São Paulo (SP) - A primeira rodada do Super 10 - Campeonato Brasileiro Masculino de Rugby - 1a divisão, realizada neste sábado (15), foi sensacional. Por pouco, o Bandeirantes não virou para cima do Pasteur, que acabou vencendo por 21 a 15. O Rio Branco tentou, mas o Farrapos ganhou por 33 a 10. Em Florianópolis (SC), o Desterro superou o Curitiba por 21 a 5. O atual campeão São José estreou com vitória diante do BH por 36 a 3. O Niterói foi a única equipe que não marcou pontos, perdendo por 51 a 0 do SPAC.
Em São Paulo, no campo do CERET, no Tatuapé, Pasteur e Bandeirantes fizeram uma partida emocionante no primeiro clássico da competição. O placar de 8 a 5 para o time franco paulista, no primeiro tempo, refletiu bastante o equilíbrio entre as equipes. Na segunda etapa, o Pasteur aproveitou que o Band perdeu um jogador com cartão amarelo e ampliou o marcador para 21 a 5, com dois penais de Pedrinho e um try de Douglas. Entretanto, a falta de ritmo por conta da parada entre o fim do campeonato paulista e o inicio do brasileiro, começou a pesar para o Pasteur. Foi aí que o Bandeirantes decidiu pressionar e tentar uma virada, que por pouco não aconteceu. Francisco acertou um penal e em seguida marcou um try, convertido por ele mesmo, fazendo o Bande diminuir a diferença no marcador para 21 a 15. Mas o Pasteur soube suportar a pressão, impediu o try da virada do adversário e saiu de campo vitorioso.
Apesar do resultado favorável, o capitão do Pasteur, Junior Orioli, foi bastante rígido em sua avaliação da partida. "Não conseguimos aplicar bem a proposta definida no treino. Demos chances para eles chegarem. Mas treinamos bastante para defender bem, pois eles jogam na base, sabíamos que o line out deles era alto e superamos. Porém não conseguimos implantar o nosso sistema e temos que melhorar para o próximo jogo", afirmou.
Mesmo com a derrota, o técnico do Bandeirantes, Ramiro Mina, o Mocho, fez uma análise mais otimista. "Tomamos muitos pontos quando estávamos com um jogador a menos e penamos no final. Mas para uma estreia não foi tão ruim, tivemos mais volume de jogo na segunda etapa e mostramos bastante evolução com relação ao que apresentamos no Campeonato Paulista", disse.
Mandantes vencem - Assim como o Bandeirantes, os demais visitantes da rodada não conseguiram derrotar os mandantes. Ainda na capital paulista, o SPAC bateu o Niterói por 51 a 0. Já no Estádio Martins pereira, em São José dos Campos, o time da casa superou o BH por 36 a 3. Os catarinenses do Desterro também fizeram a alegria da torcida vencendo o Curitiba por 21 a 5. Jogando em Bento Gonçalves (RS), o Farrapos estreou com vitória sobre o Rio Branco por 33 a 10.
Confira a classificação das equipes após a primeira rodada
1º - SPAC - 5 pontos
2º - São José - 5 pontos
3º - Farrapos - 5 pontos
4º - Desterro - 4 pontos
5º - Pasteur - 4 pontos
6º - Bandeirantes - 1 pontos
7º - Curitiba - 0 pontos
8º - Rio Branco - 0 pontos
9º - BH - 0 pontos
10º - Niterói - 0 pontos
A Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) tem o patrocínio master do Bradesco e, como patrocinadores principais, Topper, Heineken e JAC Motors. Conta ainda com Alupar, CEMIG, Cultura Inglesa, Brookfield Incorporações e BR Properties como patrocinadores oficiais. Também são fornecedores e apoiadores do rugby brasileiro Travel Ace, Fortify, Probiótica, Deloitte, Cremer e JExperts. Além disso, a entidade possui um convênio com o Ministério do Esporte.
O rugby é o segundo esporte mais praticado no mundo, com 5 milhões de jogadores e está presente em 120 países. No Brasil, são mais de 100 mil seguidores, mais de 200 agremiações esportivas e 10 mil atletas registrados, números que, somados à volta da modalidade ao programa olímpico nos Jogos do Rio 2016, fizeram a International Rugby Board (Federação Internacional de Rugby) eleger o Brasil como prioridade estratégica de investimento.
Mais informações nos sites www.brasilrugby.com.br e
www.rugbysuper10.com.br
Siga o Rugby no twitter
Brasil Rugby no Facebook
Andressa Rufino / Flavio Perez Mtb.: 45562
E-mail - andressa@zdl.com.br
Tel.: (11) 3285-5911 / 9-8783-7408
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação