São Paulo - O torcedor brasileiro tem um encontro marcado neste fim de semana com as Tupis, que representam o Brasil na Copa do Mundo de Rugby Sevens 2013 (RWCS), em Moscou, na Rússia. As brasileiras disputam três jogos neste sábado (29), válidos pela primeira fase da competição, contra EUA já às 3h28 da manhã, em seguida, às 6h46, o adversário é a Espanha e, mais tarde, às 10h04, enfrenta Fiji, jogo que será transmitido ao vivo pelo canal SporTV. As outras duas partidas podem ser acompanhadas ao vivo por streamming, no site oficial do torneio
www.rwcsevens.com. Os três jogos são no horário de Brasília. As brasileiras voltam ao campo no domingo (30), quando será disputada a fase eliminatória.
Esta é a segunda vez que a Seleção Brasileira feminina disputa a Copa do Mundo da modalidade. Na primeira vez, em Dubai (Emirados Árabes Unidos), em 2009, as brasileiras terminaram entre as Top-10. "É muito difícil compararmos com a primeira vez que disputamos. Em quatros anos muita coisa aconteceu, todos os times evoluíram e investimentos foram feitos. Temos um objetivo de ficar entre as oito primeiras. Uma tarefa difícil, mas não impossível" revelou a manager Tupi, Dannielle Abreu, a Shasha.
Os três jogos na primeira fase serão realizados em um período de cerca de seis horas. Cada partida tem dois tempos de sete minutos, em um campo com as mesmas dimensões da modalidade XV, o que faz com que os jogos sejam mais dinâmicos e corridos. "O ritmo de treinos no Brasil foi puxado. Tivemos treinos intensos e muita preparação física. Tudo para aguentarmos o que temos pela frente" conta a capitã Tupi, Júlia Sardá.
A disputa nos mata-matas vai variar de acordo com a posição após o término da fase de grupo. Das 16 equipes que estão no Mundial na categoria feminina, aquelas que terminarem em 1º e 2º lugar disputam o título da Copa, com os oito melhores classificados nos quatro grupos. Quem perder nas quartas de finais da Copa do Mundo, disputa a semifinal da série Prata. As outras oito seleções, classificadas em 3º e 4º lugar em seus grupos, disputam a série Bowl. Em 2009, as Tupis chegaram à final do Bowl, após vencerem Uganda nas quartas (12 a 7) e Rússia nas semis (17 a 12), perdendo a final para as chinesas, por 10 a 7.
"As três equipes adversárias são muito boas. Acredito que, das três, Fiji é a mais fraca, mas é um páreo duro para nós. Espanha e EUA estão um passo à nossa frente, mas sou otimista e acredito que, se entrarmos focadas, tudo pode acontecer" analisa Shashá. "As três adversárias são fortes. Os EUA tem um jogo físico e veloz. As espanholas são habilidosas e as atletas de Fiji têm a seu favor a tradição que as equipes da Oceania tem no esporte," finaliza Júlia Sardá.
A Copa do Mundo de Rugby Sevens teve seu início nesta sexta-feira com a disputa da primeira rodada entre os homens. Foram realizadas duas partidas em cada um dos seis grupos que, assim como no feminino, contam com quatro seleções por grupo. A sequência da primeira fase masculina será no sábado, enquanto a fase de grupos feminina será jogada também na mesma data. No domingo (30), homens e mulheres disputam as fases de mata-mata, com finais previstas para realização entre 10h50 da manhã e 13h50 (horários de Brasília).
Resultados da primeira rodada masculina
Grupo A: Austrália 21 x 0 Espanha e França 24 x 7 Tunísia;
Grupo B: África do Sul 31 x 0 Rússia e Escócia 19 x 17 Japão;
Grupo C: Samoa 21 x 14 Zimbábue e Kênia 45 x 5 Filipnas;
Grupo D: Nova Zelândia 31 x 12 Canadá e EUA 26 x 19 Georgia;
Grupo E: Fiji 45 x 0 Tonga e País de Gales 33 x 5 Uruguai
Grupo F: Inglaterra 21 x 7 Portugual e Argentina 47 x 7 Hong Kong
Confira os horários das partidas da seleção brasileira (horários de Brasília) na primeira fase:
Sábado (29)
EUA x Brasil - * 3h28
Espanha x Brasil - * 6h46
Brasil x Fiji - * 10h04 - ao vivo no canal SporTV
*Horários de Brasília
Integram a equipe brasileira em Moscou as seguintes jogadoras:
1. Angélica "Binha" Pereira Gevaerd - SPAC
2. Beatriz "Baby" Futuro Muhlbauer - Niterói
3. Carla "Zazá" Neme Barbosa - São José
4. Edna Santini - São José
5. Julia Albino Sardá - Desterro
6. Juliana "Xoxa" Esteves - Bandeirantes
7. Luiza Gonzalez Campos - Charrua
8. Maria Gabriela "Gabi" Ávila - SPAC
9. Mariana "Mari" Ramalho - SPAC
10. Paula Harumi Ishibashi - SPAC
11. Tais "Tatá" Bernal Balconi - Desterro
12. Thais "Xuxu" Cruz - SPAC
Comissão Técnica:
Treinador: Chris Neill
Preparador Físico: Darryn Collins
Fisioterapeuta: Victor Ramos
Manager: Danielle Abreu
A Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) tem o patrocínio master do Bradesco e, como patrocinadores principais, Topper, Heineken e JAC Motors. Conta ainda com Alupar, CEMIG, Cultura Inglesa, Brookfield Incorporações e BR Properties como patrocinadores oficiais. Também são fornecedores e apoiadores do rugby brasileiro Travel Ace, Fortify, Probiótica, Deloitte, Cremer e JExperts. Além disso, a entidade possui um convênio com o Ministério do Esporte.
O rugby é o segundo esporte mais praticado no mundo, com 5 milhões de jogadores e está presente em 120 países. No Brasil, são mais de 100 mil seguidores, mais de 200 agremiações esportivas e 10 mil atletas registrados, números que, somados à volta da modalidade ao programa olímpico nos Jogos do Rio 2016, fizeram a International Rugby Board (Federação Internacional de Rugby) eleger o Brasil como prioridade estratégica de investimento.
Mais informações no site www.brasilrugby.com.br
Siga o Rugby no twitter
Brasil Rugby no Facebook
Gustavo Coelho / Paula Otero - Mtb 17268/MG
E-mail - gustavo@zdl.com.br
Tel.: (11) 3285-5911 / Claro (11) 985-479-699
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação