São Paulo (SP) -A Seleção Feminina de Rugby embarca neste domingo (23) para Moscou, na Rússia, onde disputa o principal evento da modalidade na temporada: a Copa do Mundo de Rugby Sevens (RWCS), que será realizada de 28 a 30 de junho. Participam do torneio as melhores equipes da atualidade, sendo 16 seleções femininas e 24 masculinas. As brasileiras participaram do último mundial, realizado em 2009, em Dubai (Emirados Árabes Unidos), e terminaram entre as Top-10.
Quatro meses após a conquista do nono título sul-americano, que garantiu a presença do Brasil em sua segunda Copa do Mundo, as Tupis estão mais fortalecidas e experientes graças à uma preparação redobrada. Nesse período, foram disputadas as duas últimas etapas do Circuito Mundial (WSWS), torneio de elite da modalidade, que terminou com o Brasil na 10ª colocação na classificação geral. Além disso, desde o final do mês de abril, o grupo realiza uma série de treinamentos intensivos com foco tanto no condicionamento físico como na parte técnica.
"É uma competição com times muito bons e com um nível técnico elevado. Teremos que suportar bem a pressão e os jogos exigirão muito fisicamente. Estamos trabalhando para que elas mentalizem os objetivos e o sistema de jogo e, dessa forma, apliquem naturalmente o que está sendo realizado nos treinamentos", comenta o neozelandês Chris Neill, técnico da Seleção Feminina.
Na fase de grupos, que tem inicio no sábado (29), as brasileiras encaram Estados Unidos, Espanha e Fiji. Avançam para as quartas de final de ouro as duas melhores equipes de cada chave. As eliminatórias ocorrem no domingo (30). A competição pode ser acompanhada ao vivo, via streamming, no site oficial do torneio -
http://www.rwcsevens.com/. Confira os horários das partidas da seleção brasileira (horários de Brasília) na primeira fase:
Sábado (29)
EUA x Brasil - 3h28
Espanha x Brasil - 6h46
Brasil x Fiji - 10h04
Medalhista olímpica, Magic Paula dá palestra motivacional para equipe brasileira - Para motivar ainda mais o time, a Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) convidou a ex-jogadora de basquete e integrante do Conselho de Administração da entidade, Maria Paula Gonçalves da Silva, mais conhecida como Magic Paula, para prestigiar o treino da última sexta-feira (14) e ministrar uma palestra. As histórias e experiências da medalhista olímpica ajudarão o grupo a chegar ainda mais preparado para o desafio em Moscou.
A visita ocorreu dias antes da campeã mundial receber maior prêmio que um atleta pode desejar após a carreira esportiva. A ex-jogadora passou a integrar oficialmente nesta quarta-feira (19) o Hall da Fama da Federação Internacional de Basquete (Fiba), imortalizando seu nome na história da modalidade. Além de Paula, outros quatro brasileiros já receberam a honraria: Hortência, Amaury Passos, Oscar Schmidt e Togo Renan Soares, o técnico Kanela.
Magic Paula começou a jogar basquete com apenas 10 anos de idade e durante os 28 anos de carreira passou 22 deles servindo a seleção brasileira. Em 1991, ajudou o País a subir no lugar mais alto do pódio nos Jogos Pan-Americanos de Havana. Três anos depois, conquistou o título inédito do campeonato mundial, derrotando os Estados Unidos nas semifinais e a China na decisão. Nos Jogos Olímpicos de Atlanta/1996, levou a equipe brasileira à conquista da medalha de prata. Após o encerramento da carreira no basquete, iniciou sua trajetória como gestora esportiva. Fundou o Instituto Passe de Mágica em 2004, desenvolveu projetos na área pública (Ministério do Esporte e Secretaria Municipal de Esportes de São Paulo) e atualmente presta consultoria na área esportiva.
Integram a equipe brasileira em Moscou as seguintes jogadoras:
1. Angélica "Binha" Pereira Gevaerd - SPAC
2. Beatriz "Baby" Futuro Muhlbauer - Niterói
3. Carla "Zazá" Neme Barbosa - São José
4. Edna Santini - São José
5. Julia Albino Sardá - Desterro
6. Juliana "Xoxa" Esteves - Bandeirantes
7. Luiza Gonzalez Campos - Charrua
8. Maria Gabriela "Gabi" Ávila - SPAC
9. Mariana "Mari" Ramalho - SPAC
10. Paula Harumi Ishibashi - SPAC
11. Tais "Tatá" Bernal Balconi - Desterro
12. Thais "Xuxu" Cruz - SPAC
Comissão técnica:
Treinador: Chris Neill
Preparador Físico: Darryn Collins
Fisioterapeuta: Victor Ramos
Manager: Danielle Abreu
A Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) tem o patrocínio master do Bradesco e, como patrocinadores principais, Topper, Heineken e JAC Motors. Conta ainda com Alupar, CEMIG, Cultura Inglesa, Brookfield Incorporações e BR Properties como patrocinadores oficiais. Também são fornecedores e apoiadores do rugby brasileiro Travel Ace, Fortify, Probiótica, Deloitte, Cremer e JExperts. Além disso, a entidade possui um convênio com o Ministério do Esporte.
O rugby é o segundo esporte mais praticado no mundo, com 5 milhões de jogadores e está presente em 120 países. No Brasil, são mais de 100 mil seguidores, mais de 200 agremiações esportivas e 10 mil atletas registrados, números que, somados à volta da modalidade ao programa olímpico nos Jogos do Rio 2016, fizeram a International Rugby Board (Federação Internacional de Rugby) eleger o Brasil como prioridade estratégica de investimento.
Mais informações no site www.brasilrugby.com.br
Siga o Rugby no twitter
Brasil Rugby no Facebook
Andressa Rufino / Flavio Perez Mtb.: 45562
E-mail - andressa@zdl.com.br
Tel.: (11) 3285-5911 / 9-8783-7408
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação