São Paulo (SP) - A Seleção Brasileira Feminina de Rugby já está em Moscou, onde disputa, neste sábado (29), sua segunda Copa do Mundo de Rugby Sevens (RWCS), o principal torneio da modalidade na temporada 2013. O jogo de estreia será contra os Estados Unidos. Após embarcarem para a Rússia no último domingo, as jogadoras brasileiras passaram pelo período de adaptação ao fuso horário local, com 7 horas de diferença para o Brasil, e realizaram os primeiros treinos em solo europeu.
"As meninas estão se adaptando bem ao fuso horário. O primeiro dia é sempre o pior. Acordamos bem cedo todos os dias, por volta das 7h, e encerramos as atividades às 20h, para que as atletas tenham o maior tempo de descanso possível" explica a manager da Seleção Brasileira em Moscou, Dannielle Abreu, a Shasha. "Haverá apenas dois treinos nesse período de adaptação, pois as meninas fizeram uma boa pré-temporada em São José dos Campos (SP), por duas semanas. O tempo aqui é muito parecido com o do Brasil. Está calor e tem chuvas repentinas, mas nada insuportável" completa a manager.
As Tupis chegam ao mundial da Rússia no auge da sua preparação. Após a conquista do nono título sul-americano em fevereiro, garantindo a vaga na Copa do Mundo, as atletas brasileiras disputaram ainda as duas últimas etapas do Circuito Mundial de 2013 (WSWS),torneio de elite da modalidade, que terminou com o Brasil na 10ª colocação na classificação geral. "As meninas estão bem confiantes e treinaram para esse momento. Acredito que faremos bons jogos, apesar de termos três adversários muitos fortes. Temos chances de ganhar, depende de nós" conta Shasha.
O Brasil está no Grupo C da Copa do Mundo de Rugby Sevens (RWCS), que será realizada de 28 a 30 de junho. O jogo de abertura no sábado será contra os EUA, em seguida o Brasil enfrenta a Espanha, encerrando a primeira fase contra Fiji. A primeira vez que as Tupis disputaram a competição, no último mundial em 2009, em Dubai (Emirados Árabes Unidos), terminaram entre as dez melhores.
"As três equipes adversárias são muito boas. Acredito que, das três outras seleções, Fiji é a mais fraca, mas, mesmo assim, é um páreo duro para nós. Espanha e EUA estão um passo à nossa frente, mas sou otimista e acredito que se entrarmos focadas no jogo, tudo pode acontecer" analisa Dannielle Abreu.
Além das 16 equipes femininas, divididas em quatro grupos, o Mundial de 7s terá também a disputa do masculino, com 24 seleções divididas em seis grupos. A competição pode ser acompanhada ao vivo pelo Sportv ou via streamming, no site oficial do torneio -http://www.rwcsevens.com/.
Confira os horários das partidas da seleção brasileira (horários de Brasília) na primeira fase:
Sábado (29)
EUA x Brasil - * 3h28
Espanha x Brasil - * 6h46
Brasil x Fiji - * 10h04
*Horários de Brasília
Integram a equipe brasileira em Moscou as seguintes jogadoras:
1. Angélica "Binha" Pereira Gevaerd - SPAC
2. Beatriz "Baby" Futuro Muhlbauer - Niterói
3. Carla "Zazá" Neme Barbosa - São José
4. Edna Santini - São José
5. Julia Albino Sardá - Desterro
6. Juliana "Xoxa" Esteves - Bandeirantes
7. Luiza Gonzalez Campos - Charrua
8. Maria Gabriela "Gabi" Ávila - SPAC
9. Mariana "Mari" Ramalho - SPAC
10. Paula Harumi Ishibashi - SPAC
11. Tais "Tatá" Bernal Balconi - Desterro
12. Thais "Xuxu" Cruz - SPAC
Comissão Técnica:
Treinador: Chris Neill
Preparador Físico: Darryn Collins
Fisioterapeuta: Victor Ramos
Manager: Danielle Abreu
A Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) tem o patrocínio master do Bradesco e, como patrocinadores principais, Topper, Heineken e JAC Motors. Conta ainda com Alupar, CEMIG, Cultura Inglesa, Brookfield Incorporações e BR Properties como patrocinadores oficiais. Também são fornecedores e apoiadores do rugby brasileiro Travel Ace, Fortify, Probiótica, Deloitte, Cremer e JExperts. Além disso, a entidade possui um convênio com o Ministério do Esporte.
O rugby é o segundo esporte mais praticado no mundo, com 5 milhões de jogadores e está presente em 120 países. No Brasil, são mais de 100 mil seguidores, mais de 200 agremiações esportivas e 10 mil atletas registrados, números que, somados à volta da modalidade ao programa olímpico nos Jogos do Rio 2016, fizeram a International Rugby Board (Federação Internacional de Rugby) eleger o Brasil como prioridade estratégica de investimento.
Mais informações no site www.brasilrugby.com.br
Siga o Rugby no twitter
Brasil Rugby no Facebook
Gustavo Coelho / Paula Otero - Mtb 17268/MG
E-mail - gustavo@zdl.com.br
Tel.: (11) 3285-5911 / Claro (11) 985-479-699
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação