Capa

RUGBY

Rugby celebra contagem regressiva de três anos para estrear nos Jogos Olímpicos Rio-2016

Rio se prepara para oferecer plataforma de transmissões que levará o Rugby a uma audiência global sem precedentes

05.08.2013  |  1.483 visualizações
São Paulo (SP) - Esta segunda-feira, 5 agosto de 2013 marca exatos três anos para a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio 2016 e para o Rugby Sevens viver um momento histórico: a estreia no maior evento esportivo do mundo. Os melhores jogadores do planeta, distribuídos entre 12 times masculinos e 12 femininos vão se juntar a outros 10.500 atletas de mais de 200 países que vão se hospedar pela primeira vez na América do Sul para vivenciar a experiência dos Jogos Olímpicos num dos cenários mais belos e cobiçados pelos turistas de todos os continentes.

A expectativa vivida pela ‘Família Rugby’ tem ficado mais evidente a cada dia desde que o COI escolheu o Rugby Sevens como uma das novas modalidades a serem incluídas no programa dos Jogos Olímpicos de verão, na votação realizada na cidade de Copenhague em 2009. Os jogadores e os fãs do esporte se juntam à Federação Internacional de Rugby (IRB) para celebrar os três anos que faltam para o início da festa.

O presidente da IRB, o francês Bernard Lapasset, liderou as comemorações mundiais. "Estamos entusiasmados com a estreia do Rugby Sevens nos Jogos Olímpicos. Vamos aproveitar a oportunidade de competir no maior evento esportivo do mundo para inspirar novos praticantes e envolver o público de todo o planeta".

"Como chegamos ao marco de três anos, ratificamos a confiança de oferecermos aos nossos parceiros e todos os envolvidos no projeto do Rugby, uma participação memorável, inesquecível e competitiva O Rugby Sevens nos Jogos do Rio 2016 será um sucesso e motivo de orgulho para todos nós", afirmou o presidente da IRB.

"O planejamento e preparação estão no caminho certo. A IRB continuará trabalhando junto com o Comitê Rio 2016 e com o COI com o objetivo de garantir a entrega de excelentes e bem sucedidos eventos referentes ao Rugby Sevens, tanto para as equipes, quanto para fãs e família olímpica", finalizou Lapasset.

O presidente da CBRu, Sami Arap Sobrinho, enfatizou o envolvimento do Brasil com a estreia olímpica. "A Confederação está envidando os melhores esforços, observados os recursos disponíveis para a entidade por meio de apoio governamental, COB e patrocinadores, para formar melhores atletas e apresentar seleções competitivas no Rio 2016. Será uma festa inesquecível e queremos que os brasileiros, fãs do rugby e de outras modalidades esportivas, compareçam em massa e apoiem nossas seleções."

A Família Rugby aderiu às celebrações com os principais jogadores e jogadoras do mundo expressando suas emoções pelas mídias sociais: #3YearsToRio2016

O diretor executivo de Esporte dos Jogos do Rio, Agberto Guimarães, também vive a expectativa de ver o rugby pela primeira vez em uma olimpíada. "Estamos ansiosos para receber o Rugby Sevens daqui a três anos. Temos a certeza de que a modalidade vai acrescentar uma nova emoção aos Jogos. O projeto do Parque Olímpico de Deodoro, local das partidas, está caminhando muito bem e estamos ansiosos por uma excelente competição em 2016".

Para o presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Nuzman, será escrita uma nova página do esporte olímpico, "Daqui a três anos faremos história com a primeira abertura oficial das Olimpíadas em solo sul-americano. Será um momento de orgulho para o Rio, para o Brasil e todos os envolvidos no projeto. Estamos ansiosos para receber o mundo com os braços abertos ".

Jogadores e jogadoras do Rugby Sevens irão se apresentar na arena do Parque Olímpico de Deodoro, com capacidade parta 20 mil torcedores. O atraente complexo esportivo está sendo preparado para receber também os fãs de outras modalidades como Basquete (fase eliminatória), canoagem, BMX, hipismo, hóquei, pentatlo moderno e tiro, numa área inovadora e excitante para o público.

O presidente do COI, Jacques Rogge, também vive com ansiedade a aproximação do maior espetáculo esportivo do mundo. "À medida que alcançamos a marca de três anos para o início dos Jogos de 2016, o Rio está trabalhando duro para cumprir a sua missão com os atletas do mundo inteiro e com o povo brasileiro. Estou confiante de que a transformação do Rio de Janeiro vai continuar em ritmo acelerado e que atletas, torcedores e cidadãos vão comemorar juntos, uma grande edição dos Jogos Olímpicos em 2016".

Confira o vídeo da IRB Rugby Sevens: On the road to Rio

A Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) tem o patrocínio máster do Bradesco e, como patrocinadores principais, Topper, Heineken e JAC Motors. Conta ainda com Grupo CCR, Alupar, CEMIG, Cultura Inglesa, Brookfield Incorporações e BR Properties como patrocinadores oficiais. Também são fornecedores e apoiadores do rugby brasileiro Travel Ace, Fortify, Probiótica, Deloitte, Cremer e JExperts.

O rugby é o segundo esporte mais praticado no mundo, têm 5 milhões de jogadores e está presente em 120 países. No Brasil, são mais de 100 mil seguidores, mais de 200 agremiações esportivas e 10 mil atletas registrados, números que, somados à volta da modalidade ao programa olímpico nos Jogos do Rio 2016, fizeram a International Rugby Board (Federação Internacional de Rugby) eleger o Brasil como prioridade estratégica de investimento.


Mais informações no site www.brasilrugby.com.br

Siga o Rugby no twitter

Brasil Rugby no Facebook

Gustavo Coelho / Paula Otero - Mtb.: 17268/MG
E-mail: gustavo@zdl.com.br
Tel: 11 32855911 / Claro: 9.8457-9699
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica e no facebook ZDL Comunicação
  • Tupis comemoram o nono título Sul-Americano
    (João Neto/Fotojump)

  • Brasileiras em ação no Rio Sevens 2013
    (Dani Mayer/Fotojump)

  • Seleção Brasileira masculina no Rio Sevens 2013
    (João Neto/Fotojump)

  • Sami Arap, presidente da CBRu
    (Mario Henrique)

Leia também...

31.08.2013

Pasteur é o primeiro semifinalista do Super 10 - Campeonato Brasileiro de Rugby 2013

SPAC, São José, Farrapos e Rio Branco também vencem seus jogos na sétima rodada do torneio nacional

30.08.2013

Pasteur e Band tentam vaga antecipada nas semifinais do Super 10 - Campeonato Brasileiro de Rugby

Sétima rodada da competição nacional será neste sábado (31), a partir das 15h, em Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul

21.08.2013

Brasil será sede de etapa do Circuito Mundial Feminino de Rugby Sevens 2013/2014

País receberá a terceira de seis etapas do Women Sevens World Series (WSWS), na Arena Barueri, região metropolitana de São Paulo, nos dias 21 e 22 de fevereiro de 2014

20.08.2013

CBRu anuncia separação das seleções masculinas de rugby XV e Sevens

Apoio do COB, Ministério do Esporte e patrocinadores foi fundamental para implementação do programa de alto rendimento

Entre em contato