capa

RUGBY

Brasil será sede de etapa do Circuito Mundial Feminino de Rugby Sevens 2013/2014

País receberá a terceira de seis etapas do Women Sevens World Series (WSWS), na Arena Barueri, região metropolitana de São Paulo, nos dias 21 e 22 de fevereiro de 2014

21.08.2013  |  9.979 visualizações
São Paulo (SP) - O International Rugby Board (IRB) anunciou, nesta quinta-feira (22), a inclusão do Brasil como país anfitrião de uma das seis etapas do Circuito Mundial Feminino de Rugby Sevens (Women Sevens World Series) da temporada 2013/2014. O local definido pela Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) e pelo IRB foi a Arena Barueri, localizada na grande São Paulo. A inclusão do Brasil ocorre após o ano da estréia do Circuito Mundial Feminino. Agora, todos os continentes estarão representados na competição internacional.

O Presidente da CBRu, Sami Arap Sobrinho, comentou: "Estamos trabalhando ativamente para melhorar o nível técnico do rugby brasileiro. Tornar-se sede de uma etapa internacional do WSWS é o reconhecimento desse trabalho da CBRu, mas, principalmente, das atletas. O mérito pertence às atletas semi-profissionais e amadoras que se sacrificam por um ideal. Esperamos alcançar, brevemente, similar êxito com a seleção masculina. Queremos registrar nossos mais sinceros agradecimentos ao Prefeito de Barueri, Gil Arantes, ao Secretario de Governo, Ivo Gobatto, e ao Secretário de Esportes, Paulo Sergio. O melhor do rugby feminino brasileiro e mundial fará apresentações de gala numa arena esportiva à altura. Será uma excelente oportunidade para jovens atletas presenciarem o mais importante torneio de rugby já realizado no Brasil."

Dubai (Emirados Árabes Unidos) receberá a etapa de abertura, nos dias 28, 29 e 30 de novembro. Já em fevereiro de 2014, Atlanta (EUA) sediará a segunda etapa, nos dias 15 e 16 de fevereiro e, no fim de semana seguinte, dias 21 e 22, será a vez do Brasil. A quarta etapa será em Guangzhou (China), entre os dias 4 e 6 de abril, e a quinta em Amsterdã (Holanda), dias 16 e 17 de maio. A etapa final ainda não está definida e terá sua divulgação feita em breve pela IRB.

"Este anúncio significa que teremos mais uma grande temporada para o rugby sevens feminino, após uma Copa do Mundo de Rugby Sevens sensacional e altamente competitiva realizada em Moscou, no último mês de junho. E também um primeiro ano muito sólido do Circuito Mundial Feminino de Rugby Sevens", comemorou o presidente da IRB, o francês Bernard Lapasset.

A expansão do Circuito Mundial Feminino enfatiza o compromisso do IRB em incentivar o Rugby nos países emergentes. A etapa de São Paulo será realizada visando os Jogos Olímpicos Rio 2016, onde o rugby sevens fará sua estréia.

"A vontade de receber nossos eventos femininos nunca esteve tão alta e a inclusão de São Paulo na expansão do Circuito Mundial Feminino reflete o incrível crescimento feminino no rugby de forma global, bem como uma grande expectativa no Brasil a respeito do mais novo esporte olímpico neste País", explicou Lapasset. "O Brasil se orgulha de ter uma das equipes femininas entre as melhores do mundo e não tenho dúvida de que o evento inicial na Arena Barueri será popular e nos dará uma prévia do que esperar para os Jogos Olímpicos de 2016", concluiu.

A capitã Tupi, Júlia Sardá, comentou a importância para o País em receber uma das seis etapas do Circuito Mundial. "Ser uma das sedes do Women Sevens World Series é importante para aumentar a conscientização do rugby no Brasil, que será o anfitrião dos próximos Jogos Olímpicos. Poder jogar contra as melhores equipes do mundo diante de nossos familiares e amigos será emocionante. Esperamos mostrar para todo o mundo, aqui dentro de casa, como o rugby está crescendo em nosso País", disse Julia.

