São Paulo (SP) - Com um projeto ambicioso de crescimento e popularização do rugby no Brasil, a Confederação Brasileira de Rugby dá mais um passo em direção à profissionalização de sua estrutura durante o World Games 2013, que será disputado em Cali (Colômbia). Além da presença dos Tupis na disputa da modalidade Sevens, a entidade tem entre os membros da organização dos Jogos Mundiais seu gerente de Torneios, o português Bernardo Duarte, ex-jogador da Seleção de Portugal.
Bernardo Duarte será "Official Delegate" do World Games 2013, ou seja, delegado oficial do evento. Antes do torneio, a função consiste na revisão de todos os itens necessários para a realização das partidas, como segurança, transporte, alimentação e programação das equipes. Durante a competição, o delegado gerencia tudo o que envolve os jogos em que estiver escalado, desde a chegada das delegações no estádio até horários de aquecimento, passando por tudo o que se refere à estrutura do rugby nos Jogos.
"É um trabalho que exige uma responsabilidade muito grande. A equipe que gere o torneio de rugby é formada por apenas quatro pessoas, o que pode ser considerada uma quantidade pequena. O empenho tem de ser dobrado", explica Bernardo, direto de Cali, onde chegou com uma semana de antecedência em relação ao início do torneio, justamente para preparar o terreno para receber as seleções. "Um dos pontos mais importantes deste trabalho é atuar ao lado do representante da IRB (International Rugby Board) na América do Sul, o argentino Santiago Ramallo. Trabalhar ao lado dele me permite aprender muito e depois aplicar esse aprendizado nos eventos da CBRu".
O gerente de Torneios da CBRu ressalta outra questão importante, que sua participação como Official Delegate lhe permite aprofundar. "É importante entender como funciona a logística ao redor do Rugby em um evento de grande porte, como o World Games. Quando não estamos envolvidos com a organização só vemos os resultados dos jogos e não conhecemos os processos internos. Isso é o que quero levar de experiência para os campeonatos da CBRu", revela o dirigente.
Na entidade desde março de 2013, o lisboeta de 28 anos teve a oportunidade de trabalhar na organização do IRB Junior World Trophy, realizado em Temuco (Chile) entre os meses de maio e junho, com vitória da Itália. "É um grande orgulho ser convidado pelo Santiago Ramallo. Trabalhei com ele pela primeira vez no Chile e pude aprender muito. Inclusive me ofereceu a oportunidade de ser Comissário de Jogo em duas partidas. Este convite indica que devo ter trabalhado bem e que confiam em mim" conta Bernardo.
"A experiência em Temuco foi muito boa. O maior aprendizado que trouxe do Chile foi a interação de trabalho entre os organizadores do torneio e os funcionários do município. A cidade acolheu o Mundial com muita responsabilidade. Foi excelente ver o resultado desse trabalho que se traduziu 'num dos melhores mundiais já realizados' segundo a própria IRB" lembra o ex-jogador.
Seleção Brasileira na Colômbia - A Seleção Brasileira Masculina de Rugby Sevens embarcou na manhã desta terça-feira (30) para Cali. A quarta-feira está reservada para treinos oficiais. No dia seguinte será disputada fase de classificação e na sexta (2), as eliminatórias, com a definição dos medalhistas. Os Tupis estão no grupo B, ao lado de França, Argentina e Uruguai. Formam o grupo A: África do Sul, Hong Kong, Canadá e a anfitriã Colômbia.
O World Games é realizado a cada quatro anos reunindo modalidades que ainda não tiveram uma oportunidade olímpica. Neste ano em Cali, serão disputadas 35 modalidades por 3.500 atletas de 107 países. Em 2009, em Taiwan, a Rússia terminou como líder do quadro de medalhas. O Rugby, incluído nos Jogos do Rio 2016, ganha a condição de esporte olímpico, encerrando assim sua participação no World Games na edição deste ano.
Jogos do Brasil na fase de grupos (01/8)
Brasil x França - 15h20*
Brasil x Argentina - 18h15*
Brasil x Uruguai - 20h36*
*Horários de Brasília
Convocados para o World Games - Cali 2013
Diego Lopez - Diegão
Matheus Daniel - Matias
Gustavo Albuquerque - Rambo
Martin Schaefer
Pedro Lopes - Pedrinho
Lucas Duque - Tanque
Felipe Claro - Alemão
Moisés Duque
Erick Cogliandro - Putim
Allan Martins - Careca
Bruno Silva - Bruninho
Daniel Gregg - Gregg
Comissão técnica
Treinador: Maurício Coelho
Manager: Martin Romero
Fisioterapeuta: Claudia Moreira
A Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) tem o patrocínio máster do Bradesco e, como patrocinadores principais, Topper, Heineken e JAC Motors. Conta ainda com Grupo CCR, Alupar, CEMIG, Cultura Inglesa, Brookfield Incorporações e BR Properties como patrocinadores oficiais. Também são fornecedores e apoiadores do rugby brasileiro Travel Ace, Fortify, Probiótica, Deloitte, Cremer e JExperts.
O rugby é o segundo esporte mais praticado no mundo, têm 5 milhões de jogadores e está presente em 120 países. No Brasil, são mais de 100 mil seguidores, mais de 200 agremiações esportivas e 10 mil atletas registrados, números que, somados à volta da modalidade ao programa olímpico nos Jogos do Rio 2016, fizeram a International Rugby Board (Federação Internacional de Rugby) eleger o Brasil como prioridade estratégica de investimento.
Mais informações no site www.brasilrugby.com.br
Siga o Rugby no twitter
Brasil Rugby no Facebook
Gustavo Coelho / Paula Otero - Mtb.: 17268/MG
E-mail: gustavo@zdl.com.br
Tel: 11 32855911 / Claro: 9.8457-9699
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica e no facebook ZDL Comunicação