São Paulo (SP) - Após a primeira rodada do Super 10, em que os mandantes venceram todas as partidas, prevaleceu na segunda rodada a força dos visitantes no Campeonato Brasileiro de Rugby. Das cinco partidas disputadas na tarde deste sábado (29), apenas o Bandeirantes venceu em seus domínios, 21 a 13 contra o Desterro, em um jogo emocionante do começo ao fim.
Nos outros quatro jogos, festa de quem foi ao campo adversário. Em Minas Gerais, o SPAC derrotou o BH por 76 a 7, mantendo-se líder do campeonato, ao lado do São José, que venceu o Niterói no Rio de Janeiro por 49 a 13. O Curitiba veio à Grande São Paulo e passou pelo Rio Branco: 24 a 14 para os paranaenses. No último jogo da tarde, encerrando a rodada, o Pasteur conseguiu sua segunda vitória ao bater o Farrapos, no Rio Grande do Sul, por 28 a 23.
Em Nova Lima (MG), SPAC e BH se enfrentaram pela primeira vez na história e os paulistas estabeleceram o placar mais elástico da edição de 2013 do Brasileiro de Rugby, impondo 76 a 7 sobre o time mineiro. O BH marcou seu único try apenas aos 37 minutos do segundo tempo, quando o SPAC vencia por 69 a 0. "Esta foi a primeira vez que enfrentamos o BH. Sinceramente não sabíamos o que esperar, além do que pudemos observar no vídeo da primeira rodada. Fizemos um jogo mais dinâmico e o resultado foi maior do que esperávamos. A equipe esteve muito unida e a preparação psicológica foi muito boa" contou o capitão do SPAC, Leco Castiglioni Amaral.
Em Niterói o time da casa recebeu, no campo da UFF Gragoatá, o atual tricampeão brasileiro, o São José. Após um primeiro tempo equilibrado, na etapa final os joseenses aumentaram a diferença e venceram por 49 a 13. "Viemos para Niterói com a ideia de consertar os erros do jogo da estreia contra o BH. Queríamos começar forte e conseguimos, abrindo 10 a 0. Nos últimos 20 minutos do primeiro tempo, perdemos o nosso padrão. Tivemos uma conversa no intervalo e no segundo tempo, fizemos 33 a 0. Conseguimos manter nosso ritmo e botar em prática o que vínhamos fazendo nos treinamentos" avaliou o capitão do São José, Léo Frota.
Bandeirantes e Desterro fizeram, no CERET Tatuapé, em São Paulo, um jogo repleto de viradas. No fim, quando os catarinenses pressionavam para definir o placar, o Band conseguiu impor seu jogo, vencendo por 21 a 13. "Nosso time é mesclado por alguns veteranos, já velhos de guerra, e muita gente nova, com potencial, que está começando a aprender o que é ser bandeirantino de verdade. O pessoal está pegando o espírito do que é o Band. A união, hoje, foi determinante para ganharmos de um grande time, que é o Desterro" vibrou o capitão do time paulista, Luis Louco.
Em São Bernardo do Campo (SP), o Rio Branco recebeu o Curitiba no Clube Campestre, no único duelo da rodada entre duas equipes que ainda não haviam triunfado. Melhor para os visitantes, que ganharam por 24 a 14 e conseguiram seus primeiros quatro pontos na tabela."O time jogou mais unido. Manteve a posse de bola. Ainda cometemos erros, mas melhorou muito nas formações fixas e na defesa em relação ao jogo anterior" comentou o capitão do time sulista, Filipe Bicudo.
Por fim, fechando a rodada, o Farrapos recebeu o Pasteur naquele que foi duelo de dois vencedores da rodada inicial. Os Galos foram superiores por grande parte do jogo, garantindo os 5 pontos ao vencer por 28 a 23 e subindo para o grupo de classificação à segunda fase, que vai reunir os quatro melhores da primeira etapa em que todos jogam contra todos. "O jogo foi duro. O Farrapos está bem melhor do que no ano passado. Sofremos um pouco com a viagem, mas o importante é que conseguimos a vitória e o ponto extra" comemorou Junior Orioli, capitão do Pasteur.
Resultados da segunda rodada do Super 10
BH Rugby (MG) 7 x 76 SPAC (SP)
Niterói (RJ) 13 x 49 São José (SP)
Bandeirantes (SP) 21 x 13 Desterro (SC)
Rio Branco (SP) 14 x 24 Curitiba (PR)
Farrapos (RS) 23 x 28 Pasteur (SP)
Confira a classificação do Super 10
1º - SPAC - 10 pontos
2º - São José - 10 pontos
3º - Pasteur - 9 pontos
4º - Farrapos - 6 pontos
5º - Bandeirantes - 5 pontos
6º - Desterro - 4 pontos
7º - Curitiba - 4 pontos
8º - Rio Branco - 0 ponto
9º - Niterói - 0 ponto
10º - BH Rugby - 0 ponto
A Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) tem o patrocínio master do Bradesco e, como patrocinadores principais, Topper, Heineken e JAC Motors. Conta ainda com Alupar, CEMIG, Cultura Inglesa, Brookfield Incorporações e BR Properties como patrocinadores oficiais. Também são fornecedores e apoiadores do rugby brasileiro Travel Ace, Fortify, Probiótica, Deloitte, Cremer e JExperts. Além disso, a entidade possui um convênio com o Ministério do Esporte.
O rugby é o segundo esporte mais praticado no mundo, com 5 milhões de jogadores e está presente em 120 países. No Brasil, são mais de 100 mil seguidores, mais de 200 agremiações esportivas e 10 mil atletas registrados, números que, somados à volta da modalidade ao programa olímpico nos Jogos do Rio 2016, fizeram a International Rugby Board (Federação Internacional de Rugby) eleger o Brasil como prioridade estratégica de investimento.
Mais informações no site www.brasilrugby.com.br
Siga o Rugby no twitter
Brasil Rugby no Facebook
Gustavo Coelho / Paula Otero - Mtb 17268/MG
E-mail - gustavo@zdl.com.br
Tel.: (11) 3285-5911 / Claro (11) 985-479-699
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação