São Paulo- O Centro de Excelência Esportiva (CEE), projeto desenvolvido pela Federação Paulista de Atletismo (FPA) em parceria com a Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, comemora a convocação de sete atletas para a primeira edição dos Jogos Sul-Americanos da Juventude, entre os dias 18 e 29 de setembro em Lima no Peru.
Responsável por 25% da delegação composta por 28 atletas, o CEE cumpre novamente o objetivo de formar a nova geração de atletas do país para as próximas olimpíadas. A Confederação Brasileira de Atletismo convocou adolescentes nascidos em 1997 e 98, formados em núcleos de quatro cidades paulistas: Rodrigo Valério Silva (800m e 1500 m) e Luca Silva dos Santos (100 m), os dois da Praia Grande; Bruno Germano Spinelli (salto com vara) e Kelves Aparecido dos Santos (distância), ambos de Presidente Prudente, assim como Daniel Ferreira do Nascimento (3.000), de Paraguaçu Paulista; Pedro Luiz do Prado (dardo), de São José do Rio Preto e Beatriz da Silva Diogo (triplo), de São Paulo.
"Pela evolução no ranking brasileiro de menores, esperávamos a convocação de vários dos nossos atletas. São revelações e ainda precisam passar por um processo de formação para que se confirmem como atletas promissores. Alguns ainda são mirins de acordo com os critérios da FPA e já têm marcas expressivas na categoria menores, que vem logo em seguida", avalia Carlos Alberto Félix, o "Bacalhau", coordenador técnico do CEE.
O responsável pela formação dos jovens atletas não vê diferença entre as qualidades dos convocados. Acredita no potencial que os sete têm para seguir carreira no atletismo, mas cita o exemplo de Luca dos Santos, de apenas 15 anos, segundo do ranking nacional dos 100m com 10s77, campeão paulista e brasileiros dos Jogos Escolares. Lembra também de Bruno Spinelli, líder do ranking no salto com vara com 4m40 e do meio-fundista Rodrigo Valério, promessa nos 800m e nos 1500m.
"Essa convocação, além de ser muito boa para o CEE, mostra a força do atletismo paulista. É a principal competição do ano e importante como experiência internacional. Ainda não dá pra pensar em 2016, mas é possível sonhar com 2020 e 2024", entusiasma-se Félix, remetendo à esperança de ver seus atuais pupilos representarem o Brasil nas duas próximas edições dos Jogos Olímpicos.
Sobre o Centro de Excelência - O CEE é um projeto da Federação Paulista de Atletismo (FPA), em parceria com a Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, que já formou mais de 1.500 atletas e atualmente conta com 13 núcleos, que integram mais de 300 jovens. Apenas na capital paulista são mais de 130 participantes. Os demais estão distribuídos entre as cidades de Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Sertãozinho, Cubatão, Praia Grande, Itapetininga e São José dos Campos. Neste ano, o Governo do Estado confirmou mais quatro núcleos para o programa nas cidades de São Bernardo do Campo, Guarulhos, Osasco e Taubaté.
Outras informações no site www.atletismofpa.org.br e no
Facebook da Federação Paulista de Atletismo
Ary Pereira Jr. - MTb 23297 / ary@zdl.com.br
Tel: 11 32855911 / Claro: 11 976022986
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação