Capa

ATLETISMO

Campinas fecha seletivas dos Jogos Escolares de São Paulo na modalidade atletismo

Evento contou com dez etapas nas principais regiões do Estado e classificou 24 estudantes para cada prova do calendário

28.06.2013  |  624 visualizações
Campinas (SP) - A cidade de Campinas recebeu, nesta sexta-feira (28), a última seletiva dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (JEESP), evento ‘caça talentos’ do atletismo visando a formação nos novos campeões das pistas no País. A 10ª etapa reuniu crianças e adolescentes de 10 a 17 anos, de 40 escolas da região, no Centro de Treinamento de Alto Rendimento Swiss Park.

Agora, os campeões de cada peneira e os dois melhores atletas por índice técnico nas provas serão convocados para a final, que será em agosto (mirins) e setembro (menores), no Ibirapuera, na capital paulista. O restante do grupo de 24 estudantes classificados será completado pela Secretaria de Esportes Lazer e Turismo de São Paulo, que fez campeonatos paralelos. Os vencedores podem fazer parte do Centro de Excelência Esportiva de São Paulo (CEE) e garantem vaga para os Jogos Escolares da Juventude, disputados em Natal (RN), de 4 a 14 de setembro, e em Belém (PA), de 7 a 16 de novembro.

"O sol veio ajudar um pouco, depois da chuva da Praia Grande e o frio de quinta-feira em São Paulo. O nível técnico das provas foi bem elevado, já que muitos tentavam as últimas vagas para as finais, em agosto. Fechamos com chave de ouro a fase das seletivas e esperamos formar a melhor seleção paulista dos últimos tempos na decisão", projetou Carlos Alberto Félix, organizador dos JEESP.

Em todas as seletivas, os atletas puderam competir nas pistas mais modernas do Brasil. O objetivo da Federação Paulista de Atletismo (FPA) e do governo do Estado é promover ainda mais a modalidade. Por isso, além da competição, crianças participam das provas para ter o primeiro contato com o esporte.

"A seletiva de Campinas foi importante por reunir estudantes que talvez tiveram a primeira oportunidade na modalidade. Para a maioria, o mais importante não é ganhar a prova, mas saber que na região de Campinas há uma pista de alto nível e professores prontos para formar os jovens atletas. A modalidade é fomentada com o campeonato reunindo centenas de colégios nos principais centros do Estado", explicou Evandro Lázari, coordenador do Centro de Excelência Esportiva (CEE) de Campinas e da Orcampi.

Campeão das pistas orienta - Na pista em Campinas, o medalhista olímpico Vicente Lenílson acompanhava de perto as crianças e jovens que participavam do evento. "Os atletas mais talentosos acabam incentivando os colegas de classe a participar de provas no atletismo", contou o ex-atleta, que hoje coordena um trabalho no interior de São Paulo. "Nossa equipe em Bragança Paulista tem 80 crianças e mais de 20% têm nível para chegar ao alto rendimento. Temos um grupo de professores com experiência para levar esses jovens às grandes competições".

Uma das pupilas de Vicente Lenílson é Laís Rodrigues, de 17 anos, atual bicampeã brasileira dos 100 m com barreiras. Para ajudar sua escola, a atleta venceu os 100 m rasos da etapa de Campinas dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo. "É muito legal ter um espelho como o Vicente Lenílson na equipe. Ele sempre me dá conselhos", disse a garota, uma das promessas do atletismo brasileiro para as próximas olimpíadas.

Persistência - O jovem Wallace Gabriel, de 17 anos, esperou até a última seletiva para entrar na final no salto em altura. E, nesta sexta-feira, o garoto de São Joaquim da Barra fez 1,90 m. "Agora o que me resta é treinar para ser campeão dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo no salto em altura e, quem sabe, nos 110 m com barreiras. Sei que posso melhorar ainda mais", garantiu o atleta.

Outro exemplo de persistência foi o polivalente Pedro Miguel, de Carapicuíba. O atleta de 16 anos participou das últimas três seletivas e, em Campinas, foi campeão dos 100 m e do salto em distância. "Sempre é bom competir as provas. Fiquei correndo apenas as de velocidade e resolvi voltar ao salto em distância. Vamos ver o que será melhor no futuro", contou o atleta, que em todos os eventos é acompanhado pela mãe, Silvana Almeida da Silva.

"Minha mãe me dá forças e, quando as coisas não dão certo, está sempre pronta pra me ajudar e me animar a não desistir". Com a palavra a mãe de Pedro Miguel. "Estou ajudando a realizar o sonho dele no atletismo, mas sempre cobro os estudos. Ele adora estudar", concluiu a Silvana.

Datas das finais:

Seletiva Estadual Mirim (12 a 14 anos) - 10 e 11/08 - São Paulo - Estádio Ícaro de Castro Mello

Seletiva Estadual Infantil/Menores (15 a 17 anos) - 28 e 29/09 - São Paulo - Estádio Ícaro de Castro Mello

Os Jogos Escolares do Estado de São Paulo são uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude, com organização e administração da Federação Paulista de Atletismo.


Outras informações no site www.atletismofpa.org.br


e no Facebook da Federação Paulista de Atletismo


Flávio Perez - Mtb: 45562
E-mails: flavio@zdl.com.br
Tel.: (11) 3285-5911
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação
  • Vicente Lenílson (esq.) com alunos
    (Flávio Perez/ZDL)

  • Laís domina os 100 m
    (Flávio Perez/ZDL)

  • <p>Pedro na prova de velocidade</b>
    (Flávio Perez/ZDL)

  • Pedro e sua mãe
    (Flávio Perez/ZDL)

  • Salto de Wallace
    (Flávio Perez/ZDL)

  • Evento em Campinas
    (Flávio Perez/ZDL)

  • Criançada na disputa
    (Flávio Perez/ZDL)

  • <p>Competição escolar</p>
    (Flávio Perez/ZDL)

  • Equipe técnica e árbitros
    (Flávio Perez/ZDL)

Leia também...

04.05.2014

Atletas do Centro de Excelência ganham experiência internacional no GP São Paulo Caixa

Juvenis integrantes do programa 'Centro de Excelência Esportiva' têm a oportunidade de competir com atletas adultos e internacionais no Ibirapuera

13.04.2014

Centro de Excelência conquista índice para o Mundial e medalhas de ouro no Interclubes Juvenil

Principal resultado foi obtido por Iago Martins, que atingiu o índice para o Mundial Juvenil, nos Estados Unidos, nos 400 m com barreiras

09.04.2014

Após mais um índice do CEE para o Mundial Juvenil, Pres. Prudente disputa o Interclubes

Gabriele dos Santos, do Centro de Excelência Esportiva de Presidente Prudente, disputa primeira competição depois de obter índice para o Mundial no salto triplo

05.04.2014

Centro de Excelência conquista bons resultados no Torneio FPA Adulto de Atletismo

Competição foi realizada neste sábado (5), no Ibirapuera. Do CEE, Brenda Silva da Costa e Robson Vieira Braga foram os melhores nos 400 m com barreiros e 110 m com barreiras, respectivamente

Entre em contato