Campeã da Copa do Mundo de Rugby Sevens em 2013 e da última temporada do Circuito Mundial Feminino de Rugby Sevens, a Nova Zelândia terá fortes adversárias na disputa pelo título do Circuito Mundial. Após a temporada de estreia, oito seelções obtiveram status de equipes fixas por alcançarem as quartas de final da Copa do Mundo, e estarão asseguradas nas seis etapas do WSWS. São elas: Austrália, Canadá, Inglaterra, Irlanda, Nova Zelândia, Rússia, Espanha e EUA.

"Equipes como a Irlanda querem impressionar durante a Circuito Mundial deste ano, após se qualificarem como equipes fixas no Mundial de Moscou", declarou Mark Egan, Chefe de Competições e Desempenho da IRB. "Observamos excelentes desempenhos de equipes na Copa do Mundo de Rugby Sevens em Moscou, e não tenho dúvida de que veremos jogos realmente competitivos durante a Série, pois estes atletas de elite se preparam para Rio 2016", completou.

Etapas do Circuito Mundial Feminino de Rugby Sevens (WSWS):

Primeira etapa: Dubai (Emirados Árabes Unidos), de 28 a 30 de novembro de 2013
Segunda etapa: Atlanta, Georgia (EUA), dias 15 e 16 de fevereiro de 2014
Terceira etapa: Arena Barueri, São Paulo (Brasil), dias 21 e 22 de fevereiro de 2014
Quarta etapa: Guangzhao University Town Stadium, Guangzhao (China), de 4 a 6 de abril de 2014
Quinta etapa: National Rugby Centrum, Amsterdã (Holanda), dias 16 e 17 de maio de 2014
Etapa final: A ser confirmada

A Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) tem o patrocínio máster do Bradesco e, como patrocinadores principais, Topper, Heineken e JAC Motors. Conta ainda com Alupar, CEMIG, Cultura Inglesa, Brookfield Incorporações e BR Properties como patrocinadores oficiais. Também são fornecedores e apoiadores do rugby brasileiro Travel Ace, Fortify, Probiótica, Deloitte, Cremer e JExperts.

O rugby é o segundo esporte mais praticado no mundo, têm 5 milhões de jogadores e está presente em 120 países. No Brasil, são mais de 100 mil seguidores, mais de 200 agremiações esportivas e 10 mil atletas registrados, números que, somados à volta da modalidade ao programa olímpico nos Jogos do Rio 2016, fizeram a International Rugby Board (Federação Internacional de Rugby) eleger o Brasil como prioridade estratégica de investimento.


Mais informações no site www.brasilrugby.com.br

Siga o Rugby no twitter

Brasil Rugby no Facebook

Gustavo Coelho / Paula Otero - Mtb.: 17268/MG
E-mail: gustavo@zdl.com.br
Tel: 11 32855911 / Claro: 9.8457-9699
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica e no facebook ZDL Comunicação
  • Seleção Brasileira em ação
    (João Neto / Fotojump)

  • <p>Julia Sardá, capitã Tupi</p>
    (João Neto / Fotojump)

  • Tupis comemoram o nono título Sul-Americano
    (João Neto / Fotojump)

  • Sami Arap, presidente da CBRu
    (Pedro Monteiro / CBRu)

Leia também...

31.08.2013

SPAC, São José, Farrapos e Rio Branco também vencem seus jogos na sétima rodada do torneio nacional

30.08.2013

Sétima rodada da competição nacional será neste sábado (31), a partir das 15h, em Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul

20.08.2013

Apoio do COB, Ministério do Esporte e patrocinadores foi fundamental para implementação do programa de alto rendimento

18.08.2013

Com o título em São José dos Pinhais, neste domingo, a equipe paulista aumenta a folga na liderança do Circuito Brasileiro Feminino de Rugby

Entre em contato